terça-feira, setembro 03, 2013

Falcão pra Presidente

Fico sonhando com o dia que Luigi vazará do Beira Rio. Nāo só Luigi. Acho que o Beira Rio precisa de uma limpa geral das cartolagens, assistentes de cartolagens, sugadores, assistentes de sugadores e praticamente qualquer pessoa que tem acesso livre no Beira Rio. Temos que acabar com a aparente acomodaçāo geral que se instalou no Inter. Cada um tirando um pedacinho.

Mas ai penso.... E o que viria depois? Novos sugadores? Eu simplesmente estou num ponto de desconfiança geral. Uma geraçāo de colorados que passaram por aqui, eram desconhecidos, ficaram conhecidos, prometeram transparência, entraram no sistema e foram consumidos. Desapareceram. Agora desfrutam da high-society colorada e foda-se as promessas do passado. Nāo ressistem a tentaçāo.

E quem vai dizer que a proxima safra que entraria no lugar dos atuais nāo faria exatamente a mesma coisa. 90% de chance que faria a mesma coisa. A historia humana prova isso.

Afinal o que temos no Beira Rio é uma maquina de fazer muito dinheiro que nāo tem dono. A transparência é pouca e a ninguem no Beira Rio pode perder um centavo de seu dinheiro independente de uma decisāo ser boa ou má.

Entāo repito, se essa turma vazar, que diferença faz? A chance de entrar alguem 100% confiavel é muito muito baixo. Qual a solução pra esse dilema? Direção profissional assalariado? Isso pode ajudar. Pois nao acredito que esses diretores passam todos os dias no Beira Rio ano apos ano sem salario! O jornalista Guerrinha me falou e, Abu Dhabi que 10% da venda de jogadores ficam com cartolas. Mas simplesmente dando salario não vai fazer os caras não quererem levar esses 10 %. Então é apenas uma solução parcial.

Outro problema é que o Inter nāo tem dono. Sei que vcs sao na maioria contrario a ideia de dono no clube mas isso funciona muito bem pelo mundo. Um dono perde grana diretamente quando dinheiro é jogado fora e ganha dineiro quando o clube vai bem. Um dono como em qualquer empresa nao vai deixar um bando de sugadores sugando da empresa. Mas tambem é algo arriscado se tu pega um babaca bilionario que entende mais de supermercados ou construçāo do que de futebol.

E nem adianta perder tempo com esse pensamento pois nao vai ser tao cedo que veremos donos de clubes na elite do futebol brasileiro. Ao menos donos de verdade pois atualmente cada clube inclusive o inter tem seus 'Donozinhos'.  E profissionalisaçāo da direçāo tambem é algo distante.

Entao resta pensar em quem poderiamos ter um pingo de confiança no cargo de presidente?

Pra mim vem um nome a cabeça: Paulo Roberto Falcāo. Por onde Falcāo passou na sua carreira o cara foi nada menos que pura classe. No inter nos anos 70, na seleçāo, no Roma onde é idolo e até na Globo era o cara inteligente com classe. Na sua volta comotecnico do Inter tambem mostrou ser um cara com inteligencia e classe. Durou so 99 dias porque a podridao dentro do beira rio ja estava ha tempos instalado.

Nao conheço Falcao pessoalmente. So uma vez vi ele em pessoa alem de jogando. Foi no Beira em 79 quando ele me deu um autografo ( perdido ha muitos anos). Entāo não posso botar minha mão em fogo por ele mas tudo indica e eu acredito que Falcão seria o tipo de pessoa que seria muito interessante ver commandar o clube. Pra tecnico ele ja ta ficando velho e acho que ele se daria muito melhor como um presidente do clube. Limpando a casa atual de qualquer vestigio Da era Mazembica.  E nao me refiro so ao gramado. Me refiro a todos os sugadores que lá estão instalados há anos.

O brasileirao mostra o equilibrio por baixo do brasileirao. Empatamos 7 seguidos e ainda estamos a apenas umas vitorias da liderança e pior apenas algumas derrotas da zona. O futebol brasileiro esta assim todo equilibrado, por baixo, dando sopa para o primeiro clube que realmente se organizar. Mas por enquanto todos estao comentemdo os mesmo erros.

Nao sei se Falcão seria no fim a solução mas pra mim confiança no carater é numero 1. E pelos dados que tenho Falcao com seu curriculo é de muita mais confiança do que um diretor de rodoviaria ou qualquer outro aparece jurando amores pelo clube.

Então fica ai minha sugestão caso alguem encontre Falcão por ai. Sugere a ele que ele concorra a presidente em 2014.  De resto provavelmente soteremos mais do mesmo.