sexta-feira, janeiro 03, 2014

Time Grande, Cidade Pequena.


Cobertura? Quem precisa de cobertura??

Eles estão apavorados na gelada pequena cidade de Green Bay no Centro Norte dos EUA, não muito longe do Canada.

Eles estão apavorados porque pela primeira vez desde 1959, ingressos para um jogo do Green bay Packers da NFL, pode não ser todos vendidos. Isso mesmo, todos os ingressos, de todos os jogos num estádio de capacidade de 80 Mil, foram vendidos durante 54 anos consecutivos! Agora veja o horror, essa semana o Packers estreia nos Playoffs contra o San Francisco 49ers(conseguiram uma vaga na ultima rodada) e "só" 77 Mil ingressos até agora foram vendidos. Faltam 3 Mil. Que torcida desleial, heim?!

Um dos problemas é que se todos os ingressos não forem vendidos o jogo não passará na TV local, o que seria a primeira vez na história, pois teriam que fazer um blackout local. Isso nunca aconteceu na cidade.

Agora, Green Bay e seu time são um caso incrivel. Esqueci de mencionar que a população da cidade de Green Bay é de apenas 104 mil pessoas (A população de bento Gonçalves)! A area Metropolitana é de apenas 306 mil. Caxias do Sul (400 mil) é uma metropole comparada a Green Bay. A maior cidade do Estado, Milwaukee fica a 180 kilometros de distância. Entre as duas, muito campo aberto e fazendas.

Como que uma cidade de 104 Mil, pode ter um estádio de 80 Mil pessoas....e esgotar todos os ingressos de todas as partidas 54 anos seguidos? (Detalhe: quando abriram o estádio em 1957 ele era pra 40 mil pessoas) e ainda com boa parte dos jogos sendo disputados em temperaturas abaixo de zero. Nesse fim de semana a previsão é de 20 abaixo de zero (talvez por isso a "dificuladade" em vender os ultimos 3 mil ingressos). Depois quando lotamos um estadio de futebol no Brasil uma vez cada 10 meses, nos achamos grande coisa. A mais recente reforma do estádio, que está em andamento, está custando mais de 100 Milhões de dollars. Tudo pago pelo clube. Sem dinheiro de publico ou de fora.

Mas tem mais uma coisa especial sobre o Green Bay Packers, alem de já ter conquistado varios titulos, ele é o unico time da NFL ou qualquer das maiores ligas onde os donos são a torcida, literalmente. Todos os ouros clubes da NFL, MLB, NHL e NBA tem Dono unico. O Packers literalmente a torcida tem ações no clube. Açoes foram vendidos apenas 4 vezes na história do clube. Em 1923, 1935, 1950 e em 1997. Essas foram as unicas chances dos torcedores comprarem ações no clube. Um total de 4.7 Milhões de açoes estão nas mãos de 111,507 torcedores. Um limite de 200,000 ações é o maximo que um torcedor pode obter. E é proibido vender ou transferir ações. Tudo isso para que nunca haja uma situação onde uma pessoa tome controle do clube. Cadeira no estádio tem lista de espera de 30 anos e são coisas que quase sempre são passados de Pai pra filho.

A diretoria, CEO etc é tudo eleito pelos 111 mil donos a cada 4 anos. Todos são assalariados, diferentemente do Brasil onde Luigi's da vida passam todo dia no Beira Rio "de graça".

Eu nem sou torcedor do Packers, desde pequeno gostei do Miami Dolphins, mas tenho um enorme respeito pelo clube e como é organizado. É incrivel que tudo isso vem de uma cidade do tamanho de Green Bay.

PS: Um dos mais historicos jogos da NFL foi nesse estádio em 1967. O jogo ficou conhecido como Ice Bowl porque foi disputado em temperatura de 26 abaixo de Zero. Aqui está um video sobre essa partida que era Final. E claro...estádio lotado.Outro detalhe, o trofeu da NFL, até hoje leva o nome do Treinador lendario do packers nos anos 60 o Vince Lombardi.


PPS: Os uniformes continuam com o mesmo design ano apos ano. Na foto Brett Farve (já aposentado) um dos seus maiores idolos (ele aparece no filme Something About Mary).
PPPS: Agora compara tudo isso com o futebol Brasileiro e veja como ainda estamos anos luz atrás da organização e seriedade de um clube como Green Bay ou liga como a NFL.Estamos em 2014 e ainda temos que aturar tapetão e os vigaristas envolvidos nessas confusões. Alem de brigas de torcidas, gangs nas arquibancadas, espetaculos de pessima qualidade e tudo mais.

E não deixem de votar no Premio BV pra pior jogador do ano