domingo, maio 05, 2013

INTER x Juventude

Campeões
2011 INTER
2012 INTER
2013 ?

O Gauchão ainda serve pra isso, pra medir onde está históricamente o Inter e Grêmio. Tem funcionado no passado mas nem sempre. Mas dá pra dar uma ideia, especialmente em termos de decada. 

De 40 a 55 era INTER
De 55 a 68 era Grêmio

Especialmente porque não se jogava outra coisa. Gauchão era tudo.  De 69 a 84 quem dominou foi o Inter, mas no fim, na parte dos anos 80 o Gauchão começou a perder importância especiamente quando era prêmio de consolação. Até então unico titulo mais importante era o Brasileirão, conquistado 3 vezes pelo Inter. Nos dois primeiros o Inter foi campeão Gaucho tambem. No terceiro Brasileirão o Gauchão do Grêmio veio meses antes do Tri Brasileiro do Inter. O Inter continuou dominando o Gauchão até 84, mas o Grêmio ganho uma libertadores em 83 e isso mudou tudo.

A partir daí da pra vê que os longos dominio de 1 clube na competição era mais dificil de acontecer, talvez porque agora o foco era outro. Até time do Interior ganhou gaúchão no fim do seculo.  O Inter domina o Gauchão e as conquista em geral deses 2002 é um bom sinal, mas tambem é um lembrete que essas dinastias não duram pra sempre. Históricamente da pra se dizer que o negocio deveria começar a melhorar pro Grêmio...pois dificilmente um da dupla domina por muito mais de uma decada.

Mas hoje continuamos o dominio. Podemos selar mais um Gauchão. Mas o negocio é um pouco mais delicado. Eles estão na Libertadores....e não podemos fazer nada. Está fora de nossas mãos assim como em 83. Todo ano torço para que não estejamos no inicio de uma nova "decada de 80" e como já disse antes esse deveria ser o principal foco do Inter mas pra isso não podemos ficar de fora da Libertadores.

Então que venha mais um Tri Campeonato e depois acertar todods os ponteiros pra conquistar o Brasileirão. Esse sim é um titulo que falta há muito muito muito tempo.