sábado, dezembro 21, 2013

Fim de ciclo

Saudações coloradas, a tod@s.

Fim de ano, que para muitos significa fim de ciclo, descanso, renovação, revisão, correção de curso, definição de objetivos e planejamento.

Este foi um ótimo ano para mim, particularmente. Não porque tenha sido fácil, pois não foi. Aliás, bem ao contrário, foi um dos mais duros que já tive. Mas foi ótimo justamente porque enfrentei este duro período com seriedade, dedicação e sacrifício (meu e de minha família) e consegui atingir os objetivos e encerrar este longo ciclo do doutorado.

Ao mesmo tempo em que me via nesse processo, eu (e vocês) acompanhava o nosso clube e o futebol brasileiro. E, talvez exatamente por estar vivendo este processo, dia após dia eu assistia praticarem exatamente o contrário de tudo que foi tão fundamental para mim no Inter e no futebol brasileiro (aí inclusa a maldita Copa e os imbróglios no STJD).

Irresponsabilidade. Arrogância. Malandragem. Omissão. Descompromisso. Mau planejamento. Falta de ética. Mentiras. Em tudo relacionado ao futebol (não apenas, é claro), inclusive no Inter.

Este ano termina (graças a Deus!) e depois de tudo isso, posso dizer-lhes com paz de espírito e um grande sentimento de decisão: para mim, basta. Não aguento mais tanta sujeira, tanta brincadeira de mau gosto com meu dinheiro e, mais importante, com minha boa fé e paixão. Foi e tem sido esta a razão da minha dificuldade (e falta de motivação) em escrever aqui no BV. Ainda bem que temos o Tiago super empolgado, o Cristian, o André e o incansável Louis, mantendo o blog andando bem.

Foi preciso eu me aproximar muito do futebol e da vida do clube para ter certeza de que nada disso corresponde aos valores que escolhi e que tento praticar. E não é por impossibilidade que valores nobres inexistem no futebol atual, mas por não haver interesse mesmo.

Acredito num mundo melhor e tento fazer minha parte, que inclui - além de por a mão na massa - incentivar (por exemplo, com contribuições) outras pessoas e instituições sérias, que também acreditam num mundo melhor e estão comprometidas com esta causa.

Portanto, minha relação de suporte ao Inter e de consumidor do futebol como um todo irá mudar drasticamente a partir de 2014. Neste fim de ano vou definir mais algumas instituições e/ou projetos que me pareçam sérios e comprometidos, para doar este dinheiro que não faz falta ao clube (afinal, não faltam revelações para serem vendidas), que não é apenas a mensalidade, mas tudo o que consumo atualmente (uniformes, produtos licenciados, idas ao estádio, etc.). O futebol - e está muito claro que também o Inter - não vai mudar tão cedo, então mudo eu, com muito prazer.

Vou também usar o fim do ano para repensar minha atuação aqui no BV, para ver como posso continuar contribuindo com o blog, apesar da distância que quero manter do futebol. Me parece que há muitas formas de fazer isso, mas quero pensar com calma e propor algo concreto ao Louis.

Desejo a todos e todas vocês um excelente fim de ano. 

Para os que estão em fim de ciclo, que possam fazer um balanço final e um ótimo planejamento para 2014. Para os que estão em meio aos ciclos, que possam se concentrar ainda mais, acreditar no seu trabalho, nos objetivos definidos e se dedicar o quanto for necessário, sem descuidar da saúde, é claro.


Deixo a mensagem acima, mas peço que não entendam a mensagem e nem o post como um todo como um sermão, lição de moral ou como um conselho para vocês. O texto fala de minha experiência pessoal, que pode ser semelhante a de alguns de vocês ou radicalmente oposta. Se há um conselho ou lição aqui é apenas o de que devemos ser fiéis aos nossos princípios até termos alguma razão para mudá-los.

Um grande abraço a tod@s e boas festas!