quinta-feira, julho 10, 2014

Implosão!

Caíram nossas torres gêmeas...

Apesar do mal gosto na comparação a sensação anímica, pelo menos para quem torce pelo Brasil, foi parecida de ver as quedas das famosas torres de Manhattan pela TV na tragédia real. Por favor, não me confundam, não estou nem de perto comparando de fato com a tragédia humana dos americanos do norte a imitação de tristeza vivida pelos americanos do sul em 08 de julho. A perda da copa causou apenas milhões de corações despedaçados no sentido figurado. É só secar as lágrimas e seguir a vida com o aprendizado que só o esporte pode trazer sem muita dor estando aptos a realizar novos e maiores sonhos.

Explicação dada, me permito a licença poética de repetir: caíram nossas torres gêmeas! Desmoronou nosso grande landmark. Mais do que qualquer clichê, o futebol nos identifica como brasileiros em qualquer canto do mundo. Isso é inegável.

Porém, não é esse futebol que vem sendo apresentado ha anos pela seleção brasileira. Nada disso. Perdemos nossa identidade. Perdemos e a maioria tinha uma visão distorcida dela, como quem entra em uma casa de espelhos. Por isso a perdemos.

Além disso, ha anos se arrastando em um perceptível processo de degeneração, era um dano (não fatalidade) que poderia acontecer. Com certeza a culpa não é dos atletas, a maioria eu respeito como profissionais, alguns além disso pelo talento e mais alguns poucos pelo talento aliado a seu caráter e postura. 

Arrisco dizer até que a culpa não é do 'Felipon', não toda pelo menos, a ele cabe, talvez, a parte da culpa que fica destinada aos cúmplices, aqueles que colocam munição na arma e a deixam desprotegida ou quem faz vista grossa com detalhes de segurança falhos.

Mais Capas de jornais AQUI

Na verdade, meninos e meninas, o processo os consumiu (bastidores, imprensa, pressão... plumas e paetês). Alguns não sabem que a maioria dos gols da copa de 1970 feitos pela seleção de Pelé e toda turma saíram de jogadas de contra-ataque. Pasmem: foi pegando no contrapé os adversários que a Seleção Brasileira conquistou a terceira copa. 

Claro, aliando com toda elegância e plástica que os brasileiros imprimiram a esse jogo. E você, hein, todo esse tempo vendo o jogo pelo lado errado. Isso está lá, número por número, registrado em fonte seguríssima e disponível nas melhores livrarias.

Quando o Felipão colocou o Bernard no lugar do Neymar pra enfrentar esse time germânico que joga como uma Sinfonia do Beethoven, deu um certo nó no estômago. Ele também estava vendo o jogo pelo lado errado. Mas como brasileiro, eu acreditava num milagre.

Uma animação da SporTV me deixou assustado dias antes. Eles mostraram a movimentação da seleção alemã. Era um polígono vivo com os jogadores alemães se movimentam por todo o campo e todos participando da formação. Impressionante. Pena que não achei o vídeo. Até o Neur participa da formação. Não é acaso ou desespero ele jogar como líbero. Ele se adianta pra manter o time compacto. Mas eu acreditava no milagre.

Não deu.

Mas o placar não expressa a diferença técnica dos times. É um retrato sim da diferença do amadorismo com que é tratado o esporte de maneira geral no Brasil com o profissionalismo na Alemanha. Não precisa ir muito longe, na América mesmo: os USA deram mais trabalho que nós aos alemães. Lá viver de esporte e ter formação caso o plano de errado não é questão só de sorte (ou missão impossível).

Mas auto lá! Muita calma nas análises e decisões. Logo, vai ter gente dizendo que perdemos porque o Felipão não "caça tatu" e "nem come meleca" em público. Parece que quem ganha é o exemplo imediato a ser seguido como zumbi e tudo que foi feito está errado. Pode até ser em parte, mas antes é preciso entender porque perdeu. O que está errado, para acertar o rumo e construir uma solução que atenda as nossas necessidades e respeita a nossa realidade. E não estou falando do abominável "jeitinho", nem ser tolerante com crimes. Duas coisas que devem desaparecer para o nosso futuro, não só esportivo como também uma nação.

Logo, logo teremos os "gênios" que a menos de um mês diziam que a Espanha era o exemplo a ser seguido, dizendo que devemos imitar os deuses germânicos. Mas somos maiores que isso. Até mesmo que a mediocridade de alguns setores da imprensa (felizmente poucos, infelizmente influentes).




@cristiandrs


PS: Tenho lida tanta bobagem... mas TANTA bobagem. Agora virou o campeonato mundial do "eu falei" e "eu não disse?" (isso eu roubei de alguém da ESPN). Mas a maior imbecilidade, a maior idiotice que eu li, DISPARADO ( e olha que eu cuido pra não ofender ninguém desnecessariamente, mas ele não se ajuda) foi do "mago" David Coimbra. Uma salva de palmas pra ele e sua esperteza em dizer que a culpa é da "lei Pelé". Claro, mr. Davi, é a lei federal 9.615 que faz do futebol um "clube de amigos", usa mal os recursos limitados dos clubes, não cuida devidamente das categorias de base, protege corruptos, distorce informações e faz todo o esporte ser gerido de maneira amadora. HA! É a lei também que forma mal os professores de educação física, que faz a prática de esporte ser vista como lixo, que impede que tenhamos ligas amadoras bem organizadas e muito menos ligas universitárias, que faz que não se tenha nenhum apoio a atletas, que profissionais sejam tratados que nem cavalo de carroça jogando em horários inadequados e campos ridículos... Claro David! CLARO DAVID COIMBRA! MAS, eu te entendo bem, fica muito, mas MUITO mais fácil manipular meia dúzia de dirigentes e encher os bolsos de dinheiro do que num mercado formal de trabalho. Pergunta se o garçom quer que sua força de trabalho seja propriedade do dono do restaurante, imbecil!


PPS: [EDITED] atualizando pela informação do Leitor Alexandre Peña, o David Coimbra está morando nos Estados Unidos para fazer um tratamento de saúde. Melhoras muchachio! Fique bom logo para podermos te xingar e discordar do teu gremismo mais a vontade =P MAS, principalmente, para que tu possa curtir a vida em sua plenitude. Que tenhas sucesso no tratamento! David Coimbra, eu sei que tu lê aqui porque o vídeo da TV dos USA que tu sintonizou diretamente de Porto Alegre "pra saber o que estava sendo dita sobre a 'Cidade Pequena'" de forma mágica (daí vem o "mago"), com tradução pior que um amigo meu bêbado num bar de Nova Iorque, saiu do dono desse buteco colorado virtual aqui, called BV. Porque aquela era uma exibição de uma TV americana, para cidadãos americanos que moram nos USA, postada no youtube por um cidadão americano... Tudo bem que eu acho semelhanças entre POA e NYC, mas não é pra tanto

P-PPS: Não esqueci da promessa de quarta passada, ficou pra próxima (quase como aqueeele burro da rifa do padre). Mas, era um momento que precisava de uma atenção especial.