segunda-feira, abril 14, 2014

O que fazer agora?


Falar da sova que demos no RBS FC ontem seria muito fácil, mas já passou. Foi divertido! Aquele quarto gol acho que todos os colorados vibraram exatamente como o Alex! Que baita gol! Aquilo não é gol de grenal! O primeiro dele sim, é gol de grenal, mas aquele quarto gol foi demais! Foi prá lavar a alma mesmo!!

De um corneteiro irredutível..... Valeu mesmo Inter!

Fizeram exatamente o que tinha que fazer ontem. Tomaram pressão no começo, seguraram, tomaram as rédeas, abriram o placar, e depois gol, gol, gol e segura o jogo. Tudo bem, podia ter feito mais, mas também não é só dizer, vai lá e faz mais, né.... Foi ótimo, todos de parabéns.

Agora, o que vem a partir da semana que vem.

Não vou repetir o que o Louis falou no post mais recente dele. É aquilo mesmo.

Mas vou repetir outra coisa.

Uns meses atrás, escrevi aqui sobre minha teoria de jogar a vida no Beira-Rio. Fazer do Beira-Rio um lugar onde os três pontos eram certos. Era só questão de adivinhar o placar. Temos time prá isso? Não sei, mas com certeza temos estádio, e a torcida tá aí, adormecida, mas com certeza vai acordar se vier o chamado. Lembram o que era o Beira-Rio na Liber2006? É aquilo.

E este chamado é exatamente isso, fazer dos jogos em casa finais de copa do mundo. Comer grama, sujar o calção, fazer 3 no primeiro tempo e a cada gol ir buscar a bola na rede como se precisasse do placar.

MASSACRAR os adversários. Com 19 jogos em casa, marcaríamos 57 pontos. 57 pontos com 50% dos jogos. Tudo bem, bota uns 2 empates aí contra Corintia e Framengo pq a cada ano vai ser mais proibido ganhar desses vermes da Globo, mas mesmo assim, são mais de 50 pontos na metade dos jogos.

Na outra metade, fora de casa, a estratégia tem que ser jogar contra os menores do mesmo jeito que joga em casa, jogar com cautela com os times ajeitadinhos, e jogar prá um empate bem segurado (vitória com sorte) contra os grandes.
Imaginem uma campanha fora de casa assim: 19 jogos - 5V-7E-7D: Isso dá 79 pontos no total. Tirando os pontos que são proibidos de se obter (corintia, framengo), dá pelo menos uns 75 pontos. Se não é pontuação de campeão, é o suficiente prá botar na briga, e ir pros últimos 7, 5 jogos com a faca entre os dentes.

No mínimo Libertadores. E do jeito que a Libertadores está este ano (várzea, mato, capim), ano que vem a chance é boa.

Esse tem que ser o espírito prá esse ano. Jogar no Beira-Rio (imponente, cheio, rugindo) amassando os adversários, e jogar fora com inteligência, com a tabela de baixo do braço, gerenciando a pontuação, a distância, os adversários.

Não vai ser tão perfeito assim. O D'alessandro vai ser suspenso umas 3 vezes (amarelos, vermelhos), vai se machucar pelo menos uma vez... Arango (sim, o nome dele é Arango. Aranguiz foi o apelido que o Muçum botou nele) vai ser convocado... Dida/Muriel vão eventualmente falhar, nós sempre jogamos contra 14, etc....

Seria fácil demais contar só com a matemática, mas o que mais importa é a vontade, é o objetivo, é traçar a estratégia e tentar mantê-la da maneira mais fiel possível.

Boa semana.

ps. falta dois meses prá Copa. Cumé gurizada? Vamos agilizar um fut-churras? E o bolão? Temos quórum aqui?

ps2. Abraço pro meu pai, o cearense mais colorado do mundo, que faz 60-e-lá-vai-pedrada hoje!!