terça-feira, outubro 14, 2014

Encruzilhada

Escrevi semana passada que o Inter era uma equipe sem atitude, com uma postura (aqui) derrotista.

Após a atuação constrangedora contra o Cruzeiro eis que acontece a hecatombe contra a fraca equipe da Chapecoense; uma crise se anunciava com apetite voraz para engolir todas as aspirações coloradas a um fim de ano digno.

Domingo passado o Inter encontrou-se numa encruzilhada: ou vencia, ou vencia. Qualquer resultado diferente não apenas seria catastrófico animicamente, mas também significaria uma provável saida do G4, com consequências talvez irreparáveis.

Entretanto, acostumado a inverter tendências, o colorado nos contemplou contra o Fluminense com uma atuação briosa, de bom futebol e sobretudo muita garra e alma: desta vez não faltou atitude. Após sofrer o gol no fim do jogo, outrora era temerário sofrer a virada; todavia Sideshow Bob Valdívia guardou um belo tento nos minutos seguintes, garantindo os 3 pontos e a retomada de um fôlego que parecia prestes a se esvair.

A torcida colorada foi um espetáculo a parte: após um revés constrangedor de 5 a 0, 30 mil (repito, TRINTA MIL)  apaixonados torcedores apoiaram na conquista de pontos fundamentais.

Com a retomada da vice-liderança, jogo em horário nobre, quiça em um belo dia de primavera e o fato do embate ser contra o rival mais odiado recentemente e a projeção de 40, 45 mil colorados parece não apenas provável, como INEVITÁVEL para o próximo domingo.

Se o eletrocardiograma de desempenho colorado não permite sonhar, a tabela que se avizinha apenas corrobora esta tese.

O Inter terá pela frente na segunda metade do turno confrontos contra concorrentes diretos. 7 dos 10 jogos restantes serão contra a turma de cima, o "famoso" (?!) G10: (Corinthians, São Paulo, Grêmio, Atlético-Mg, Santos, Goiás e Flamengo). Os demais jogos, contra Palmeiras, Figueirense e Bahia estão longe de ser jogos jogados, haja visto termos sofrido derrotas recentes em casa para os 2 últimos.

Apesar da distância perante o Cruzeiro ter retornado aos 6 pontos, o verdadeiro campeonato do Inter parece ser o G4 (e uma vaga na libertadores). Se os astros alinharem, o Inter crescer de produção a olhos vistos e o Cruzeiro amarelar como nunca, ai quem sabe poderemos aspirar por algo maior, mas aconselho aos colorados prudentes evitarem maiores expectativas.

Assim, este jogo de domingo não precisa de maiores ingredientes para apimentar um clássico cujas memórias deixa um gosto de bile e ácido na boca dos colorados. É quase um campeonato a parte.

Vencendo o Inter abre 7 pontos de vantagem para o time da CBF, consolida-se na vice-liderança e permite projetar apenas mais 10 a 12 pontos em 9 jogos para chegar a competição continental.

É também o jogo da equipe de 2ª melhor campanha caseira contra o 3º melhor visitante; é o jogo do 4º melhor ataque contra a 2ª melhor defesa; é o jogo de cujas equipes estão entre as que mais passaram jogos com os famosos clean sheets (sem sofrer gol); é o prelúdio de um grande jogo, uma guerra, e eu vou além: é praticamente uma pré-libertadores para o Colorado.

Mais uma encruzilhada avizinha-se; se as escolhas são simples, contudo as consequências são devastoras.

O Inter precisa decidir se volta a oscilar, reabilitando um concorrente direto ou afirma-se de vez, optando pelo caminho da vitoria (seria apenas a 2ª contra times do G6).

50 mil colorados estarão no Gigante cantando em uníssono.

Nesta encruzilhada, só resta torcer para que seja feita a escolha certa.

@Davi_Inter_BV