sexta-feira, novembro 22, 2013

A necessidade da alternância

Olá pessoal. Estou de volta após quase dois meses, agora um "Doutor", oficialmente. Defesa feita, posso voltar à vida normal, o que inclui o BV. :-)

Começarei de leve, pois preciso me informar melhor sobre o momento do clube/time e também porque muito do que eu poderia dizer, os demais colunistas tem dito com grande propriedade. O que penso ser importante acrescentar e debater é a necessidade de alternância em cargos políticos, que vai desde a presidência da república, até a presidência de qualquer associação, incluindo nosso amado clube.

Não adianta. Quando um mesmo grupo fica muito tempo no poder, os vícios se instalam, a soberba toma conta, os interesses particulares se sobrepõem aos coletivos, a falta de auto-crítica se torna uma regra e a manutenção do poder e do "status quo" se torna o grande objetivo dos dirigentes. Portanto, sinto muito pelos que idolatram o Fernando Carvalho, mas é preciso seguir em frente sem ele. Carvalho DETERMINOU todos os sucessores que dirigiram o clube desde que saiu. Todos. Ele não saiu do clube e também não saiu do imaginário de grande parte da torcida, que ainda tem o pensamento mágico de que é só ele "voltar" que o time volta a vencer. Pessoal: o Carvalho nunca saiu e o resultado é este aí.

Portanto, começo a adiantar meus "votos" para 2014: colorados, vamos mudar, sem medo. Chega. Mudemos o disco, por favor. Cansei de Carvalho, Pífero, Luigi, "campeão de tudo", "estádio da copa", "campeão sub-16", etc. Vamos renovar os ares nas bandas do Beira-Rio, pelo amor de Deus. Saibamos agradecer pelo que estes dirigentes conseguiram fazer de bom até aqui e sigamos em frente, dando oportunidade para que novas lideranças se formem e novas ideias - mais arejadas - tenham chance de frutificar.

Estou sinceramente cansado. Há dois (isso, apenas eu, imagina o Louis) anos repetindo os mesmos avisos, as mesmas análises, dizendo o que parece óbvio para qualquer ser humano sensato e que goste minimamente de futebol, isso cansa e como cansa.

Agora, para a "oposição" (hoje tem MUITAS dúvidas de que isso existe de verdade no Inter), vamos também tirar a "bunda da cadeira" (perdão pela expressão) e também sair do lugar comum, ok. É preciso correr riscos, quando a meta é dar vôos mais altos.

Grande abraço a todos. É bom estar de volta.