domingo, dezembro 29, 2013

Se UFC não é esporte, F1 é?

Em 1993 eu assisti os primeiros momentos do UFC. Royce Gracie era sensacional. Um magrinho brasileiro ganhando de um monte de caras 3 vezes seu tamanho. Naquela epoca fiquei facinado com o UFC. Eu e meus amigos assistiamos os combates como assistiamos grandes lutas de boxe.

Depois de alguns anos o UFC começou a perder espaço pois era mal organizado e tambem varios estados Americanos proibiram que fossem praticados. Lá pelo meados/fim dos anos 90 o ufc praticamente desapareceu e eu praticamente esqueci de sua existencia, mas aqueles primeiros ufc ficaram na memoria. 

Quando ufc foi reorganizado por outros donos com novas regras implementadas como rounds (no inicio lutavam ate alguem perder!) o ufc começou a crescer novamente. Mas eu já não prestava atenção e num picar de olhos o UFC estava no ufc 100 e poucos. Eu assistia como o Inter faz seus negocios: "negocio de occasiao". Se eu tava na frenete de uma tv quando passava ou se era uma luta especial eu assistia, se não..nem ficava sabendo resultado das lutas. Tanto que mal acompanhei a carreira do Anderson Silva e acho que nem assisti sua derrota meses atras para Weildman. 

Mas uns dias atras começei a pesquisar essa luta de o tem e decidi assistir. Revi clips velhos dos dois e me atualizei pra luta. Estava bem informado em questao de algumas horas. 

Ontem depois de jogar um poker com uns amigos fui achar um bar que iria transmitir a luta. Fui com um amigo e achmos um Sports Bar perto de minha casa que iria passar a luta. Fazia tempo que não ia a um sports bar pra ver uma luta. 

Bom e ai sabemos o que aconteceu. O cara quebrou a perna e a luta terminou. Quase sempre quando me interesso por uma luta ela acaba em decepção anticlimatica. 

Mas agora to lendo em varios blogs (por exemplo juca e paulinho) que ufc nao é esporte e tal. Não só nos blogs como comentarios em sites. 

Eu até entendo que isso lembra os coliseus romanos onde milhares de pessoas vibravam com a morte de alguem em alguma luta. Coisa que hoje achamos estranho. Até entendo que isso não é lá muitttooooo diferente. Mas há diferenças. 

Mas o meu maior problema com esse tipo de comentário é aquilo que mais me incomoda na vida: hipocresia. Odeio hipocresia. 

Se o cara vai escrever que um esporte não é esporte, que é barberico, que é uma vergonha e tal aí vou perguntar? Qual é pior o cara quebrar a perna numa luta ou o cara rachar a cabeça em meio batendo num muro a 200 kph como na formula 1 ou qualquer corrida de carro? 

Então a morte de Senna e muitos outros até queimados vivos é esporte, mas o limite pra essas pessoas é quando o cara quebra a perna? E no futebol quantas pernas já não foram quebradas? 

Eu posso nunca mais ver uma luta de ufc que não perco sono. Como já disse fui fan no inicio mas hoje pouco ligo pra essas lutas. Mas param com a hipocresia!!! Se tu não gosta de um esporte tudo bem, mas seja coerente na sua analise. Chega ser ridiculo dizer que ufc não é esporte num dia e no proximo sentar em frente a tv pra ver carros iriem em circulos com chance de morte horrorifica a qualquer momento (e não estou com isso desqualificando corrida de carros apenas usando como exemplo).