terça-feira, novembro 05, 2013

ASK AND YOU SHALL RECEIVE

A Lição da semana é simples: Ask. Pergunte.

Pergunte se eu quero beber umas cervejas contigo. Talvez eu digue sim (Não deixe de ler isso).
Pergunte ao Barcelona se eles tem fotos do Joan Gamper de 1982 na qual o Inter foi Campeão, derrotando o próprio Barcelona no Camp Nou e depois o Manchester City. Talvez eles respondam.

Na duvida, pergunte.

Pois bem, eu perguntei. Uns dias atrás tocamos no assunto do Joan Gamper aqui e na falta de material sobre aquela conquista Colorada. Havia só uma ou duas fotos circulando na Internet daquela conquista. Nenhum video.

Fui no site do Barcelona e lá achei um email para o "Centre de Documentació i Estudis del FC Barcelona". Me parecia algo sério. Imaginei lá em algum canto do Camp Nou um espaço reservado para a documentação histórico do Clube onde algumas pessoas passam o dia pesquisando e documentando tudo Barcelona. Afinal Barcelona é um clube serio, não é? Imaginei que um email de um estrangeiro pedindo informação/documentação do Joan Gamper faria o dia deles. É por isso que estão lá, eu imagino. Mas por um breve instante também pensei "Vai ser um email perdido que ninguem vai ler e se ler vão deletar, pois não vão querer ficar desenterrando uma derrota em casa para um time Brasileiro". Mas mandei o email porque não. Em Inglês expliquei que estava escrevendo dos EUA e queria saber se eles não tinham fotos e ou videos do Joan Gamper 1982, especificamente a participação do SC Internacional. Expliquei que material sobre essa conquista praticamente não existe.

Cliquei SEND.

Dois dias depois chegou 2 emails em retorno:

Dear Sir,
Here you have some pictures from the Joan Gamper trophy in 1982. In a while I will send you more pictures.

Best regards,
Manel Tomás Belenguer
Centre de Documentació i Estudis del FC Barcelona

més que un club

No texto do email também vi que o meu email passou de uma pessoa para outra. Dizia:

Pots mirar-te aquesta petició?
Gràcies

Ou seja o cara que recebeu meu email passou ele para outra pessoa. Essa pessoa o 'Manel Tomás' teve a gentileza de pesquisar e depois me enviar cerca de uma duzia de fotos que eu nunca tinha visto antes. Fotos que talvez ninguém tenha visto antes fora do fotografo e um arquivista. Tenho um novo respeito pela instituição que é o Barcelona.

Então dito tudo isso, vamos lá. Preparem pra viajar pro passado, 31 anos atras e ver fotos nunca antes vistas de uma grande conquista Colorada na decada de 80.

O Time que enfrentou o Barcelona. Ao fundo a escalação do Barça no placar. Na foto de pé Edevaldo, Benitez, André Luiz, Ademir Kaeffer, Mauro Pastor e ?? . Agachados: ?? , Mauro Galvão, Rubem Paz, Cleo e Silvinho. Cleo tinha sido emprestado ao Barça alguns meses antes mas teve problema com o tecnico e nem recebeu chance de jogar. Foi mandado de volta pro Inter. Imagina o vontde dele nesse jogo. 


O Capitão André Luiz, zagueirão/lateral esquerdo nosso de 1978 até no minimo 1985, e capitão do Barça momentos antes de começar o jogo. Estádio lotado. Alem do Joan Gamper ser um torneio tradicional do Barcelona era a estreia do Maradona. 


O Time do Barcelona que começou a partida contra o Inter. Maradona ainda com cara de menino.


Mauro Galvão, Maradona e André Luiz


Silvinho disputa uma bola contra a zaga do Barcelona


Maradona dá uma arrancada, que nada iria produzir contra o Inter. Mauro Galvão ao fundo.


André Luiz com a Taça depois da partida contra o Manchester City


Tem umas outras fotos que publico depois. Mas então fica minha sugestão. Existem muitos momento importantes nos anos 60 e especialmente 70 e 80 que estão registrados em video e fotos nas TV e jornais de Porto Alegre. Não custa vocês tentarem conseguir esse material. Todos aqueles jogos dos anos 70 foram filmados, os arquivos estão em algum lugar esperando pra serem achados e vistos. Faça sua parte pra resgatar a história do Inter. Vocês podem ler em detalhes como foi a conquista, nesse Post do BV em 2009.

PS: E como fotografo profissional que sou, não poderia deixar de comentar...viu só a importância da Fotografia. Naquele momento essas fotos poderiam não ter sido considerados muito importantes. Hoje, historicamente são. 





Gostei ou Não

 
103
 
0
 
i
 
Quantcast