quinta-feira, dezembro 25, 2014

REUNIÃO CD #16


Ontem houve uma reunião do Conselho Delibertativo, para tratar da proposta orçamentária e assuntos gerais.Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato.

ORÇAMENTO

Como já expliquei outras vezes, todo ano no mes de dezembro a direção envia para o Conselho Deliberativo a proposta de orçamento, onde diz o que pretende arrecadar e quanto (com bilheteiria, venda de jogadores, premiações, quadro social, etc....) e o que e como pretende gastar (salários, contratações de jogadores, manutenção, etc...).

O Conselho deve aprovar, ou reforma, esse orçamento e a ele a gestão fica vinculada, ou seja, pela disposição do orçamento a gestão fica mais ou menos vinculada a determinados limites de gastos.

A gestão atual enviou um orçamento com uma série de problemas, mas além disso, quem irá executa-lo é a nova gestão. Em razão disso o Conselho Fiscal se manifestou pela aprovação do orçamento, com a ressalva, de que a nova gestão deveria enviar uma nova proposta orçamentária em 90 dias.

A justificativa é bastante plausível, o clube não pode ficar sem orçamento aprovado, por questões legais e contábeis, e a nova gestão teria um tempo suficiente para enviar o Conselho uma proposta de orçamento.

Após longo debate, em que muito se falou sobre a proposta enviada pela atual gestão, e pouco sobre a proposta do Conselho Fiscal, após manifestação minha, explicando o que falei ai acima, foi decidido votar, e votamos, e aprovamos, o orçamento com a recomendação do Conselho Fiscal.

ASSUNTOS GERAIS

Diversos oradores se revezaram na tribuna e muitos temas interessantes foram tratados, alguns (inclusive eu) falaram a importância da implementação de ferramentas de transparência na gestão, essa é uma bandeira antiga que eu defendo e cada vez mais ganha corpo.

Meu amigo, e Conselheiros do MAIS INTER, Jasson falou da questão do Parque Gigante (esse assunto também foi abordado por alguns Conselheiros), pois ainda mais agora no verão fica evidente o quanto o nosso Parque Gigante está mal administrado, precisando de melhorias e investimentos.

Os novos Conselheiros foram saudadados, muitos Conselheiros falaram das eleições,  da democracia pulsante de nosso clube, da importância da pluralidade, e diversos outros temas,

Mas o que realmente me chamou a atenção foi a fala do Conselheiro e Bolzoni, que leu trecho dessa entrevista AQUI concedida pelos Conselheiros Max e Diana.

O Contrato tem 20 anos, qualquer alteração, aditivos, compensação, ainda mais as que vinculam ao clube por mais de 4 anos, tem obrigatoriamente que passar pelo Conselho Deliberativo. 

Se houve qualquer acerto, sem passar pelo Conselho, no apagar das luzes da gestão Luigi, além de muito grave é ilegal, e certamente ainda será alvo de muito debate nos próximos dias.



André Flores
@ojogodointer