terça-feira, abril 01, 2014

Beatagem Previsível

Tô aqui na minha, numa boa..curtindo o primeiro dia do ano...talvez nos ultmos 5 meses a chegar perto dos 20 Graus...

Mas.....

Depois do GreNal, fiz um post bem justo ao time... estava e estou feliz com o resultado e performance no GreNal. Como qualquer Colorado vibrei BASTANTE com os gols e a vitória. Sinceramente nem lembro da ultima vez que vibrei tanto com gols do Inter...

Mas.....

Depois do GreNal começou um fenomeno pelo blog, facebook, twitter e imagino outros sites... um fenômeno que não me surpreende porque eu previ isso meses atras aqui mesmo no BV. Mas extremamente irritante:

A beatagem está em força total tentando fazer do Rafael Moura um craque Messiano. Beatagem previsivel ... tola .... Zumbistica ...

Minutos depois do GreNal começou. Meu Primo, vcs conhecem, o outro Schroder... adoro meu primo mas é o Rei dos Beatas... me mandou uma mensagem no Facebook "E agora primo vai continuar falando mal do Rafael Moura?".  Outros aqui no BV questionaram: "Vai tirar He Man da Lista Jihad" ou nem questionaram ... pediram sua retirada.

Me desculpem Primo e alguns Leitores do BV...vocês não me conhecem ainda? Eu não mudo de opinião por causa de UM instante. UM jogo. UMA coisa isolada. SIM eu POSSO mudar de opinião, mas não vou mudar assim como o vento! Não vai ser um joguinho ao meia duzia de gols contra times da Serie F que vai fazer eu achar que "Pô Rafael Moura realmente é o cara! Eu estava enganado".

AINDA MAIS porque EU JÁ SABIA QUE ELE IA FAZER UMA TONELADA DE GOLS NO GAÚCHÃO. Isso não é novidade pra mim! Talvez pra vocês...pra mim não. EU JÁ SABIA. Por isso não vou ficar maravilhado com uns golzinhos do He Man mesmo em GreNal. Fez nada mais que seu dever! O teste para o Rafael Moura não é Gauchão nem GreNal isolado...é o Brasileirão.

Agora Veja o que escrevi em JANEIRO de 2014 pra entenderem a diferença entre VISÃO e apenas Beatismo momentaneo. Desculpem a arrogância...sei estou sendo arrogante....mas tô de saco cheio de tolisse Beatista que é tão facilmente influenciado por acontecimentos isolados e previsiveis. Tudo que está acontecendo agora eu já tinha previsto.

 _______________________
15 de Janeiro no BV
"Se Moura realmente for titular e jogar o ano interiro sem graves lesões a tendência obvia é que ele faça bem mais gols que fez ano passado. Isso é obvio. Só no Gauchão ele pode facilmente ultrapassar esses numeros .................. Por isso (idade) uma coisa é certa, o Rafael Moura já passou do seu "auge" pessoal. Se entre 29-30 ele fez 6 gols em 17 partidas e meia (contando todos os minutos jogados) o que podemos esperar dele jogando teoricamente umas 50 em 2014?

Como no Baseball tem o fator estádio...no futebol tem o fator Campeonato. O Rafael Moura terá uma vantagem que jogará boa parte do Gauchão, um campeonato contra adversários fracos. Então os numeros dele vão melhorar por causa disso. Indo no chutometro, sem formula, alguem ficaria surpreso se ele fizesse 10 gols no Gauchão? Ou mais? Olha o Forlan em 2013, fez 17 gols, 7 foram no Gauchão. Mas tanto faz 7, 10 ou 15 gols no gauchao. O que importa é quantos ele fará no brasileirão. E até lá estará com 31 anos e umas 15 ou 20 partidas (desgaste) já somado no ano. O fato dele vir de duas operacões simultaneas no tornozelos ano passado não o ajudou em 2013 e ainda não seria um ponto de interogação?

Mas aproveitando o site que Davi postou no ultimo topico (coincidentemente eu já havia escrito esse post que tem conteúdos semelhantes) da pra vê a performance de Rafael Moura nos Brasileirões. Vejamos:

2007 - 24 anos - 0 Gols em 4 partidas
2008 - 25 anos - 7 Gols em 14 partidas
2009 -  26 anos - 2 Gols em 13 partidas
2010 -  27 anos - 9 Gols em 25 partidas
2011 -  28 anos - 11 Gols em 25 partidas
2012 -  29 anos -  2 Gols em 17 partidas
2013 -  30 anos -  3 Gols em 13 partidas

Total 34 gols em 111 partidas.
7114 Minutos em Brasileirões.
1 Gol a cada 209 Minutos.
(O mesmo site tem surpreendentemente Damião fazendo 1 Gol a cada 231 minutos no seu historico do Brasileirão - WP 1 gol em cada 211. Alecsandro 1 em cada 207 minutos. Como referência, Neymar tem 1 gol em cada 144 minutos de Brasilerião.)

Os numeros acima mostram bem a normal tendencia de boa parte de atletas. Auge entre os 25-28 anos e depois a decadência. O Inter está apostando o ano num jogador em decadência. E como o Davi mencionou, será que no futebol do inter eles analizam essas coisas de perto? Ou é tudo negocio de occasião? Quem viu Moneyball sabe que no Baseball e em todos os esportes profissionais nos EUA, scouting é um negocio levado muito a sério. Um scout que deu certo no Inter foi a do Fernando Carvalho com Fernandão. FC garimpou o Fernandão. Isso parece não estar mais acontecendo no Inter.

Então SE Rafael Moura conseguir jogar umas 25 partidas no Brasileirão, como ele fez em 2010 e 2011, acredito que ele deve fazer uns 7 ou 8 gols. 9 ou 10 com muita boa vontade. Artilheiro com 20 gols seria uma aberração numerica. Não é impossivel, mas dado o historico dele, a idade e lesões, é quase impossivel."
____________________

 Então quando ficam me metralhando com "Viu He man é bom! E agora o que tu tem a dizer?" Eu digo....Viram o que eu escrevi em Janeiro? Eu já tinha previsto He Man com 10 Gols no Gauchão...ele tem 9 (tá faltando um que talvez ele faça no proximo Grenal). Não estou nenhum pouco surpreso, surpreendido, maravilhado ou perplexo....É O QUE EU ESPERAVA. Assim como já sabia que a reação dos Beatas seria essa. Até isso eu já escrevi aqui no BV que os Beatas teriam essa exata reação. Alem de já falar há anos que depois de conquistar Gauchão a maioria dos torcedores acham que "Agora Vai". Mas Gauchão não é parametro PRA NADA. Só serve pra confirmar ruindade mas não pra confirmar qualidade.

Não me entendem mal...torço pro He Man... Torço pra ele meter 5 no proximo Grenal e que ele faça 40 no Brasileirão. Mas torcer é uma coisa e ser Realista como sou é outra coisa completamente diferente. Enquanto os Beatas estão indo...eu já tô voltando. He Man nem está na Jihad pelo futebol e sim por ter mandado a torcida se calar. Pra sair de lá eu quero ver muito mais.