quarta-feira, dezembro 11, 2013

Panela de Pressão

 Vocês já ouviram falar ou leram sobre pessoas que vivem como panelas de pressão?

Pois então. Posso até não ser o campeão mundial de neologismos, apelidos, figuras de linguagens, metáforas e assemelhados, mas tenho treinado pra isso, ou quase.

Essa idéia, a dos gênios "panela-de-pressão", é um conceito que tenho ha algum tempo. Esse tipo de gente só vive, reage ou trabalha quando a coisa está por estourar e quando tem um fogo no rabo. Pessoas assim, tocam a vida numa velocidade de cruzeiro baixa, com pouca atitude e baixo comprometimento. Porém, quando a situação aperta parece que não existe amanhã e põem todas as forças pra agradar o "chefe" (seja o patrão, a família, os clientes, a torcida...).

Nosso presidente é um exemplo. Daqui a duas semanas é o Natal, mais uma semana já estamos em 2014. É piscar o olho pra chegar maio e o presidente dizer que não teve tempo de planejar e organizar o ano do futebol no time e está sendo surpreendido pelo acaso ou de que estamos num momento de azar.
Triste chegar num ponto de total descrença. Ou seria de certeza? A incompetência tem disso: desanima. Falta brio, falta atitude... Só não faltou dinheiro.
Quem lembra como era sutil e agradável sonhar com o dia em que o clube teria dinheiro no volume que tem hoje? A gente acharia possível ganhar até, por baixo, uma Champions League, mas se contentava com uma libertadores e um mundial. De repente pegar o INTER de Milão "as devas". Contratar o melhor jogador da copa, contratar o ex-treinador da seleção brasileira ou, melhor ainda, ter o próprio Falcão, in bones and flesh treinando o INTER! Caceta! Ia ser demais... Ia, porque o Luigi conseguiu cagar até com isso.

O INTER de hoje se tornou a materialização daquele lugar comum de que "dinheiro não traz felicidade". Porque quanto mais o time arrecada, quanto mais dinheiro circula no caixa piores ficam as coisas. Quase rebaixados! Por Deus! Nem o time quebrado e devedor de anos atrás conseguiu ser tão vergonhoso como esse endinheirado e acomodado.
Algum gaiato vai dizer que o dinheiro é amaldiçoado. Eu digo que o dinheiro é a maldição de quem não tem cérebro e bagos suficientes pra fazer o,que deve ser feito: consegue destruir tudo a sua volta numa velocidade muito maior. Porque enquanto não pusermos fogo no lugar certo o clube seguirá ridiculamente na mesma marcha a caminho de um ponto sem retorno.
A solução dos problemas deve começar agora ou agora. Não há espaço para soluções paliativas ou politicagens. Agora é a hora do trabalho e foco no resultado de curto e médio prazo sem desgarrar do futuro. Porém, enquanto dizemos isso, na sala da presidência colorada em Porto Alegre...
PS: nesse ano fui contemplado com as quartas recebendo o Natal e Ano Novo. por conta disso tenho umas ideias de fazer um poucomdiferente neses dias. aceito sugestões via twitter @cristiandrs