terça-feira, junho 04, 2013

Parâmetro

Jorge Henrique é um bom jogador.

Fez excelentes temporadas de 2008 a 2010 e razoáveis nos últimos dois anos.

Seu principal momento no Corinthians foi em 2009, sendo um dos 3 atacantes do esquema de Mano Menezes, atuando aberto como ponta-direita com a posse de bola, e sem ela fazendo pressão alta na saída de bola adversária e recompondo o meio-de-campo.

Já no esquema de Tite, atuando como atacante de movimentação, também teve boas participações, especialmente no primeiro ano do Pastor, onde a marcação pressão e o esquema defensivo compactado favoreciam bastante seu estilo de jogo de velocidade.

Cansou de fazer gols e ter boas atuações contra nosso clube, e oscilou momentos de titularidade e protagonismo com períodos de baixo rendimento e banco de reservas.

No entanto, de um ano e meio para cá, a qualidade e a frequência de suas boas atuações escasseou.

A causa, me parece, não é apenas falta de foco e indisciplina, mas fundamentalmente declínio técnico e físico, notório e manifesto em alguns jogadores de seu estilo de jogo e idade (31 anos).

E este é o jogador que o Inter contrata (ou quer contratar).

Um bom jogador, mas em decadência, com recentes problemas de indisciplina e que já vem por um salário alto (especula-se na casa de 250 mil mensais).

Muito diferente do perfil que acho adequado ou importante neste momento: um jogador de velocidade, jovem, com qualidades e ambição, com pelo menos mais uns 3 a 5 anos de ápice técnico e que já não venha ganhando uma bela duma bolada.

Se a contratação não agrada, não chega a ser uma decepção, mas me parece de custo-benefício de alto risco.

O que realmente me assusta, e talvez torne a situação ainda mais desagradável é o parâmetro de comparação: se analisares, ele não vem jogando menos que Rafael Moura e Forlán (grande decepção).

E este é o problema.

Quando há um claro acréscimo, e mesmo o acréscimo é insuficiente, há motivos de sobra para ficar preocupado.

Como no futebol nada é definitivo, torçamos para que Jorge Henrique, caso contratado, possa recuperar seus melhores momentos com a camisa colorada.

Saudações coloradas
@Davi_Inter_BV