segunda-feira, março 17, 2014

Preparação prá Copa do Mundo

Tá, me desculpem, mas não vou falar de Reservas do Inter 1 x 0 Lajeadense, pela útlima rodada (finalmente!) do charmoso gauchão.
Não mesmo. Não vi, não dei bola, acho que não perdi meu tempo, e como todo mundo que escreve aqui diz, achar inspiração prá falar do Inter ultimamente tá difícil.

Prefiro falar de outra coisa que eu gosto muito e que tem a ver com futebol, que é a copa do mundo.

Minha viagem.

Eu consegui os ingressos pros 5 jogos em Porto Alegre pela primeira fase de sorteio no site da FIFA. Achei tudo bem fácil, caro, lógico, mas graças a meu pai e minha esposa, me convenceram a ir. Minha esposa, que detesta futebol, chegou a ficar braba comigo por não querer ir! Meu pai então, que me levava no BR desde que eu tinha 8 anos de idade, talvez o cearense mais apaixonado pelo Inter que já pisou no planeta, me ENCHEU de argumentos prá ir na copa.
Realmente seria um egoísmo tremendo meu, então acabei entrando no sorteio e consegui os ingressos prá nós dois, pros 5 jogos. Ainda não sei os assentos, mas é categoria 1, então pode ser desde bons lugares centralizados, até coisa atrás da bandeira de escanteio. Sorteio, de novo....

Quando eu decidi (ou fui decidido) a ir prá copa, acho que era ... deixa eu ver.... Agosto de 2013! Já não havia mais vôos de milhas DO CANADÁ (!!) disponíveis para o Brasil. As passagens ainda não tinham aumentado muito, mas se não fosse de milhas, não tinha como ir mesmo. Tentei de tudo, tudo quanto era combinação até o Brasil, Brasília, Rio, GRU, Floripa, Poa (via Lisboa e Panamá) mas tava impossível. Assim decidi ir até Buenos Aires, pois pensei, pego esse vôo com milhas, se não conseguir os ingressos, é só uma taxinha prá resgatar as milhas de volta, e de BsAs prá POa, qualquer 300 pila tem vôo assim que souber que consegui os ingressos!

Santa ingenuidade, batman!

Quando saíram os ingressos, lá pelo fim de outubro, fui direto ver os vôos de BsAs prá POa, e além de não ter opção alguma de horário e datas, estavam todos mais de 1000 dólares, com direito a escala em SP com pernoite!!!! Impossível!

Depois de tentar em sites e agencias do mundo inteiro (mesmo!), e achar sempre as mesmas péssimas opções, decidi me aventurar.

Aluguél de carro de BsAs prá Poa não ia rolar, pois não ia conseguir voltar a tempo. Entre o útlimo jogo dia 30 e meu vôo dia 1 seriam menos de 24 horas. Descobri que tem uma barca que cruza o rio da prata, prá Montevideu, que é bem rápida, e de lá poderia pegar um bus até POA. Por alguns meses, essa foi a minha opção! Shuttle de Ezeiza até o Porto Madeiro, barca de Buenos Aires prá Montevideo, taxi do porto até a rodoviária, e TTL até Porto Alegre! Mais de dois dias de viagem, desde o Canadá!
Pior que tava até animado, pois daria tempo, faria uma viagem ar-terra-mar, quase que uma expedição, e teria história prá contar! Já começava na primeira escala, em Houston, onde chego 15 minutos antes do ponta-pé inicial do Brasil no dia 12 de junho!

Mas....

Felizmente (ou não!) mais vôos foram incluídos mês passado, e eu consegui um sem-gracíssimo vôo de EZE prá Poa com escala em Floripa (?!?!?!?) por alguns dolares a mais do que minha estimativa inicial. Azar. Vai assim mesmo. Espero que não percam minha bagagem, pq tempo de sobra tem!

A copa aqui no Canadá

Aqui pouca gente gosta de futebol. A gurizada EM PESO *joga* futebol. Curioso né? Tem-se a visão de que é um esporte só prá crianças. Adultos também jogam, mas bem menos. E a maioria que joga, só joga. Não pára prá assistir jogo, ou não acompanha nem um time ou competição.
Diria que é similar ou até mais fraco que nos EUA, pois lá pelo menos tem uma seleção e liga que aparecem na mídia. Aqui o hockey domina o esporte tanto quanto o futebol no Brasil. Logo, futebol aqui, só pros imigrantes, e filhos de, que mantém a paixão acesa, apesar da pouca exposição.
Exemplo, quarta passada não passou o jogo do Barça pela Champions League na TV. Sabem por quê? Copa do mundo de..... DARDOS. Isso que passou na TV naquela hora.

Bleargs...

Apesar disso, durante as duas copas que eu passei aqui (Alemanha e África), a cidade e o país viveram sim uma febre de copa! Febre baixa, uns 37.5 graus! Mas dava prá perceber que tinha algo no ar! É até legal. Como tem MUITO imigrante, o pessoal sempre se anima, e alguns canadenses da gema também participam.

Vou voltar prá cá logo depois das oitavas, e espero que o Brasil continue na competição, pois vai ter telão na calçada, na frente da Churrascaria Pampa, aqui!

Bolão

Alguém aqui se anima participar de um bolão da copa? É fácil de organizar. O site vippredictor faz isso barbadinha, e já organizei um aqui pro pessoal do trabalho. Seria legal fazer um bolão BV da copa do mundo. A dinheiro ou não. Participaria igual. Que vocês acham?

Futchurras e aquecimento

Outra coisa que eu queria era agilizar um encontro da galera durante a copa aí em Porto Alegre. Pode ser o tradicional fut-churras, ou um aquecimento prá algum jogo da copa. Ou os dois! Quando chegar mais perto começo a encher mais o saco prá gente se agilizar.


Era isso.

Abraço!

ps. Prá quem não sabe, hoje é dia de....