quinta-feira, setembro 11, 2014

Tradição desculpa pra Preconceito?

Tradição não é nos dias de hoje desculpa para se ter ou pior manter algum preconceito seja Racial, Sexual, Religioso etc. Por muito tempo foi, mas no seculo 21 as coisas estão mudando rapidamente. mas ainda hoje existem muitas pessoas que acham que são melhores por ser de certa cor, certa religião ou certa orientação sexual. Ter um amigo Preto, gay ou ateu não é isenção de possivelmente ter preconceito. Inclusive muitos racistas dizem "Eu não sou racista, meu melhor amigo é Preto!".

História mostra que Tradição não é algo fixo. Se adapta com os tempos. Avança. Muda. Muitas vezes para melhor.

Então agora Leia exclusivamente esse texto de 1952 semanas antes do Grêmio contratar seu primeiro negro. O Jornalista da epoca, 'G. Coimbra escreveu o seguinte na sua coluna do jornal Panfleto da tarde:

______________________
Os Pretos da Azenha
8 de Março de 1952

Nunca finquei o salto da minha bota no Estádio da Baixada. Nunca vesti uma camisa do Grêmio. Não sei o hino. Prefiro o Cruzeirinho.

Sou a favor dos pretos. Vejo pretos andando pelas calçadas perfeitas aqui nos pampas e acho extremamente civilizado. Sou contra qualquer tipo de discriminação racial.

Feita essas ressalvas, gostaria que alguém me respondesse a uma questão sem qualificar a pergunta ou o perguntador, apenas para esclarecer minha mente obnubilada. A pergunta é a seguinte:
Por que esse Preto PRECISA jogar no Grêmio?

Essas associações, os Clubes, tem TRADIÇÕES. É uma entidade particular, privada, um Clube não é público, nem estatal. Eu, particularmente, não vou ao Estadio do Grêmio porque não tenho nenhum interesse em cultivar suas tradições. Eles, lá os Gremistas, eles têm.

Brancos jogam no Grêmio porque fazem parte das tais tradições deles. Negros não fazem parte das tradições deles. Nem usar camisa vermelha. Nem cantar gloria do desporto nacional.

Eu não sou Preto. Se fosse, não seria Negro no Grêmio, porque no Grêmio eles não querem que as pessoas sejam negros.

Vou repetir: TRADIÇÃO é feito para que se cultuem as TRADIÇÕES. Entre as TRADIÇÕES não está lá Negro no time do Grêmio! Logo, quem é negro não pode ser negro lá pois existemTRADIÇÕES.

O mundo já está cheio de conflitos, as confusões nos procuram. Para que ir atrás delas? Cada um fica na sua.
______________________

Revoltante não? Pra mim é.

Agora leia isso aqui. Qual a diferença? Um dia o neto desse jornalista vai ler esse texto dele e vai "ver" como a gente vê o texto acima de 52. O objetivo do jornalista da ZH pode ter sido honesto e tentativa de ser nobre (como a do "colunista do panfleto da tarde" mas está no lado errado da História.

Let me spell it out (BV Girias em Inglês #459): O David Coimbra no seu texto usa Tradição como desculpa para entidades continuar descriminando pessoas. Desculpe Sr. Coimbra mas enquanto Tradições são legais, preconceito é preconceito. 

O que é mais importante...uma tradição ou o direito de um ser humano? Alguem escreveu no Twitter...."Nem brinco deixam usar no CTG" . Eu digo...sim tudo bem...mas brinco é um objeto, não um ser humano com sentimentos e sonhos.

(O texto de 52 é uma adaptação do texto de hj no link, para mostrar como preconceito hoje pode parecer nos olhos de amanhã)