quinta-feira, março 20, 2014

93 BILHÕES DE REAIS POR ANO

Tá na hora do povo Brasileiro se dar conta desse numerozinho ali em cima.

Fico lendo pela Internet as constantes reclamações de muitos Brasileiros sobre a Copa e tambem as Olimpiadas. De que o dinheiro deveria ser gasto em Escolas, Hospitais, Segurança etc.... Concordo que essas coisas tem que melhorar no Brasil, mas com ou sem copa não há garantia alguma de que a grana gasta na copa teria ido para melhorar hospitais, escolas, estradas... E história nos mostra que não iria. Afinal o Brasil existe há seculos ... é a Copa que estragou tudo? I Don't think so.

O que Brasileiros por teimosia não conseguem enxergar é esse numero ali em cima... 93 Bilhões de Reais por ano. O Foco deveria estar nesse numero. Mas muitos Brasileiros estão dando um tiro no proprio pé e fazendo de tudo possivel para que esse monte de dinheiro não entre no País todo ano.

Essa é a quantia de dinheiro que o Brasil deveria estar rendendo a mais em Turismo.

Esse numero não é invenção. Não é boa vontade. Não é fantasia ou imaginação. É um numero real e MINIMO para um País do tamanho e beleza natural do Brasil.

Explico.

A Pequena ilha da Republica Dominicana tem 48 Mil KM quadrados. Compara isso com o estado do RS que tem 281 Mil KM Quadrados. Cabe 5 Republica Dominicanas dentro do Estado do Rio Grande do Sul. CINCO!

Mesmo sendo tão pequena assim, a Republica Dominicana recebeu 4.5 Milhões de Turistas estrangeiros em 2012. Aí tu pergunta, e o Brasil quantos turistas recebeu em 2012? Se cabe 5 Republica Dominicanas no RS, não quero nem calcular quantas cabem no territorio Brasileiro....100? 200? 300? Deve ser por aí ou mais. Alem disso o Brasil tem milhares e milhares de kilometros a mais de litoral que a RD. O Brasil tem milhares de cidades a mais que a RD. Com todas essas vantagens o Brasil consegiu apenas 5.6 Milhões de turistas em 2012. Mal conseguiu bater a pequena ilha da Republica Dominicana.

O proprio Uruguay que vocês conhecem bem...recebeu 2.6 Milhões de turistas. Metade do que o Brasil inteiro recebeu.  A Argentina que não é conhecida por suas praias e que tem UMA cidade famosa está virtualmente empatado com o Brasil com 5.5 Milhões de turistas. Esses numeros todos são um vexame para o Brasil.

E os EUA? Um País continental como o Brasil, com Praias, montanhas, bem estruturado, que promove o turismo? Quantos turistas recebem? Em 2012 fora 67 Milhões de estrangeiros. No mundo inteiro os EUA só perde pra Franca com 83 Milhões de Turistas (Fonte dos Numeros). 

Certo ou errado a Copa e Olimpiadas ser disputada no Brasil o fato é que elas SERÃO no Brasil. Dito isso, o povo Brasileiro tem essa grande chance de se aproveitar dessa situação para finalmente dar uma volta por cima nesses numeros e fazer assim o povo Brasileiro embolsar literamente Bilhões a mais de turistas todo ano. Como disse, isso não é fantasia. Vejamos as possibilidades.

Sabemos que sonhar em chegar ao 67 Milhões dos EUA não está na realidade Brasileira atual. Mas tambem sabemos que 5.6 Milhões por ano é pateticamente vergonhoso para um País com a beleza natural que tem.

Vocês aí no Brasil talvez não saibam, mas eu aqui nos EUA posso afirmar que o Brasil em si, a palavra Brasil, o País Brasil é um País que Americanos adorariam visitar em maiores numeros. O Brasil sempre foi simpatico para o Americano (e imagino que para Europeus e outros). Eles estão apenas esperando pra serem convidados! As pessoas querem ir ao Brasil. Mas o que estamos vendo é o proprio Brasilo fazendo campanha pra pessoas NÃO IREM AO BRASIL DURANTE A COPA! Isso é um absurdo!

Voltando aos numeros...não vamos chegar ao numeros dos EUA tão cedo...mas porque não o Mexico? O Mexico tem muitas semelhanças com o Brasil nas partes negativas. Tem crime, não tem as melhores estradas do Mundo...nem os melhores hospitais, tem muiya pobreza etc etc etc.... Mas mesmo assim o Mexico traz 23.4 Milhões de pessoas por ano ao seu País. Uma goleada no Brasil. São quase 20 Milhões de turistas a mais do que o Brasil.

Olha, eu acho que com alguma organização e marketing o Brasil consegue chegar a esses numeros sem muita dificuldade...mas pracisa de Marketing Internacional. Com a Copa e Olimpiadas acredito que os numeros atuais do Brasil possam dobrar com certa faciliade. Hoje, pensar em 10 Milhões por ano já não é impossivel. O grande problema é que boa parte disso é para ir ao Rio de Janeiro. Não que isso seja problema mas precisamos mostrar que o Brasil é mais que Rio. O Rio sozinho não vai fazer a gente chegar a 25 Milhões.

Por isso eu achei OTIMO a participação de Manaus na Copa. Enquanto muito Brasileiros reclamam de elefante Branco em Manaus que não deveria ter copa lá, eu acho isso pouca visão (ou visão micro). Porra Copa na Selva gente! Melhor Marketing que isso pra gringo não existe. É quase Como Copa na Lua, guardadas devidas proporções. Se der tudo certo lá o turismo naquela região pode merecidamente aumentar nos milhões. Quem no Mundo não quer conhecer a AMAZONIA!? (Talvez só Brasileiros mesmos que preferer ir a Punta).

Agora a Matemática. Temos 5 Milhoes de visitantes por ano. Digamos que a meta seja 25. Isso nos colocaria no Top 15 do Mundo. Agora digamos que cada turista gaste $2000 US Dollars no Brasil...esses 20 milhões de turistas por ano a mais gastaria no Brasil US$40 Bilhões de Dollars ou seja 93 Bilhões de Reais POR ANO no Brasil. Vocês não acham que isso ajudaria o Brasil? 93 Bilhões injetados na economia todo ano de dinheiro vindo de fora? Sem falar nos Milhares de empregos que isso criaria?

Alguns vão dizer "Ah mas o Brasil não tem hotel, aeroporto etc pra todos esses turistas". Isso é um BOM problema que se resolve com o cresimento da industria. Se hoteis em BELEM estão superlotados o tempo todo alguem vai abrir hoteis novos! Mesma coisa em Recife, Porto Alegre ou Manaus. Se acham $2000 US gasto por turista alto demais corta em metade pra $1000 por turista (numero facil facil de atingir) e ainda estamos falando de 47 Bilhões de Reais por ano.

Pensem bem nesse numero patético nosso de 5.6 Milhões de turistas por ano. Compara com a Republica Dominicana. Compara com Mexico, Uruguai, Costa Rica, EUA. O Brasil pelo tamanho e riqueza natural TEM que ter numeros muito melhres que esse e todo mundo no Brasil tem a ganhar com isso. O Brasil tem milhares de kilometros de praias tropicais virgens esperando para serem explorados e "vendido" como paraíso para estrangeiros. É isso que Mexico faz. É isso que Republica Dominicana Faz...é Isso que Jamiaca, Bahamas e muitos outros fazem. Todos menos Brasileiros.

Sim o Brasil precisa de mais Hospitais...melhores escolas etc etc...mas a Copa não é o seu inimigo! A Copa inclusive é uma GRANDE CHANCE para o Brasil abrir as portas do Turismo e sinto que vocês estão desperdisando essa grande chance por criar um clima anti-copa, anti-turista. É um tiro no proprio pé.

Termino como comecei:

93 Bilhões de Reais por ano!