quinta-feira, setembro 04, 2014

ESTATUTO, RACISMO, SULA

Sócios voltarão as urnas em dezembro para escolher presidente e Conselheiros

Uma forte dor de garganta me tiraram do jogo da última quarta e acabei nem fazendo post semana passada. Agradeço ao Lucas que mandou imagens, mas foi impossível postar. Dito isso vamos ao post da semana.

VOTA SIM

No último sábado houve a votação da reforma do estatuto, eu já tinha deixado minha opinião AQUI, e a maioria esmagadora dos sócios votou favoravelmente a mudança que moderniza nosso estatuto, (AQUI o texto do novo estatuto).

Durante a votação se espalhou o boato de que o SIM poderia tirar do sócio o direito a voto, até mesmo um e-mail foi enviado com esse argumento, que em absoluto corresponde a verdade, o email dizia o seguinte:

"O associado corre o risco de perder direitos de votar e ser votado nas eleições do Internacional, tanto para a Diretoria quanto para o Conselho Deliberativo, pois pelo novo estatuto o Regimento Eleitoral de cada pleito regulamentará este direito (artigo 11, inc.2 da proposta)."

Não sei se por ignorância mas há uma equivocadissima interpretação do estauto, o direito a voto dos Sócios está garantido no Art. 21:

"Art. 21. A Assembleia Geral é constituída pelos associados no gozo de seus direitos estatutários, com voto pessoal e unitário, maiores de dezesseis (16) anos, que tenham  sido admitidos pelo menos um ano antes do término do ano anterior ao da reunião."

Já o Direito a ser votado está no Art. 26, §2º:

"§2º - Os membros eleitos pela Assembleia Geral, titulares e respectivos suplentes, serão escolhidos dentre os associados que, no gozo dos direitos estatutários, tenham inscrição no quadro associativo do Clube até o dia 31 de dezembro do ano par anterior à eleição, observado o seguinte procedimento:
..."

Não vou cansar vocês com complexas teorias Kelsenianas, que só interessam a nós operadores do Direito, mas em resumo, um Regimento é hierarquicamente inferior ao estatuto e não pode contraria-lo. O Regimento vai somente regular a forma, lembrem que nosso clube foi pioneiro na eleição direta, nas urnas no interior, no voto por correspondência, no voto pela internet, então o regimento apenas regula a forma (prazo para se cadastrar e votar pela internet por exemplo), jamais poderia suprimir Direitos

Não sei o que levou a essa errada interpretação do estauto, mas é fato que falseou com a verdade, e causou alguma confusão. Discordar, achar que é ruim, ser a favor ou contra é da Democracia, mas me senti obrigado esclarecer isso, para que não houvesse dúvida.

Vocês podem ficar tranquilos, com o novo estatuto nosso clube da mais um passo em direção a democracia em dezembro teremos eleição no pátio e o sócio vai decidir o futuro do INTER.


RACISMO

Ontem o gremio foi condenado por atos racistas de seus torcedores (alguns deles sócios), eu não costumo falar deles, nem vou entrar no mérito do julgamento ou da pena, pois esse é um blog de COLORADOS e para COLORADOS, mas uma coisa gostaria de falar.

Saci é nosso tradicional mascote

Alguns anos atrás criamos o mascote dos projetos sociais (o Escurinho) se a ideía era contrapor o racismo de torcedores deles, deu completamente errado, pois ele acaba servindo de justificatificativa e legitimando os racistas que chamando o Zé Roberto ou Paulão de macacos, e até mesmo o goleiro do Santos. 

Eu na época fui contra, inclusive escrevi ao marketing e a Presidencia, mas não adiantou. Acho que esta mais do que na hora de aposentar esse mascote e tratar essa questão como a seriedade que merece e não apenas como folclore.

SULAMERICANA

Hoje a noite o INTER enfrenta o Bahia pela Sulamericana precisando reverter o primeiro resultado negativo, vai para o jogo com vários reservas, e eu pergunto E DAI???? 

Alex jogará na luta pelo Bi da Sulamericana

Nossos reservas tem que ser capazes de vencer o jogo, de jogar com garra e motivação. Vendo os lances dos jogos de ontem de botafogo, flamengo e CAP fiquei com ainda mais certeza que dá, mas para vencer tem que jogar também com coração, ou como dizem os argentinos "dejar todo en la cancha"

Esse tem que ser o espírito, essa tem que ser idéia desde o primeiro minutos, afinal mesmo desflacados temos mais time, mais qualidade e até mais folha salarial que o adversário!


André Flores
@ojogodointer