terça-feira, janeiro 13, 2015

Retroperspectiva

Depois de um merecido retiro de pouco mais de 2 semanas, retorno ao Blog Vermelho mas antes gostaria de desejar a todos os colorados um ótimo 2015, repleto de paz, amor, saúde, suce$$o e realizações pessoais, profissionais e afetivas.

É inevitável nesta época do ano olhar o ano que findou e projetar o próximo.

Pessoalmente não irei sentir saudades de um ano onde profissionalmente tinha algumas expectativas que não se confirmaram e onde sofri uma ruptura no menisco, me afastando desde abril do ano passado de uma das minhas grandes paixões: jogar futebol.

Em relação ao Inter, penso que se o ano não foi bom, também não pode ser considerado um fracasso, ao menos dentro de campo. 

Já administrativamente, há de se fazer uma segregação: a condução e a parceria para a reforma do Beira-Rio foram definitivamente bem sucedidas e talvez o grande mérito da gestão Luigi.

Entretanto também fica o legado de um déficit de exercício de vultuosos R$ 57 milhões e uma situação financeira cujo cenário é preocupante como há muito tempo não se via: o clube tem uma dívida de curto prazo superior a R$ 100 milhões e já antecipou boa parte das receitas de televisão do ano corrente.

Começa um novo ano, e com ele uma nova gestão, com um "novo" estádio, time na competição continental mas também com o legado de todos os compromissos e pendências financeiras a serem sanadas. O que se espera de Píffero é não apenas um estanque da sangria financeira, mas também a retomada de time forte e a conquista de títulos.

Se a missão não será fácil, vejo como promissor o início. Obviamente a limpa que quase todo o colorado acha necessária no elenco colorado não pode ser feita de forma abrupta, mas a não renovação de atletas como Gilberto, Wellington e Alan Patrick permite um certo otimismo.

Resta ainda desonerar a folha salarial rescindindo contratos ou arranjando interessados em atletas como Dida, Alan Ruschel, Ygor, Rafael Moura, Wellington Paulista entre outros, e obviamente apostar e afirmar jogadores da base que deram uma boa resposta, entre eles Taiberson, Bertotto, Valdivia, Alan Costa e Winck.

No que toca o reforço da equipe, independente de nomes, me agrada o perfil dos jogadores já contratados ou em negociação. Depois de especular Taison, Luis Adriano, Paolo Guerreiro, Henrique e outros, e flertar com descalabros como Rildo, Hernanes, Lugano o clube esta viabilizando nomes que se não empolgam, são no minimo interessantes.

Léo é jovem, veloz e está em busca da afirmação que esperava-se ter ano passado no Flamengo, impedido devido a um ano cheio de lesões; é uma aposta interessante, de baixo custo e que pode render dividendos.

Nilton, todavia, é uma realidade: melhor volante do Brasileirão de 2013 e peça importante do Cruzeiro, vem afirmado e com a expectativa de resolver os problemas de proteção a zaga; jogador de muita imposição física e excelente jogada aérea tanto defensiva quanto ofensiva, tem tudo para ser peça importante no meio-campo colorado.

Com negociações em andamento, Réver e De Arrascaeta estão próximos de ser anunciados, e serão muito importantes: o primeiro para resolver os problemas defensivos, e o segundo para ser uma alternativa de velocidade e vitalidade para a articulação. Ambos jogadores de comprovada qualidade, espera-se que resolvam problemas crônicos da equipe colorada.

Das tratativas pendentes, a que menos me empolga é Vitinho, por considerar que já temos jogadores com características semelhantes no plantel (Valdívia, Sasha, Taiberson) e também pelo histórico recente do atleta, que muito pouco jogou no ano passado. Creio que um camisa 9 afirmado e mais um zagueiro deveriam ser priorizados antes de apostar no referido jogador.

Tão importante quanto um grupo qualificado será o trabalho de Aguirre, que tem como missão dar um padrão tático a equipe que Abel fracassou em obter. Especula-se um time armado com duas linhas de quatro, mas independente da formação, é necessário obter maior rendimento da equipe como um todo, diminuindo as frequentes oscilações aliadas a um desempenho que raramente convenceu ao longo do ano.

Assim, projeta-se um ano de Libertadores, de enxugamento dos gastos e de uma certa dificuldade financeira, onde inevitalvemente serão venvidos atletas para cobrir o roubo nos cofres. Isso entretanto não diminui as cobranças de todos os colorados: é obrigação de equipe forte e que lute por todos os títulos com condições reais de conquista, e essa é a expectativa de todos os colorados para 2015.

Por fim, penso que ao longo do ano passado encontrei um formato de escrita razoavelmente agradável de leitura, mas gostaria do feedback de vocês em relação ao espaço ocupado por mim. Críticas, sugestões e comentários serão apreciados e levados em consideração, seja em relação aos assuntos abordados, a forma de escrita ou até mesmo o conteúdo e estilo como um todo.

O Blog Vermelho é um espaço democrático, onde não há pautas, censuras e muito menos interesses escusos: é a casa de colorados feito para colorados, e seu feedback ajudará a torná-lo ainda melhor.

Um ótimo 2015 para todos os colorados, quiça com a volta a Yokohama.

SC
@Davi_Inter_BV