quinta-feira, abril 18, 2013

GAUCHÃO



Enquanto espero a hora de torcer para o Huachipato, vou falar um pouco sobre o Gauchão, que começa de verdade agora, com jogos decisivos e com um mínimo de emoção. As fases classificatórias são longs, chatas e pouco interessantes, isso todos estão cansados de saber.

Eu gosto do Gauchão, digo isso para que não fique qualquer dúvida, embora vendo o vídeo acima já de para perceber isso.

Frequento o BEIRA-RIO desde um tempo em que ganhar o Gauchão representava muita coisa, as vezes "salvava o ano". Mas não posso brigar com os números nem com a realidade, essa fórmula dos Campeonatos Estaduais está ultrapassada. Ao ver esse link  AQUI fica fácil concluir que tirando os jogos com os grandes clubes, os estaduais tem menos público que as ligas de Volei ou Basquete.

Foi pensando nessa aparente contradição, eu gostar do Estaduais e a aparente falta de interesse que eles geram que me surgiu a questão, afinal qual a solução?? Penso que o Gauchão só é desinteressante na suas fases classificatórias, com um monte de jogos que não valem nada, pois o mata-mata por si só são emocionantes e a Copa Nordeste é um exemplo de quanto o Brasileiro gosta de mata-mata.

Ontem assistindo ao jogo do PSG contra o Evian pela Copa da França, me deu uma idéia. O Gauchão deveria ser uma Copa, com 32 times, que, exceção da Dupla gre-NAL se classificariam num torneio que duraria o resto do ano. A primeira fase de mata-mata com jogos só de ida, ou seja, em 9 rodadas teríamos o Campeão. 

Poderíamos ainda ter a Sul-Minas com o Campeão e vice de cada estado (8 times) que se enfrentariam em mata mata (mais 6 rodadas).  Poderia ainda haver um torneio entre os Campeões Regionais (Sul-Minas, Rio-São Paulo, Nordeste, Norte-Centroeste) em jogos de mata-mata (mais 4 rodadas). E ao final do ano uma Super-Copa entre o Campeão dos Regionais contra o da Copa do Brasil, onde o vencedor fica com uma vaga na Libertadores e o Vice na Sulamericana (mais 2 Jogos).

 Esse modelo que estou propondo tem 21 datas, o Gauchão tem 23 datas, ou seja, é possível sem mexer com o calendário. Com isso o Brasileirão poderia ter jogos a partir de Março, com jogos aos finais de semana e esporádicamente no meio de semana, que seriam dedicadas as Copas (Estadual, Regional, Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana). Até mesmo para a TV penso que seria interessante, pois toda a semana transmitiria jogos decisivos, valendo vaga, com emoção que só um mata-mata tem.

Na inglaterra as coisas já funcionam mais ou menos assim, há a Premier League, ha a FA CUP (torneio de futebol mais antigo do mundo) com algo como 200 times, há a Copa da Inglaterra com algo como os 70 principais times do pais e os campeões das copas disputam a Super Copa em jogo só de ida, isso que a Inglaterra é uma pais geograficamente pequeno, com viagens relativamente curtas.

Essa é a minha sugestão, para que o Gauhcão não termine mas que volte a ser uma competição interessante. Abaixo deixo uma imagem da conquista de 97 com o Presidente Zachia erguendo a taça junto com o Gamarra. Os mais novos podem não acreditar, mas o Gauchão já foi emocionante! Naquele ano o INTER lançou até um VHS em comemoração à conquista.


E vocês, gostam do Gauchão??? Gostam de mata-mata, ou preferem os pontos corridos??



André Flores
@ojogodointer