terça-feira, dezembro 16, 2014

E agora?!

Passada a eleição, esta conduzida com serenidade e em alto nível, temos eleito o novo presidente colorado. Píffero terá um mandato de 2 anos para resgatar a época mais vitoriosa do clube, onde ele mesmo foi protagonista, seja como diretor de futebol ou mandatário mor.

O nº de eleitores que efetivamente se manifestaram foi muito aquém do potencial ou até mesmo do esperado, um certo reflexo que o torcedor está incomodado com os rumos políticos do clube, onde o interesse único do bem estar do clube muitas vezes parece ser relegado em prol de politicagem ou interesses de cunho pessoal-partidário.

E Píffero já encontra-se em um grande dilema: devido até em certa parte seu amadorismo, acabou por ver-se sem seu treinador favorito e de certa forma também acabou em uma única jogada afastando seus planos "B" (C, D, E...).

Píffero não é noviço no futebol, entretanto acabou dando diversas declarações inoportunas ou desnecessárias, e dado as circunstâncias dos nomes que restaram disponíveis no mercado, ou o mesmo engole o orgulho e parte para um treinador estrangeiro, ou irá terminar refém de nomes que em certa forma provocam calafrios nos colorados: Roth, Mano, Argel, entre outros menos cotados.

A avaliação que faço, e já incorri sobre isto diversas vezes ao longo do ano é que o trabalho de Abel foi insatisfatório, de baixa qualidade mas sobretudo de péssimas perspectivas. O mesmo jamais conseguiu dar um padrão tático à equipe e diversas vezes foi protagonista de verdadeiras bagunças na organização do time.

Aprovo sua não continuidade no clube, mas lógico que a emenda pode ficar pior que o soneto, e dado os nomes que recentemente já treinaram o colorado e fica quase impossível não ficar apreensivo no que vem por ai.

Das opções que me agradam, gostaria muito de ver Sampaolli nas bandas do Gigante. Suas equipes são intensas, rápidas e agressivas, e sua postura em campo é reflexo dos seus times. Além de ser um treinador em ascenção, seria um sopro de renovação em um ciclo vicioso de treinadores que parece repetir-se continuamente.

Não há tempo a perder, alguns reforços interessantes já foram anunciados pelos nossos concorrentes e por ora só temos especulações e barrigadas da imprensa.

Dentre os nomes ventilados, numa compilação rápida podemos citar Henrique, Nilton, Luis Adriano, Sóbis, Montillo, Barrios, De Arrascaeta, Dudu entre outros. Difícil crer que sejam mais que algum ou outro anunciados, apesar de sua comprovada qualidade.

Um bom treinador é importante, mas seu papel deve ser relativizado, haja visto que sem um grupo de boa qualidade e com alternativas táticas e técnicas e nenhum treinador será capaz de operar milagres.

Há muito trabalho pela frente, e começa por anunciar departamento de futebol, treinador e reforçar a equipe.

Neste momento, de início não tão animador, só nos resta esperar.

E rezar.

@Davi_Inter_BV