sexta-feira, maio 16, 2014

Tempo!

Pausa no jogo.

Da cornetagem, esclareço. Preciso de alguns minutos de pausa no modo [+perfeccionista] para fazer algo necessário neste momento:

PARABENIZAR os jogadores do Inter, a comissão técnica e, com certo receio e uma pulga chata atrás da orelha, a direção (mas, vejam bem, se vocês me perderem o Aranguiz, não respondo por mim!).

Há algo de novo no ar, este ano. Muito novo, mas ainda um tanto incipiente para que possamos acreditar mais piamente. Porém, é preciso RECONHECER que desde 2010 não vemos o time chegar nessa época do ano apresentando um crescimento no futebol apresentado, em relação ao Gauchão. Ano após ano, vemos o futebol do time ruir diante dos adversários mais qualificados do BRão, LA ou CdoB. A última vez que tivemos uma melhora do futebol no meio da temporada foi em 2010, quando Roth assumiu e o time jogou um futebol primoroso nas finais da LA (e só, também...).

Desde então, ano após ano, vimos uma brochante decaída do time no decorrer do ano, mesmo no ano passado quando, por acaso (hoje podemos dizer isso), chegamos a liderar o campeonato. Mas foram 2 ou 3 jogos bons por acidente. Não foi um crescimento.

Agora, porém, vejo o time crescendo jogo a jogo, afirmando as melhores qualidades e enxergando com exatidão os pontos fracos. As falas dos jogadores e da comissão tem me agradado demais! A fisionomia do Abelão ao lado do campo também. No último jogo, ele estava claramente PUTO com o time, nos momentos em que perdeu completamente a postura tática defensiva, deixando o Cuiabá exercer alguma pressão. Eu via no rosto dele a mesma raiva que eu sentia ali, na frente da tv. Algo que faltou demais ao Dunga, no ano passado.

Por isso, acredito que este ano PODE ser mesmo diferente. Título? Não sei, há muita água pra rolar. Mas DISPUTAR todos? Acho que sim. E isto tem me permitido voltar a ter emoção nos jogos. Há muito tempo que assisto os jogos do Inter com sangue doce, mesmo quando sóbrio (rsrsrsrs). Não levava a sério por saber do quase certo fiasco que o time iria proporcionar.

Mas no jogo contra o Atlético, me vi torcendo e sofrendo como há muito não ocorria. Nesse jogo o time me CATIVOU novamente. Jogaram com uma vontade de superar não apenas o adversário, mas também os próprios erros anteriores, como há muito eu não via. Saíram perdendo numa infelicidade do Ernando (que é ÓTIMO zagueiro e o tempo vai mostrar), mas o que se viu depois foi espetacular. Se a crítica era a queda de produção no segundo tempo, nesse jogo os jogadores mostraram que sabem do problema e que podem melhorar.

Agora, o time está perfeito? Óbvio que não, longe disso. Pode e deve melhorar, especialmente quando resolve pisar no freio e recuar um pouco mais.

Quer recuar, pra descansar? Ok, recuem, mas o façam direito. Aprendam uma defesa sólida, com duas linhas de 4 "a la Mourinho", que nos dê a segurança de que vocês sabem o que estão fazendo. Entendo que um time com jogadores acima de 30 como o nosso não tem condições de ficar os 90 minutos no ritmo em que começa. Mas precisa saber defender direito. Mas sei que Abel está observando isso e sei que tentará melhorar.

Olha, confesso que apesar do receio estou mesmo começando a ACREDITAR.

Sentimento bom esse. :-)

Alex está jogando DEMAIS.
Aranguiz encaixou tão bem no Inter, que acho que nem ele acredita no que está jogando!
Dale é o "Dale": será eternizado como um dos maiores camisa 10 do clube.
Patrick está crescendo a cada jogo, sinto que está pouco a pouco sentindo o sangue avermelhar.
Moura, com toda a sua limitação, está se dedicando 100% e muito comprometido. Me serve!!!
Willians melhorou demais este ano, pois está se concentrando no que sabe melhor.
Os laterais são limitados, mas com um pouco mais de ajuste, acho que dão conta do recado.
A zaga, eu gostaria de ver como titulares o Ernando e o Paulão. Ernando é o Juan novo, acreditem. Mas precisa jogar, pegar ritmo, confiança e entrosamento. Mas, ainda assim dou meu voto de confiança ao Juan. Quem sabe o Abel consiga ajustar a zaga mantendo ele. Veremos.
E Dida, por fim, dá muito mais segurança, apesar de alguns erros (que ele sempre cometeu, diga-se, mas são poucos).

E agora, feita esta importante ressalva e tendo tirado esta pequena folga, retorno ao modo [+perfeccionista]!

Não quero desculpas nestes jogos restantes da primeira fase, por serem fora de casa SEMPRE. Vocês tem que ir pra VENCER. Saibam se defender direito, para sair no contra-ataque que, convenhamos, está finalmente encaixando e estamos nos tornando perigosíssimos, seja com a bola nos pés, seja nos contra-ataques. Esse nosso meio de campo é um luxo!

Vamo, Inter!