sexta-feira, janeiro 31, 2014

Post novo!!!!

Se o dono do dia ainda for postar hoje, sinta-se a vontade prá "topar" esse post, mas pensei em colocar algo novo no ar prá dar uma sacudida no blog, já que o chefe liberou essa semana.

Escolha uma ou mais opções.

O que tu acha que o Louis está fazendo neste exato momento:

1) Tomando uma caipirinha com sua respectiva, curtindo férias de rider!
2) Tomando uma caipiroska - acreditem em mim, a diferença é conhecida mundialmente!
3) Pensando na próxima promoção do BV
4) Pensando nos próximos 5 posts pro BV - sério, o cara tem que ser muito prolífero prá postar tanto!
5) Pensando em quem banir do BV na próxima cagada
6) Pensando na próxima cagada!
7) Lembrando da última cagada! Aquela que sai clean, rapidinha, não usa muito papel, e o cara tá pronto prá outra, volta rapidinho prá espreguiçadeira na beira da piscina 2 kilos mais leve!
8) Falando em cagadas.... pensando no Luigi!
9) Pensando em como era bom o tempo do Rock Gaúcho clássico, das cameras analógicas, da camisa sem patrocínio, do Ruben Paz.... ah o Ruben Paz!
10) Pensando na conta do cartão de crédito depois de uma semana no Hawaii
11) Pensando em se matar antes de pagar a conta

Fica aí as 11 primeiras opções. Uma prá cada varzeano vestindo a camisa vermelha hoje em dia...

Completem com mais!

ps. fica o texto em homenagem a minha Isabela que faz 10 meses hoje!!




quarta-feira, janeiro 29, 2014

Morno

Esse começo de ano não traz muita animação para nós torcedores. Um campeonato semi-amador pra começar o ano de maneira morna, requentada, choca.

Mas é o que temos. Foi um "presente" do Luigi e seus amigos a toda nação colorada para esperar pela copa do mundo.



Quanto ao mundial, Imagino que o torneio no Brasil será um evento ao melhor estilo "vergonha alheia seria se a vergonha não fosse minha". Não pelo Inter, nada pela seleção, mas sim porque ainda não estávamos preparados como nação para receber uma copa do mundo ou outro evento de escala mundial. 

Pra começar, um país que quase metade da população não tem esgoto tratado e aproximadamente 14 milhões de habitantes passam fome - Isso mesmo gente, 14 milhões de almas vão dormir sem ter o que comer no dia seguinte - não tem a mínima condição de se oferecer pra ser sede de um evento que leva recursos na magnetude que uma copa ou uma olimpíada toma. Até louco sabe que não podemos fazer frente a uma Noruega, Austrália e Estados Unidos, três campeões mundiais no único "campeonato" que realmente importa: IDH.

MAS... isso não é problema nosso. Não mais. É como a mocinha que se entrega pro rapaz errado, a vida não oferece a tecla "undo" como opcional. Não tem mais o que fazer, é levar a vida da melhor maneira que há. Agora, ficar destruindo o que foi construído para a copa, depredando patrimônio público e privado não tem fundamento: cadeia neles! Certo ou não, deixaram que a decisão principal fosse tomada, o resto é conseqüência.

Se tem uma coisa que brasileiro deve aprender é honrar os compromissos e fazer valer a palavra dada. Mesmo que isso custe o que custará essa copa do mundo, mesmo que a escolha final não seja nossa. Afinal, na escolha inicial silenciamos e deixamos que nos levassem a isso. Taí Estocolmo e suas loiras que não me deixam mentir: largaram de mão de ser sede pra usar melhor o dinheiro do povo.

Por outro lado, sugiro dar um tiro no c* de quem disser que isso serve pra que obras necessárias sejam feitas, obras básicas são a obrigação de qualquer governo descente. Pra terminar, uma população que reclama depois de ser escolhida a sede e não antes tem mais é que se F***R: não tinha que ter deixado nem se candidatar.

A Africa que é um país pobre sediou? Isso é problema deles! O nosso problema é que esses recursos deveriam ser usados pra outros fins e não, por exemplo, enterrar R$ 2 bilhões num mané garrincha.

Ter um jogo de copa do mundo no país não vai mudar a vida de ninguém pra melhor. Mas uma criança que pode se desenvolver sem ficar doente por causa de condições precárias de vida, não tenha de passar fome e possa ter no estudo uma formação digna pode mudar o presente e o futuro de muita gente. Vai que um desses que morrem de disenteria (sim, na GRANDE economia brasileira ainda morre criança por doenças medievais) poderia ter descoberto uma nova fonte de energia, ou alguém que morreu estupidamente num acidente de trânsito por conta das péssimas condições viárias poderia ter descoberto a cura da AIDS ou do Câncer. Ou mais importante ainda: toda essa gente que vergonhosamente tem sua vida aniquilada poderia fazer muita gente feliz. 

Imaginem o potencial humano que foi aniquilado só na catástrofe da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que até hoje - um ano depois - não houve muita novidade pra punir os culpados. Nem uma sombra de justiça. Os primeiros a serem presos são as autoridades (deveriam), pois elas quem tem a responsabilidade. Mas não! Na republiqueta de bananas nanicas os últimos a serem julgados (e, via de regra, inocentados) são as "otoridades".

Toda as gentes deveriam era barbarizar nas urnas. Gente de bem se candidatar e ter apoio da população pra extirpar os corruptos e incopetentes que todo mundo sabe o nome de lá. Mas, a velha sina brasileira de esperar a oportunidade de meter a mão não vai permitir. Isso é Fato!

No "Quintal de Casa" dói mais que em qualquer outro lugar do mundo :'(


terça-feira, janeiro 28, 2014

Hawaii

Bom galera. 1 semaninha no hawaii, na praia de waikiki em honolulu. Depois de imenso frio aqui tô merecendo. 

Estarei conectado e vou escrever uma hora ou outra mas abro o meu eapaço para os demais colunistas escreverem quando quiserem. 

Na mala carry on só vai as coisas valiosas que eu não despacho. 





segunda-feira, janeiro 27, 2014

Goleiros

Precisamos de goleiros. No plural!! Urgentemente. Simples assim.

Faz tempo que não se presta atenção no cara que pisa onde a Bermuda Green não nasce.

Eu me criei vendo Taffarel vestindo a 1 do Inter. Não me acostumei ainda a ter que me preocupar com o cara que tá ali.

Não admito nenhuma critica ao melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Se ele não ganhou nada no Inter foi porque o Inter não tinha time naquela época, e quando chegou, encontrou o melhor Flamengo de todos os tempos, e o maior salto alto de todos os tempos um ano depois.
Ah, tomava frango em Grenal? Tá, tomou um, mas quem não tomou?

Depois do Taffarel, passamos anos tendo problemas no gol do Inter. Passaram alguns que até garantiam um pouco a posição, tipo Goyco, Fernandez e André, mas fora isso, tivemos que conviver com notáveis fracassos como Maizena, Sérgio, Renato, etc.... Sem falar nos reservas.

Até que veio Clemer. Outro que muita gente não gostava, tomava uns frangos de vez em quando, mas garantia na maioria das vezes. Tinha sorte. Talvez o frango mais significativo que tomou acabou não dando em nada, na final da Liber2006 contra o SP. Ninguém comenta, mas foi UM PERU! Não tivesse 2 x 1 já era!

Mas voltando ao assunto.

Os goleiros atuais do Inter são horrorosos. Estamos há anos apostando nos mesmos. Já deixou de ser aposta. Passou a ser incompetência! Não se cogita trazer um goleiro decente. Ficam achando que os que tão aí vão dar conta... vão amadurecer... Chega! Não vão! Não servem nem prá reserva!

Agora vem o Dida. Podem falar o que quiserem sobre o ano que ele teve no Grêmio, sobre a história do cara, o escambau. Mas já tem 40 anos. Vai garantir esse ano? Sei lá! Só em dezembro prá responder, mas repito: já tem 40 anos! Por melhor fisicamente que ele esteja, por melhor o condicionamento, lá pelas tantas o corpo manda o cara parar. Ele já se lesionou, não foi? Então!

O que se precisa fazer? Olha prás categorias de base. Começa ali. O Inter até uns anos atrás era considerado Escola de Goleiros! Sério! Tem que trabalhar os goleiros! Em separado. Treinador de goleiros desde que o guri é guri! E treinador de goleiros bom! Nada de cara que se aposentou e ganhou um CC de treinador de goleiros. Ah já tem treinador de goleiros das categorias de base? Ah é? Então TROCA ELE TAMBÉM, porque não tá dando certo!

E a curto prazo? Bom, aí tem que contratar. Não tem jeito. Olha, não vai demorar muito prá saber se o Dida vai segurar esse ano ou não. Daqui a pouco ele começa a jogar (quando se recuperar da lesão!!!), e aí vai acontecer uma das três coisas:

  • vai garantir. Ótimo! Mas que seja só por 2014. Depois contrata um que não tenha visto a Challenger explodir.
  • vai viver machucado. Aposenta.
  • não vai garantir. Aposenta.

Nos dois últimos casos vai acontecer o quê? Os reservas de agora vão assumir. E os reservas de agora, REPITO, NÃO GARANTEM!

Precisamos contratar.

E trabalhar bem a base, prá daqui a alguns anos.

ps. contratar quem? Sei lá porra, não sou responsável por isso. Só meto corneta.


Off-topic do dia: ia escrever sobre as similaridades entre a Terra Nova Expedition e a atual direção do Inter, mas ia ficar um texto muito longo. Prá quem conhece a história vai entender bem direitinho. Prá quem não conhece, recomendo o livro "A Pior Viagem do Mundo".

Aê.


domingo, janeiro 26, 2014

Passo Fundo x Inter sub 23

Terceira rodada do gauchao. Prometo atualizar a producao ofensiva depois do jogo.

Comentem.

Inter 2 x 1 PF
Aylon (Alex Nemetz)
Murilo (Aylon)

Inter 2x NH
Jean (Gladystone)
Jean (Claudio Winck)

Inter 2 x0 Sao Luiz
Claudio Winck (Reis)
Aylon (Gladystone)

Inter 2 x 2 Pelotas (Recopa Gaucho)
Claudio Winck (Jean)
Claudio Winck - de Falta


sábado, janeiro 25, 2014

Nada Como Antes, Mas Vem Tudo de Novo

Antes que eu apresente a ideia desse post vou pedir a atenção de vocês para a imagem abaixo retirada do site da RGT:


Tinha de ter saído de campo dentro do camburão da Brigada
junto com o quase imparcial árbitro da partida.
Idiotas que são canalhas e covardes como esse acéfalo de azul na foto acima e os bossais da imprensa que defendem seu pau-mandado deveriam ser banidos do esporte. Essa gente tem de procurar outra atividade pra tirar seu sustento. Pessoas que são incapazes de respeitar a integridade do outro colega de profissão, um ser humano, e que não sabem agir sem covardia tem de estar dentro de uma prisão. E quem ameniza, atenua e distorce o peso de um crime desses é o pior dos cúmplices. CANALHAS!

Quem lembra do ano em que o D`Alessandro teve de ficar sem jogar algumas partidas da libertadores por conta de outro acéfalo, que jogava no juventude, haver propositalmente dado uma joelhada em sua cabeça enquanto El Diez estava com o corpo de bruços no chão deixando o "el Cabecón" com traumatismo craniano? Esses caras tem de ser banidos do esporte. Uma coisa é acidente, outra bem diferente é intensão de machucar. Quer incapacitar o colega de profissão? Vai achar outra que não ponha ninguém em risco.

Agora, quanto ao post...


A gente acaba meio sem palavras pra comentar a realidade do INTER. Por anos a fio nós, os incultos, os bárbaros torcedores, que tem suas ideias menores imersas na escuridão e na ignorância observa ao longe os seres iluminados que tem incontáveis horas de estudo fazer o clube descer por uma espiral, assim como a água que foge pro ralo. 

Ultimamente nada é como antes, sem ser postulante sério a títulos de expressão. Caceta! Fazem míseros três anos e meio que conquistamos a Libertadores 2010. Só que o desempenho tem sido tão fraco desde então que parece fazer décadas. E o que temos de lá pra cá é a repetição de erros que vão apequenando o INTER, e a cada ano escolhas mal feitas, decisões para nós sem muito sentido fazem com que venham as más impressões todas de novo.

Isso cansa viu. Quem tem poder de decisão finge ou acredita estar em outra realidade, enquanto temos de engolir a seco esse sapo chamada má gestão do bem coletivo: o clube. Enquanto isso num grande clube de um tradicional país europeu de língua latina... (notem a diferença de abordagem entre as 3 fontes: 1 2 3)



Pra amenizar o calor e a ira:
Metallica "subzero". Live from... ANTÁRTIDA!!!


@CRISTIANDRS




sexta-feira, janeiro 24, 2014

DE VOLTA PRA CASA



ATENÇÃO COLORADOS!!!!!!!

NOSSO INTER ESTÁ VOLTANDO PARA CASA!!!!

Não sei de a volta vai se no dia 29/01 ou no dia 03/02 como anunciaram, acho até que pode demorar um pouco mais, não sei se o time esta pronto para desafios maiores, mas este post não é para analisar nada, é apenas para dividir com vocês a emoção da visita ao gramado e as arquibancadas do BEIRA-RIO.

Foi na última segunda-feira antes da reunião do Conselho Deliberativo, quando os Conselheiros fizeram esta visita, todos ficamos emocionados, está mesmo muito lindo, voi   difícil me concentrar para tirar fotos, ou fazer filmagens, mas saiu o vídeo ai acima e as fotos abaixo, espero que gostem.

Ah, e antes que eu me esqueça meu muito obrigado pela eleição de Colunista do Ano no BV, fico muito feliz de saber que vocês gostam do que eu escrevo e dos vídeos que faço, MUITO OBRIGADO MESMO!!

 Aqui a corneta pega
Corneteando o amigo Mazzola

 Com o nosso cinegrafista e amigo Diego Murilo 

 Diferente do Forlan eu gosto do banco no INTER

Se o Abel chamar já to aquecendo

Minha segunda casa(e ela é muito confortável)

 Repetindo no Nilson no greNAL do Século




 
O Amigo e Conselheiro (1º Secretário do Conselho) Ricardo Brasil 






 Com o amigo Conselheiro João Nascimento

 Com os amigos e Conselheiros Jasson e dr. João



 O Cenário destas fotos é demais

É daqui que vamos apoiar o INTER  

 Com o amigo Deputado Vieira da Cunha





André Flores
@ojogodointer





quinta-feira, janeiro 23, 2014

'Book Smart'

Enquanto isso o outro Moura o ex diretor de futebol do Inter Luís Cesar Souto de Moura, que foi parte do fracasso dos ultimos anos, estreiou no seu Blog. Depois de apenas alguns posts cripticos onde ele não foi direto ao assunto dá pra se ter uma ideia do porque da existência do seu blog. Como ele mesmo diz no seu ultimo post ele é vaidoso intelectualmente. Ele explica que passou 39 anos estudando, que tem "orgulho excessivo dos titulos acadêmicos conquistados".

Quando ele saiu do Inter mês passado uma das primeiras coisas que falou foi "Meu currículo mostra que eu não era o imbecil que todos queriam que eu parecesse".

Ou seja o fato de ter sido carimbado pela torcida como "mais um burro que não sabe nada de futebol" está incomodando muito ele. Afinal ele é em suas proprias palavras um 'intelectual vaidoso'. Tem estudo...aparentemente muito estudo. Aparentemente ele acredita que anos e anos de estudo isenta ele de ser um "burro no futebol".

Ele vai alem e escreve o seguinte:

"...a vaidade intelectual não é exclusividade dos acadêmicos. Não é necessário estudar tanto para ser intelectualmente vaidoso, É só achar que se “sabe tudo de futebol”, que se tem solução para todos os problemas do time, do clube. É só ser daqueles que entendem e afirmam que “esses dirigentes não sabem nada”, “esses caras não são do ramo”; “se fosse eu no lugar deles, eu faria o seguinte...”.

Ou seja nós meros mortais, torcedores nem tão acadêmicos como ele, não somos os donos da razão. Nós estamos brincando de Monday Morning Quarterback (girias em inglês BV #712). Ele estava lá. Nós não. Então devemos nos calar pois não sabemos da realidade do clube.

Eu até entendo isso. Ele deve sim saber de muitas coisas...centenas de coisas, que acontecem lá dentro que nós simplesmente não temos como saber. Mas isso não isenta os comandantes do futebol do Inter de ser criticados. Muitos de nós não criticamos só por criticar. Nós analizamos os dados que nós temos. Que acumulamos com tempo junto com os resultados em campo. Muitas vezes ANTES de cagadas serem feitas nós meros torcedores em uníssono imploramos que não sejam feitos. Não criticamos simplesmente ÁPOS os acontecimentos.

Como por exemplo que se explica a contratação do outro Moura, o Rafael, reserva do Fluminense por um caminhão mensal de dinheiro, com um contrato inexplicavel, de 3 ou 4 anos e ainda por cima o jogardor tendo dois tornozelos com necessidade de ser operados?!! Como que senhores bem educados, com milhares de horas de estudo acadêmico pode chegar a conclusão de que esse é um bom negócio?

Como que senhores que aparentemente acreditam em Academia, em estudo, ou seja num caminho estabelecido para se chegar de Ponto A a B profissionalmente,  podem colocar no comando do time (Fernandão e Clemer) pessoas com nenhuma experiência no ramo?  Como se sentiriam se seus professores acadêmicos eram novatos tambem? Se ensinaram jardim de infancia e foram direto pra univesidade depois?

Mais uma giria BV em Inglês pra vocês...#713. Book Smart. Se fala muito isso aqui nos EUA, pessoas Book Smart. Eu conheço alguns. Uma menina em particular vem em mente. Quando converso com ela quase acredito que é pegadinha. Ela me fala cada merda que tu não iria acreditar. Mas aí outros que conhecem ela há mais tempo me dizem "Oh but she is very book smart" ... ou seja nos estudos ela se dá muito bem, sempre tirava 100 em quase tudo, é muito inteligente nos Livros. Mas na vida real...em pratica.....vai tudo agua abaixo.

Não conheço o Souto de Moura então não estou dizendo que ele é só Book Smart, não tenho a minima ideia. Mas é bom que se entenda que ser um intelectual acadêmico não faz de você automaticamente um otimo diretor de futebol. Por mim pode ser um pedreiro, motorista de onibus, porteiro, acadêmico...qual a diferença na hora de ser Diretor de Futebol? Quem me garante que um pedreiro não tomaria decisões mais sensatas do que um acadêmico? Pensando bem, quais os pre-requisitos para ser diretor ou vice-presidente de futebol de um clube alem de estar enturmado no grupo certo de pessoas até chegar a sua vez?

OK Senhor Moura. Sabemos que tu não é burro. Sabemos que tu acha que nós torcedores deveriamos só torcer. Pois então comece a explicar em linguagem que nós meros torcedores 'menos educados' possa entender. Stop beating around the bush (opa terceiro BV Girias em Inglês #714 posso pedir musica?) e vá direto ao ponto. Em bom portugues nos explica como que um elenco milionario pode quase ser rebaixado. Explica o porque da contratação do He-Man naquelas condições. Me explica como senhores profissionais com muito estudo vão trabalhar num clube de futebol de graça por anos e anos. Explica todos os outros mistérios que há anos tem nos deixados loucos.

Se é por isso que está escrevendo seu blog, perfeito. Vamos aguardar e ler ansiosamente. Mas se é pra fazer mistério, enrollar e no fim não falar nada (como adoram fazer ai no Brasil) não perca nosso tempo.

A bola está contigo.

PS: Alguem questionou porque eu coloquei o Blog do Moura na coluna esquerda do BV. Eu coloquei porque gosto quando as pessoas no Inter ou que tiveram no Inter escrevem sobre suas experiências no clube. Eu gosto de saber os detalhes. O Fernando Mirando por exemplo faz isso no seu blog. Espero que o Moura cumpra tambem sua promessa. Se o blog dele não tiver muito a ver com o Inter, aí eventualmente será tirado da pagina do BV. 




quarta-feira, janeiro 22, 2014

Inter x Novo Hamburgo

Valido pela segunda rodada do campeonato Regional. Alisson Winck, Jean, Thales, Rafinha; Rodrigo Dourado, Gladestony, Alex Nemetz, Reis, Fernando Baiano; Aylon.

PS:
Não deixem de votar no Prêmio BV Melhor Jogador de 2013. Só 2 candidatos fevido ao pessimo ano em geral do clube. Esses dois são os unicos que merecem estar em tal lista esse ano. Vote num deles.



PPS:

Onde estou agora: -12 Graus
Onde estarei em 1 semana. Faz tempo que não viajo de ferias pra lugar bem distante. Ultima foi Abu Dhabi em 2010. Então mereço!  Quem consegue identificar essa praia?





Prêmio BV Jogador do Ano

Mais resultados da votação de vocês no Prêmio BV 2013. Parabens aos vencedores.

Mario Marcos agora é Tri-Campeão da categoria Melhor Blog de Jornalista da Coluna Esquerda do BV(2011,2012 e 2013).


E André Flores é Bi_Campeão da Categoria Melhor Colunista do BV:
E VOTEM NO MELHOR JOGADOR DO ANO 2013. Só coloquei dois jogadores nessa categoria porque ninguem mais merece consideração de tão ruim que foi 2013. Mas esses 2 se salvaram em 2013.



PS:

Pra distrair um pouco.

Acham o transito no Brasil problematico? Já viram como é no Vietnam? Confere os videos.



 Confere o menino em Branco. Frogger. Aqui nos EUA literalmente param o tansito pra estudante atravesar a rua...



Esse video é muito bonito. E não é video...é uma sequência de 10000 Fotos..criando assim um video.






terça-feira, janeiro 21, 2014

REUNIÃO CD #9

Conselheiros visitaram o gramado

Ontem houve uma reunião do Conselho Delibertativo, mas antes da reunião houve um "rolezinho" dos conselheiros pelo gramado e arquibancadas do BEIRA-RIO, e eu aproveitei para tirar muitas fotos e fiz até um vídeo.

Na reunião de ontem a pauta era um relato sobre a entrega do estádio. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato

RECEPÇÃO DAS OBRAS

Foi feita uma exposição pela direção da situação da entrega da obra, dos prazos dos trâmites, dos ganhos das perdas, dos percentuais de recebimento e muitas outras coisas. Em resumo posso dizer para vocês que do projeto original houveram algumas mudanças (para melhor) nos acabamentos. 

Há uma divergência sobre o percentual da entrega, e parece que está um pouco mais atrasado do que se tem divulgado, mas se acredita firmemente que dentro do prazo FIFA vai estar tudo pronto, e que na festa de aniversário do clube já estará tudo no lugar. 

Eu não sou engenheiro, não entendo muito de obra, mas me parece que no estádio só faltam acabamentos, me preocupa mesmo é o entorno do estádio, o piso das áreas de circulação de carros e pedestres.


Com o sol se pondo ao fundo

PRAZOS E ENTORNO

O escritório de advocacia contratado para acompanhar o contrato fez uma análise dos prazos da obrigação da BRIO de fazer as obras do entorno e das multas, manifestous-se que que a multa não deveria ser cobrada, que o prazo estava em dia e que não era obrigação da BRIO fazer as obras do entorno.

Foram apresentadas cláusulas do contrato que sustentam essas afirmativas. Esse é um rápidissimo resumo (ou seja há muito mais coisa no meio disso tudo). Como assinei termo de confidencialidade não vou referir detalhes das cláusulas nem nomina-las, mas farei um rápido apanhado sobre isso. 

Entendo que a obra esta sim atrasada, que deveria ser cumprido o cronograma previsto no contrato e por isso é passível de multa. Já no que tange o piso do entorno a matéria é controversa, embora haja elementos para dizer que é obrigação da BRIO  também há elementos para justificar que a obrigação do INTER.

Agora, há previsão contratual de que a loja o museu e o estádio estaria reabertos desde setembro. É evidente o prejuízo da loja fechada no Dia dos Pais, das Crianças e Natal, isso sem falar no estádio, com a perda de bilheteria, gasto de logística na ida para Caxias sem falar o prejuízo desportivo, pois esse atraso quase nos custou a permanência na Série A.

Por essa razão entendo, e sugeri isso a direção, que reabra negociações com a BRIO, para que a falta de cumprimento do cronograma seja compensada com a colocação do piso do entorno, para que não haja a necessidade de litígio. O Presidente da Comissão de Obras ficou de avaliar, embora tenha manifestado que seu entendimento inicial era de que não seria viável tal negociação.

Um Conselheiro sugeriu que fosse lançada campanha de marketing, uma espécia de calçada da fama, onde o COLORADO poderia comprar um tijolo com seu nome para ser colocado no piso, e com o lucro desta campanha pagar, pelo menos em parte, o custo do piso do entorno.

O Presidente Luigi disse que o Marketing já está plenejanto uma ação deste gênero, que em breve será lançada. Como conheço as promessas do Presidente Luigi e também a agilidade do Marketing COLORADO seria capaz de apostar que não teremos campanha alguma, mas vamos aguardar e torcer para eu estar errado.

ACESSIBILIDADE

Um outro ponto da minha fala foi a questão da acessibilidade do BEIRA-RIO pois fui procurado por alguns sócios, em especial o Pablo, dando conta de que o INTER ainda não assinou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o ministério público, para fazer as adequações necessárias para receber os chamado PNE (portadores de Necessidades Especiais).

Minha preocupação eram duas, a primeira obviamente era ver atendida a demanda destes COLORADOS, muitos deles sócios, afinal o CLUBE DO POVO tem de ser também o clube a inclusão, de todos, e para todos, sem distinção, tem que ter lugar na nossa casa.

A segunda preocupação é que esse TAC fosse assinado logo, pois depois da entrega da obra em definitivo caberia ao INTER custear essas adaptações, e entendo que essa conta é da BRIO. Não me foi respondido no microfone, mas informalmente me informaram que esse processo está parado no próprio MP aguardando um laudo dos bombeiros.

Esse foi um breve resumo do que aconteceu ontem, saibam que muito mais foi dito, mas foi isso que achei mais importante, até mesmo para o post não ficar ainda mais longo. 

Como eu já disse antes da reunião houve um "rolezinho"  dos Conselheiros no interior do BEIRA-RIO, e no meu post de quinta-feira vou colocar uma fotos legais e o vídeo que fiz, tenho certeza que vocês vão gostar, mas vão ter que esperar até quinta.


André Flores
@ojogodointer






Sem Cobertura


Vocês acham coisas equivocadas acontecem no Brasil...desvio de grana e outras coisas mais?

Bom, aqui tambem não é muito diferente. Daqui 2 semanas tem o Super Bowl. E vai ser aqui em New Jersey no quase novo Metlife Stadium.

Estádio que custou 1 ponto 5 bilhões de Dollars! E não é que os infelizes nem botaram uma cobertura no estadio! Tudo bem que não é domado, mas ao menos uma coberturazinha poderia colocar. Na foto até parece que tem um mas aqui mal protege algumas fileiras lá em cima. É mais pra iluminação.

O super bowl custuma ser em lugar mais quente...Miami, Los Angeles....acho que será o primeiro aqui nessa região. Normalmente evitam por causa do frio intenso, mas nesse ano tão arriscando. Inclusive o frio intenso é tanto que os organizadores estão com medo do que possa acontecer com os torcedores que serão expostos ao frio por horas naquele dia. O estadio estará lotadp com 80 mil pessoas.

Mas porque gastaram 1.5 bilhões e não botaram uma maldita cobertura?

Bom....alguns dizem que os Clubes Jets e Giants não queriam perder sua vantagem de jogar no frio nos meses de Dezembro e Janeiro contra times de climas mais amenas...outros dizem que os clubes queriam assim pra fazer os Luxary Boxes que custam horroes teriam mais valor ainda. Ou seja que se rala a torcida...vamos valorizar os Boxes pra vender mais!

Pior de tudo é que nem precisava esse estadio. Já tinha esse no mesmo local construido em 1976. Um estadio relativamente novo e em otimas condições. O estadio que Pele deu seu adeus final ao futebol profissional.



Mas não tinha Boxes suficientes para satisfazer os bilionarios donos dos clubes que compartilham o estadio. O Estado de NJ acabou fazendo um pessimo negocio com os clubes e em vez de colocarem uma cobertura no estadio antigo gastaram 1.5 bilhoes pra contruir um novo sem cobertura. O estadio velho foi destruido. Seria como destruir o World Trade Center contruido na mesma epoca de proposito pra colocar outro no seu lugar.

PIOR: O antigo Giants Stadium, demolido 3 anos atras, ainda não tá pago...EU..e o resto do povo de NJ ainda devemos mais de $200 milhoes pra pagar o estadio construido em 1976 e demolido em 2011.Todo ano cerca de 20 Milhoes é pago para isso. Dinheiro do povo. E a conta do estadio que não existe mais continuará a ser pago até 2025.

Por sinal...o Super Bowl...so estacionamento custa mais de $160...cambistas tão vendendo vaga no estacionamento por mais de $300 Dollar. Ingressos pro jogo então nem se fala.

PS: Ironicamente em Kansas City, existe o Arrowhead Stadium construido em 72. O antigo Giants Stadium é uma replica quase exata desse. O de Kansas City até hoje é considerado um otimo estadio da NFL. Não era necessario derrubar o Giants Stadium...mas pilantragem existe aqui e ai e em todo mundo...infelizmente.

Sejam felizes com a cobertura do Beira Rio.









segunda-feira, janeiro 20, 2014

Escondem as Mulheres Gauchada, os Gringo vem aí!



Porto Alegre,13 de Junho de 2014 No seu quarto no edificio Green Forests da Rua Richard Price, Rafael manda uma mensagem via iphone pra Gabi.

- Gabi, quero te ver hoje. Porque não tá me respondendo?

Gabi na sua casa em Vimão (Condominio fechado 'Bella Garden') manda uma mensagem a Patricia.

- Patricia o Rafa quer me ver, o que faço?

Patricia responde de seu apartamento no antigo Bairro Moinhos de Vento, agora conhecido como 'Wind Mills':

- Ô Gabi, nem responde né...daqui a dois dias começa a Copa e amanhã a cidade vai tá cheio de Francês...Holandes...Australiano! Vamos aproveitar né! Nem vamos perder tempo com Rafas, Fabianos, Rodrigos .... esses vão tá tudo aí depois da Copa!

É galera, enquanto os Gaúchos sonham com as loiras Holandesas e as Australianas chegando em Porto Alegre, a realidade é que vai ter uma meia duzia dessas e muito disputadas se já não acompanhadas. A triste realidade é que 90% dos estrangeiros em Porto Alegre vão ser homens!

Porto Alegre não é acostumado com muitos turistas Europeus ou Americanos. Mas os que vão já sabem, são comodidade rara para as Gaúchas! Não é como no Rio de Janeiro onde gringos podem ser achados a qualquer momento em qualquer lugar. As Cariocas já estão acostumadas. Já em Porto Alegre um gringo é novidade! Já ouvi falar de muito estrangeiro "comum" se dar bem na noite de Porto Alegre...basta rolar um Inglês perfeito que logo começa a disputa.

Não interessa se o gringo é bonito, feio, forte, fraco, rico, pobre...o que interessa é que o gringo é Gringo e  não é "Rafa, Fabiano ou Rodrigo". Sejamos justos as Gaúchas, se vocês só pudessem beber Skol ou Brahma a vida toda e aí alguem te oferece uma Guiness, Blue Moon ou Hoegaarden pela primeira e unica vez....qual tu vai querer?

Porto Alegre durante a Copa vai ser como um Outlet nos EUA. Cheio de brasileiros e Brasileiras procurando mercadoria gringa.  Afinal tudo que é de fora é melhor, não é? E dá Status!

Mas não dormem no ponto. Tem que agir rapido. Pelo que eu tenho lido a maioria dos visitantes estrangeiros a Happy Port vão passar muito pouco tempo na cidade (Marketing fraco da cidade), muitos chegando e saindo no mesmo dia, outros passando apenas uma noite na cidade.

Então meninas não descartem o Rafa, Fabiano e Rodrigo tão rapidamente. Quando a festa acabar é o que vai sobrar. 




Estratégia 2014

Semana passada eu fiz um comentário no texto do André Flores, onde ele, novamente (e devo dizer, semanalmente) escancara a falta de organização e planejamento dentro do Beira-Rio.
Toda a semana, pelos últimos vários anos (nem são só os últimos 3 anos), as cagadas se acumulam no Beira-Rio.

A medida que o tempo passa, e os nossos resultados vão caindo...

Não precisa manjar muito de matemática!

... a coisa piora tanto, que eu começo a me perguntar se isso é real mesmo! Será que nós exageramos tanto assim nas críticas? Mas não é possível, porque é MUITO ERRO! Muita coisa mal feita, desorganizada, sem planejamento, que se repete ano após ano!

E a cada ano fica pior!

Eu não consigo entender como pessoas adultas, com educação, experiência de vida, em família, no trabalho, no clube, etc, possam ser capazes de cometer TANTOS ERROS assim, e continuarem tentando passar a imagem de que está tudo bem, que é tudo questão de tempo, que vai melhorar quando o Beira-Rio for liberado, quando o novo treinador chegar, quando o Marcelo Vitta se recuperar da lesão, etc.....

Mas é isso mesmo. Nosso clube está na mão de um bando de incompetentes.

Pensando nisso semana passada, e inspirado por um comentário no mesmo texto que dizia com muita ironia que "Existe planejamento sim, plenajamento prá nos deixar na segunda divisão", cheguei a seguinte conclusão: é isso mesmo!

And now I'm gonna take it to the next level (dicas BV de inglês #166)  (hein? hein? hein?!!!)

Eu começo a achar que o planejamento, a estratégia prá 2014 é essa! Largar o Inter na segunda divisão. Tá, prá não ser tão radical, largar o Inter do jeito mais esfarrapado possível. Dilapidar o clube. Devolver o Inter como ele foi recebido por essa turminha em 2002. Acho que os P166 já perceberam que esse é o último ano do seu domínio, e vão então largar o Inter na segunda divisão ou bem estropiado. A culpa será toda das figurinhas que estão aí neste momento sim.

Mas com tempo, e contando com a enorme ignorância de muita gente, e infelizmente de muitos torcedores, vão querer voltar, com alguns nomes novos, e outros velhos nomes reciclados, travestidos de salvadores da pátria. Mas ninguém que tenha estado aqui em 2013/14, isso é óbvio! Esses foram devidamente execrados. Serviram o seu papel, entretanto.

Pois bem, continuo, e digo que vão criar uma chapa, em uns... 2, 3 anos, prá concorrer a presidência do Inter de novo. APOSTO que até sei qual vai ser o nome da chapa!! E sei quem vai encabeça-la. Qualquer afastamento atual não é mera coincidência!

Irão usar os títulos conquistados no passado para alcançar a vitória nas urnas e assim reiniciar o ciclo de domínio do clube.

Querendo olhar com otimismo, por um lado até torço para, se voltarem, que voltem com a mentalidade de 2003. Por outro lado, os últimos anos mostraram que a ganância pode falar bem mais alto.

Veremos.




sábado, janeiro 18, 2014

Inter x Ijuí

Estreia no Gauchão em NH. Mas com time Sub 23. Começa o ultimo ano do Luigi!






Sombra de Duvida

Há um bom tempo venho imaginando, e postando, como iria ficar o gramado em dia de sol quando a sombra avança no gramado. Antigamente por causa da cobertura antiga do Beira Rio ficava uma sobra "solida" como essa da foto em preto e branco.


Vocês já devem ter notado que mesmo essa sombra consistente vira e mexe ela atrapalha as cameras de TV durante jogos, as vezes quando a bola está na sobre por um segundo tudo fica um pouco mais escuro até a camera ajustar ou o contrario quando está no sol. Nunca gostei daquela parte do jogo quando o gramado tá meio sol, meia sobra...mas como não tem como controlar o sol a vida segue. Mas agora com a cobertura nova o efeito pode ser pior ainda. Veja essa foto:


O efeito Zebra Listrada talvez esteja exagerada porque a membrana intermediaria ainda não foi instalada. Ela talvez diminua um pouco o contraste entre o sol/sombra que se ve ai. Espero que sim. Porque se ficar parecido com a foto não só complica o visual pra TV e pode confundir as cameras, mas até pra assistir e jogar pode ser menos agradável.





sexta-feira, janeiro 17, 2014

Mais Numeros: DALE

- Juiz Brasileiro da Copa. O tal de Sandro Meira Ricci. Quem lembra dele? Eu lembro. É o juizinho que deu aquele penalti escandaloso para o Corinthians. E ainda tem esses lances...é assim, "incompetentes" sendo premiados com copa. Por isso que até em Copa os erros são escandalosos....e aquele tecnologia de linha do gol não solucionará nem 1% dos maus apitos na copa.



e Tai o lance do Ronaldo pelo mesmo Meira Ricci. Parece gostar de ajudar o Corinthians. Isso é o melhor que temos pra Copa.



- Segunda semana da pre-temporada e tamos demitindo executivos. Não que eu esteja reclamando da saida do Chumbinho, to nem aí pra Chumbinho, mas mostra a desorganização que está o Inter.

- O pior de tudo é a falta de Libertadores esse ano. Alguem aqui tem um pingo de motivação pra ver 20 jogos no Regional? Eu não. Pior é que futebol mesmo talvez nem tenhamos pois o Brasileirão só em Maio...se não for adiado por causa da confusão com a Portuguesa. Pior ainda,  dificilmente conseguiremos vaga na Libertadores 2015. Não esquecem que na Copa do Brasil, o caminho pra Libertadores que nos sobroy em 2013, fomos praticamente humilhados pelo Patetico Paranaense.

- Em resumo, sei que é chato...mas os Anos Luigi tem sugado toda esperança de qualquer torcedor que esteja prestando atenção. Nunca antes como agora começo um ano sem a minima esperança de ver futebol que preste do Inter. Talvez isso seja bom, pois a esperança é tão baixa que qualquer pingo de esperança que apareça será uma alegria.

- E o Dale que tipo de ano terá?

D'ALESSANDRO
2008 - 04 - 06 - 14 (chegou no meio do ano)
2009 - 11 - 11 - 33
2010 - 05 - 13 - 23
2011 - 16 - 15 - 47
2012 - 03 - 08 - 14
2013 - 20 - 14 - 54

Como vocês pode ver em 2012 ele teve um ano ruim, estava lesionado, ainda teve aquele papo de China...então vamos imaginar que ele não se lesiona...vamos eliminar esse ano dos dados assim como o incompleto primeiro ano no Inter. Fica isso:

D'ALESSANDRO
2009 - 11 - 11 - 33
2010 - 05 - 13 - 23
2011 - 16 - 15 - 47
2013 - 20 - 14 - 54

O que sobra é uma certa regularidade nas assistências. Fisicamente Dale parece não ter perdido muito pique, mesmo com sua idade. Até correu muito em 2013. Então dá pra imaginar que 13-15 assistências seja possivel esse ano. Vou cravar 14. Quanto a gols, 20 realmente foi alto pro Dale. Não sei se foi por caisa de penaltis, mas acho dificil ele repetir esse numero. Mas como batedor oficial, dá pra imaginar no minimo 6 de penalti no ano. mais uns 8 ou 9 com bola rolando e temos um total de 15.

Então pessoal, na minha opinião, se Dale jogar um numero saudável de jogos esse ano, vou apostar:

2014 - 15 - 14 - 44

15 Gols e 14 assistências. Agora uma coisa eu acho...que a partir de 2015 o rendimento dele vai começar a cair drasticamente. Idade..motivação vai começar a ser um fator. É bom o Inter começar a pensar na sua vida pos-Dale daqui a um ano. Em 2015 se Dale ainda estiver no Inter...duvido que esses dados entrem em digitos duplos.

Não deixem de votar nessas duas categorias antes que elas são encerradas:

MELHOR BLOG DE JORNALISTA DA COLUNA ESQUERDA DO BV


MELHOR COLUNISTA DO BV

SchroderEUA como dono do Blog não concorre (Eu sei o que é conflito de interesse...algo que alguns roqueiros colorados desde 2006 não tem a capacidade (ou honestidade) de entender.
E Tiago que só começou nas ultimas semanas do ano então não está na votação. Next year Tiago!


E o vencedor do Premio BV CONTRATÇÃO do ANO 2013 é Jorge Henrique!




quinta-feira, janeiro 16, 2014

E O PLANEJAMENTO???

Ingresso com desconto?? 
Só para torcedores do São Luiz

Eu tento ser otimista com o ano de 2014, tento imaginar que o Presidente Luigi aprendeu com os erros dos anos anteriores, principalmente com o ano passado. Quero acreditar que há um planejamento para esse ano que não vão cometer os mesmo erros, mas o que se vê nesse início de ano é que as coisas continuam sendo feitas nas coxas, de qualquer forma, sem planejamento.

INGRESSOS

Quando houve a aprovação da setorização havia a promessa de muitas coisas, de inovações que permitiriam um melhor usso do BEIRA-RIO, até mesmo um "facebook COLORADO" onde você diria o lugar da sua cadeira, para seus amigos comprarem as suas perto, nada disso está acontecendo, ficou na idéia.

Outra promessa é de que o valor dos ingressos iria variar conforme a importância da partida, variando inclusive o percentual de desconto para os sócios, valorizando o torcedor que vai nas partidas menos importantes, incentivando a ida daquele torcedor que tem menos grana e só pode ir quando há desconto, ou seja, valorizar todas as classes sociais do CLUBE DO POVO.

Pois na primeira partida do ano, num sábado a tarde, do verão gaúcho, em partida no Camp Nóia, as 17 horas, o INTER jogando com  o time sub23 vai ocorrer a estréia como mandante da temporada. Para o torcedor INTER que não é sócio o ingresso mais barato é R$ 40,00

Se você for torcedor do São Luiz de Ijuí e quiser ir assistir a partida o INTER fez uma promoção e pagará somente R$ 20,00. Isso mesmo, não é piada os ingressos são mais baratos para os torcedores do São Luiz do que para os torcedores do INTER, e custam a mesma coisa que para os sócios (que contribuem mensalmente com o clube). 

Não faz nenhum sentido e duvído que haja uma explicação plausível, vamos torcer para que tenha sido um engano de algum estagiário, que seja corrigido nos próximos dias, mas de qualquer forma mostra o desleixo com que as coisas são tratadas no INTER, da falta de planejamento e organização em todos setores do clube, até para decidir o preço dos ingressos.

TERCEIRO UNIFORME

Talvez vocês não se lembrem mas eu fiz uma crítica AQUI aos repetidos modelos de terceiro uniforme, queria novidades. Pois ontem criculou na imprensa AQUI que a Nike fará nos seus times um terceiro uniforme amarelo, homenageando a seleção e a Copa do Mundo.

Lembro que na época se dizia que não podia outras cores no terceiro uniforme pois o estatuto não permitia, pois o estatuto ainda é o mesmo, e mesmo assim vai ser feito um uniforme com outras cores, ou seja, ou esse papo de estatuto era um desculpa esfarrapada para mascarar a incompetência ou a Nike é maior que o estauto do INTER, qualquer das alternativa mostra que o INTER não planeja nada com a devida correção, nem o terceiro uniforme

FUTEBOL 

No futebol é onde tudo isso fica mais evidente, o INTER contratou o Abel e com ele toda a comissão técnica, ou seja, o preparador físico, de goleiro, auxiliar, nutricionista etc. todos vinculados ao Abel, se algum problema pontual na preparação for detectado ou demite toda comissão ou permanece o problema.

Ano passado o INTER anunciou o interesse em Saviola e Nilmar, foi a Argentina contratar o Maxi Rodrigues, o jogador não quis pois se sentia responsável pela eliminação do Newells da Libertadores. Resultado de tudo isso, contratou Scocco, sem muita convicção mais com muito custo e pouco mais de 6 meses o jogador revela que quer ir embora.

Forlan chegou atrasado e saiu mais cedo da pré-temporada, ano passado ele já manifestou insatisfação com a reserva, e agora, depois de custar alguns muitos milhões, deve ser cedido para algum clube da América do Norte. Quando chegou diziam que se pagaria com marketing, passados quase 2 anos não se tem notícia de arrecadação com a imagem do jogador, faltou planejamento seja no aproveitamento esportivo, seja no aproveitamento da imagem do atleta.

Bolatti, Cavenaghi e Dátolo completam o rol de estrangeiros contratados pelo Luigi, todos chegaram com cartaz, começaram bem, tiveram lesões e rapidamente foram arquivados pelos treinadores, custaram muitos milhões e não deram qualquer retorno financeiro.

Ontem foi anunciada a demissão do executivo de futebol, o chumbinho, não sei direito quais eram as suas atribuições, sei que em momentos chave (janela do meio do ano e o pós-temporada ele estava em férias no exterior), mas não acredito que o melhor momento de trocar o executivo seja em meio a pré-temporada, mais uma vez faltou planejamento.

CONCLUSÃO

Estes são apenas alguns exemplos, eu poderia citar pelo menos mais uma dezena, mas acho que já deu para pegar a idéia do texto. O ano de 2014 não deve ser muito diferente do que foi 2013, 2012 e 2011, com as coisas sendo decididas na base emoção, sem muito critério ou planejamento.

Tudo fica ainda mais preocupante quando a gente vê que no Campeonato Brasileiro fomos 5º (2011), 10º (2012) e 15º (2013), mas espero que a volta do BEIRA-RIO, que o apoio da torcida seja e diminuição nas viagens seja decisivos para que este ano seja melhor que os anteriores, e que a falta de organização e planejamento sejam menos sentidas ao longo da temporada.

Mudar esse quadro de desorganização e falta de planejamento não é a tendência da atual direção, pois ao que tudo indica eles ainda não enxergaram que esse é o principal problema do nosso clube.


André Flores
@ojogodointer




quarta-feira, janeiro 15, 2014

Numerologia


Quem lê o BV há tempos, sabe que gosto de estatisticas no esporte. Basta olhar a coluna direita do BV.

Por isso gostei dá rara occasião onde um jogador faz calculos e vai a imprensa com papelzinho em mão para se defender de criticas. Nesse caso estou falando do tão criticado por todos Rafael Moura. Ele indignado com as criticas ontem respondeu com suas estatisticas, tentando mostrar que os numeros não são tão ruins assim e de que ele foi prejudicado por pouco tempo em campo e entrando só em fim de jogos.

Não sei se concordo com ele mas ao menos isso mostra interesse da parte dele. Mas tambem, ganhando sei la, 200, 300 mil por mês, fazer um calculozinho num papel de hotel é o minimo que ele poderia fazer. Ou ele poderia ter feito nada. Ao menos fez. Mas ele tem que entender que em 2014 ele vai ter que produzir muito mais do que as medias do passado. A questão é, será que ele tem condições disso?

Por coincidência ontem vi um site que se especializa em prognosticar as estatisticas de jogadores de baseball para a proxima temporada. Baseball é um jogo cheio de estatisticas e a performance de um jogador praticamente pode ser avaliada olhando os numeros. Algo mais dificil de se fazer no futebol. Mas achei interesante demais. Na verdade há varias formulas criadas por pessoas differentes e o nivel de acerto é muito bom e por isso usado pelos clubes profissionais e scouts.

As formulas variam mas basicamente usam como base as estatisticas do jogador nos seus ultimos 3 ou 4 anos, sua idade e até o estadio onde jogará mais (pois estadios de baseball tem dimensões diferentes que afetam as estatisticas). Jogadores mais jovens e mais velhos, a estatistica do ultimo ano leva mais peso. Jogadores em meio de carreia as estatisticas dos ultimos 3 anos pesam igualmente (pois há menos mudança de ano em ano). Há fatores que não podem se calculados como sorte e lesões graves, mas mesmo assim é uma ferramenta importante e que se não acerta em cheio, chega perto nas suas previsões. Essa formula pode não ser perfeita pro futebol mas é uma boa base.

Rafael Moura segundo minhas estatisticas fez 2 gols no Inter em 2012 e só 4 em 2013. Como ele disse foi em jogos limitados. Segundo os calculos dele 19 de titular e 20 entrando como reserva.

Uns tempo atras eu tentei manter estatisticas de gols por minuto, por jogo, jogos por gol e varias outras coisas, mas dava muita mão de obra e não consegui manter. Por isso só anoto Gols e assistência desde 2006.

Se Moura realmente for titular e jogar o ano interiro sem graves lesões a tendência obvia é que ele faça bem mais gols que fez ano passado. Isso é obvio. So no Gauchão ele pode facilmente ultrapassar esses numeros. Mas um fator que começa a pesar é a idade. 30...31 em Maio.

Uma coisa que escrevo aqui há tempos é que 26 anos é em media o auge de idade para um jogador de futebol. Maradona foi campeão do Mundo aos 26. Zidane foi Campeão do Mundo aos 26. Ambos a estrela daqueles times. Falcão tinha 27 no Tri do Inter em 79. Tinha 26 na Copa de 78, mas vergonhosamente não foi convocado. Pior pro Brasil, talvez Falcão teria feito a diferença. Messi terá 26 quando a Copa começar...será que dará Argentina (é em quem eu tô apostando)? O Auge do Ronaldinho Gaucho foi ao 25-26 anos.

Por isso uma coisa é certa, o Rafael Moura já passou do seu "auge" pessoal. Se entre 29-30 ele fez 6 gols em 17 partidas e meia (contando todos os minutos jogados) o que podemos esperar dele jogando teoricamente umas 50 em 2014?

Como no Baseball tem o fator estadio...no futebol tem o fator Campeonato. O Rafael Moura terá uma vantagem que jogará boa parte do Gauchão, um campeonato contra adversários fracos. Então os numeros dele vão melhorar por causa disso. Indo no chutometro, sem formula, alguem ficaria surpreso se ele fizesse 10 gols no Gauchão? Ou mais? Olha o Forlan em 2013, fez 17 gols, 7 foram no Gauchão. Mas tanto faz 7, 10 ou 15 gols no gauchao. O que importa é quantos ele fará no brasileirão. E até lá estara com 31 anos e umas 15 ou 20 partidas (desgaste) já somado no ano. O fato dele vir de duas operacoes simultaneas no tornozelos ano passado não o ajudou em 2013 e ainda não seria um ponto de interogação?

Mas aproveitando o site que Davi postou no ultimo topico (coincidentemente eu já havia escrito esse post que tem conteúdos semelhantes) da pra vê a performance de Rafael Moura nos Brasileirões. Vejamos:

2007 - 24 anos - 0 Gols em 4 partidas
2008 - 25 anos - 7 Gols em 14 partidas
2009 -  26 anos - 2 Gols em 13 partidas
2010 -  27 anos - 9 Gols em 25 partidas
2011 -  28 anos - 11 Gols em 25 partidas
2012 -  29 anos -  2 Gols em 17 partidas
2013 -  30 anos -  3 Gols em 13 partidas

Total 34 gols em 111 partidas.
7114 Minutos em Brasileirões.
1 Gol a cada 209 Minutos.
(O mesmo site tem surpreendentemente Damião fazendo 1 Gol a cada 231 minutos no seu historico do Brasileirão - WP 1 gol em cada 211. Alecsandro 1 em cada 207 minutos. Como referência, Neymar tem 1 gol em cada 144 minutos de Brasilerião.)

Os numeros acima mostram bem a normal tendencia de boa parte de atletas. Auge entre os 25-28 anos e depois a decadência. O Inter está apostando o ano num jogar em decadência. E como o davi mencionou, será que no futebol do inter eles analizam essas coisas de perto? Ou é tudo negocio de occasião? Quem viu Moneyball sabe que no Baseball e em todos os eportes profissionais nos EUA, scouting é um negocio levado muito a sério. Um scout que deu certo no Inter foi a do Fernando Carvalho com Fernandão. FC garimpou o Fernandão. Isso parece não estar mais acontecendo no Inter.

Então SE Rafael Moura conseguir jogar umas 25 partidas no Brasileirão, como ele fez em 2010 e 2011, acredito que ele deve fazer uns 7 ou 8 gols. 9 ou 10 com muita boa vontade. Artilheiro com 20 gols seria uma aberração numerica. Não é impossivel, mas dado o historico dele, a idade e lesões, é quase impossivel.

Será o suficiente para um clube que não é campeão Brasileiro desde 1979?





terça-feira, janeiro 14, 2014

Roleta russa

O futebol, já diria o poeta, é uma caixinha de surpresas.

Eventualmente contrata-se um craque, a peso de ouro e o mesmo entra em declínio, sofre lesões, não encaixa (ou escolha um de outros vários possíveis problemas) e o investimento mostra-se equivocado.

No outro lado do espectro, ocorre de contratações de jogadores sem alarde, inexpressivos e sem expectativa nenhuma acabarem por tornar-se gratas revelações.

A única certeza é que não há garantia de sucesso e portanto, há sempre o risco eventual de errar a mão e aquele reforço tão esperado acabar tornando-se apenas mais um gasto desnecessário.

O que há, entretanto, é formas de minimizar o risco, ou, como preferirem, de aumentar as chances de acerto.

Um componente muito importante é o perfil do atleta.

Qual a característica técnica e tática que o mesmo executa? Estas habilidades do jogador em questão estão em sintonia com as necessidades técnicas da equipe, ou ainda, de acordo com a ideia de futebol a ser implantada pela comissão técnica?

O jogador vive um bom momento técnico? Está feliz e tranquilo em seu plano pessoal? Vem sofrendo de repetidas e frequentes lesões? Está sendo escalado na sua posição de origem?

Pois bem, contratar um jogador é uma ciência. Eu diria mais, é um dom.

O Inter de agora erra muito mais que o de outrora, então qual é o diagnóstico? Falta de sorte? Ausência do Beira-Rio (rá!)? Lesões e seguidas convocações para seleções? Todas as alternativas anteriores?

O problema que identifico é a falta de uma política de futebol e dele derivam-se os demais.

No ano passado o Inter identificou que precisava de um jogador de velocidade e de lado de campo, acabou por tentar Saviola e Nilmar, detentores de tais características, mas acabou por acertar com Scocco, que jamais foi este tipo de jogador. Coerência? (aqui não se discute as qualidades de um ou outro, mas sim as características, o perfil)

Neste ano, foi propalado que a preferência era por jogadores fortes e de velocidade, como pode ser visto aqui (clique). E ai contrataram Wellington Paulista.

Falando em Wellington Paulista, vamos fazer um exercício de análise sobre esta contratação.

O histórico do atleta é o seguinte: (números do site Transfer Markt (clique)

Teve um ano razoável no Botafogo em 2008 onde marcou 7 (SETE) gols no Brasileiro.

Em 2009, no Cruzeiro, teve um excepcional ano, sendo vice-campeão da libertadores, jogando bem e fazendo gols importantes (21 gols em 38 jogos, 2 deles ainda pelo Botafogo).

Ainda no Cruzeiro, em 2010 teve uma queda acentuada de desempenho marcando apenas 09 gols em 30 jogos, menos que metade do ano anterior.

Em 2011 foi emprestado ao Palmeiras, onde entrou em atrito com Felipão e em 25 partidas ao longo da temporada teve a impressionante marca de 2 (DOIS) gols.

Em 2012 voltou ao Cruzeiro onde em 28 jogos marcou 9 gols, todos eles no Brasileiro. Teve um segundo semestre de más apresentações e de muita irregularidade.

Em 2013 foi apresentado por empréstimo ao glorioso West Ham, onde em 18 jogos na Premier League não foi relacionado em 16 deles e nos outros 2 ficou apenas no banco. Pelo mesmo West Ham participou da Premier League sub21 onde em 10 jogos marcou 5 gols.

Ainda em 2013, foi emprestado ao Criciúma, onde em 24 apresentações marcou 11 vezes no Brasileirão, sendo 4 (quatro) destes gols de penalti.

Vamos contextualizar que o atleta veio sem custos, apenas pelo salário. E que de certa forma, as características são similares a de Damião, ou seja, um camisa 9, finalizador.

Agora vamos adicionar à análise o fato de que o atleta não teve um bom desempenho nos últimos 4 anos, sendo a única temporada realmente boa de sua carreira o longínquo ano de 2009. Isto indica um claro e manifesto declínio técnico.

É importante colocar também em foco o fato de o atleta participar pouco em relação ao número de jogos, sendo que nunca na sua carreira o atleta participou de mais de 40 jogos numa temporada. Para comparação, o Inter tem uma média superior a 60 jogos/ano. Isto indica problemas físicos, falta de continuidade e falta de regularidade.

Por fim, como os números não mentem (mas também não contam tudo), faça um breve interrogatório com torcedores de Palmeiras, Cruzeiro e Criciúma a respeito do nosso “reforço”.

Eu fiz, e apenas para citar dois exemplos, um amigo cruzeirense disse que depois do título do Brasileiro deste ano, a segunda maior alegria recente foi ter se livrado desse cara. Já um amigo barriga-verde simplesmente o chamou de Câncer Paulista (sic).

Nada contra, mas se o cara não consegue ser referência no Criciúma, um parâmetro muito abaixo da grandeza do nosso clube, tirem suas conclusões.

Pode dar certo, e WP9 (haha) começar a fazer gols, ganhar confiança e ser a solução de nossos problemas? Pode.

Mas a chance de acerto é muito pequena. Os riscos são muito altos e as probabilidades estão contra nós.

E é assim que desde 2010 o Inter toca o futebol.

Trocando jovens de qualidade superior (Sandro, Giuliano, Oscar, Fred, Damião, Moledo…) por apostas de qualidade duvidosa (WP, Wilson Mathias, Alecssandro, Airton…)

Contratações com alto grau de risco, sem aparente avaliação criteriosa, e o pior, que oneram as finanças do clube, deixando como legado apenas uma situação financeira cada vez pior.

É difícil ficar otimista para 2014.

O futuro a curto prazo do Inter passa por uma reavaliação da política de futebol e uma análise maior e mais criteriosa do plantel e de eventuais reforços.

A sorte está lançada.

E depender da sorte, no futebol, é um jogo muito perigoso.

@Davi_Inter_BV