sábado, janeiro 10, 2015

E se?

Talvez até calhe do Louis colocar um esquema de pesquisa aqui sobre o que vem a seguir, mas fica a cargo dele.

Suponha que daqui há cinco anos ou pouco mais o cenário do futebol brasileiro se assemelhe ao futebol espanhol, com Flamengo e MSI nos papéis de Real e Barcelona. Assim, teríamos os dois faturando pelo menos o dobro dos clubes que viriam logo a seguir num "segundo escalão", com o SPFC provavelmente um pouco acima, menos distante dos dois primeiros. Com isso, FLA/MSI teriam condições não apenas de manter seus melhores jogadores, como ainda de comprar quaisquer bons jogadores que venham a surgir noutros clubes do Brasil.

A grande preocupação da mídia nacional seria (ainda pior do que já é) apenas o que concerne os dois clubes, quanto faturam, quantas vitórias seguidas conseguiram, quando foi a última derrota e qual dos dois vai vencer os campeonatos que disputam. Aos demais, restaria se contentar com os campeonatos regionais, com as séries B, C e D, além de, muito eventualmente, uma sequência de sorte+competência em copas como a CdoB.

Imaginem um pouco a situação. Não é difícil: façam um paralelo com quem torce pelo Brasil de Pelotas ou qualquer outro time do interior, com relação ao enGauchão.

A pergunta (1) é: como ficaria a SUA relação com o futebol e com o Inter?

Você seguiria do mesmo jeito? Estaria contente em apenas ir ao estádio, quando possível, ou ver os jogos pela TV? Continuaria sócio, para quem o é? Enfim, que nível de interesse você teria, sabendo que seu time provavelmente nunca mais voltaria a vencer um grande campeonato, em função não de pior gestão, mas sim de particularidades na forma como se organizam os campeonatos quanto à distribuição dinheiro da TV etc.  e na dinâmica do mercado de jogadores?

A pergunta (2) é: você acredita que tal cenário pode realmente vir a se dar no Brasil? 

Ou, por exemplo, em função das dimensões do país e da grande oferta (será?) de jogadores, sempre seria possível aos demais times formar uma equipe capaz de enfrentar FLA/MSI?