sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Milagre e Tragédia

- Mais Denuncias no Blog do Paulinho contra o Fernando Carvalho. Dessa vez que ele teria lucrado na venda (em 2006) e depois compra (em 2009) do Bolivar e tambem na vinda do Gabiru em 2006. Alem de ter tentado vender o Guina em 2011. Se é verdade ou não eu não sei, mas porque que dificilmente na imprensa Gaúcha ninguem confronta FC com essas denuncias?

- Grêmio B tomou 4 do São Luiz. Dunga diz que nós não estamos preparados para um classico. Mesmo assim eu digo que o Inter tem que ganhar do Grêmio B pois não é possível que um time que toma 4 do São Luiz possa complicar contra o Inter. Se complicar, pode ter certeza que teremos serios problemas em 2013. E olha, sei que saiu bastante gente, mas se pensarmos bem, a maioria dos que sairam eram reservas. O Time titular hoje é exatamente o mesmo de 2012 menos Nei e Guinazu. Não é muita diferença.


Um longo PS: Quando comprei minha casa em 2000 aqui no Norte de New Jersey os impostos que pagava por ano do chamado Property Tax (imposto para donos de propriedades) eram quase US$3000 por ano. 13 anos depois já beira US$6000 por ano. Um aumento um pouco ridiculo na minha opinião. Cerca de 70-80% desses impostos vai para as escolas publicas do Municipio. Uma outra parte desses impostos vai para o que eu considero um dos melhores uso de dinheiro publico aqui: o sistema estadual de bibliotecas.

Muitas vezes vou as livrarias (aqui a mais conhecida é Barnes & Noble, a outra Border's não resistiu a Internet e quebrou, B&N tambem aos poucos vai fechando suas lojas) e vejo livro apos livro que quero ler. Mas com cada livro custando em média US$30 fica dificil ficar comprando de tudo. Pior ainda depois é onde botar esses livros todos. Não dá. A perfeita solução pra mim então é a rede de bibliotecas no estado. Com a grana que nós mandamos a eles atraves de impostos eles tem de tudo inclusive varias copias de livros novos. Se minha biblioteca não tem o livro que quero eles mandam de outra em questão de dias. Porque não aproveitar então? É assim que faço.

Eu gosto de ler quase sempre Non-Fiction. Ficção só de vez em quando se tem um livro que eu quero ler mesmo, mas quase sempre prefiro biografias e livros sobre coisas que realmente aconteceram.

Umas duas semanas atrás decidi ler um livro sobre um desastre com final feliz. Lançado em 2009 o livro Miracle on The Hudson é sobre o avião que caiu no Hudson River na divisa de NY e NJ onde milagrosamente nenhuma pessoa morreu.Lembro que eu estava em Key West quando fiquei sabendo sobre esse acidente. Alem de sobreviver o impacto no Rio os passageiros tiveram que sobreviver o que viria a ser até mais complicado ... as aguas congeladas do Hudson. A temperatura da agua beirava 2 graus e do ar estava bem abaixo do zero. Algumas pessoas com medo de que o avião fosse explodir pularam pra dentro da agua e começaram a nadar, só se dando conta depois de alguns segundos que a agua estava congelada e que as praias de NY e NJ eram longe demais para conseguir nadar nesse frio e ainda com a correnteza forte do Hudson. Eu as vezes brincando na neve por alguns minutos com meus cachorros já sinto minhas mãos congelarem. O que esses passageiros na agua e na asa do avião dever ter sentindo não era brincadeira.

O que me interessa nessas histórias são as decisões feitas por pessoas, decisões que num instante pode significar vida ou morte. Sobe, desce. Corre, caminha. Fica, não fica. Esse interesse já me fez ler varios livros sobre 11 de 9. Uma história que sempre lembro é de um sobrevivente que estava la pelo 85 andar descendo as escadas quando um grupo liderado por uma negra subia. Ela parou os que desciam e falou "Não adianta descer não da pra passar um dos andares abaixo, temos que subir ao teto do prédio. O homem que descia foi distraido por um grito de ajuda vindo do andar que estava e foi ver o que era. Enquanto ele abria a porta da escadaria pra ver quem pedia soccorro o resto do grupo decidiu acreditar na mulher e todos eles continuaram subindo, chegando lá em cima a porta de saída para o teto estava lacrado. Mesmo se estivesse aberto não tinha como helecopteros os salvarem. Eles morreriam no desabamento do Prédio se não antes por causa da fumaça que tambem subia o prédio. O homem que foi investigar o grito de soccoro achou e salvou o outro homem (veja essa história aqui). Quando os dois voltaram a escadaria eles decidiram descer em vez de subir e conseguiram por pouco sair do prédio.  Leio essas coisas e fico pensando o que que eu faria nessas situações.

Mas não pensam que leio essas coisas apenas por curiosidade mórbida. Não é isso. Por exemplo se tem acidente na estrada, sabe como os carros sempre vão parando pra olhar? Pois é, eu tento não olhar. Não vou aprender nada dando uma olhada naquilo. Agora depois chegando em casa eu sou capaz de pesquisar o acidente pra ver o que deu errado. Onde foi a falha. Essas coisas sim me interessam.  Também gosto de saber um pouco mais sobre as pessoas envolvidas, assim a noticia do desastre e os numeros deixam de ser apenas uma manchete. Como por exemplo, essa menina Shaiana que perdeu a vida em Santa Maria. Quatro dias antes ela tinha postado isso no facebook. A foto de um cachorro que ela achou alguns dias antes e levou pra casa. No facebook ela procurava alguem para adotar o cachorro. Não sei se no pouco tempo que teve se ela achou alguem. Mas era um desejo dela, quem sabe se o cachorro ainda tá com a familia alguem possa realizar esse desejo dela (por isso peço que compartilhem no seu facebook esse desejo da Shaiana).

Então depois de ler um livro que eu sabia ia acabar com um final feliz, aconteceu Santa Maria. Que me lembrou bastante do incêndio em Rhode Island que esse mês completa 10 anos. Os casos extremamemte parecidos. Pesquisando novamente o desastre de 2003 descobri que em Outubro de 2012 foi lançado o primeiro livro detalhado sobre o desastre, chamado Killer Show (leia os primeiros 3 capitulos aqui.*). Fiz o pedido na biblioteca e hoje fui lá pegar. Acredito que a leitura não seja facil sabendo como a história termina. Mas pelos reviews dizem que o livro é muito bom inclusive parece ter sido escrito por um dos advogados das familias das vitimas e ele não deixa de apontar o dedo em todos os culpados incluíndo figuras publicas. Já nas primeiras paginas ele diz "no dia apos o incêndio ali estava o inspetor dos bombeiros talvez pensando pra si mesmo 'Eu sou culpado por essas mortes todas'".



Pra completar, como falei esses dias, o pessoal que ficou ali salvando vidas depois de terem saídos da Boate são Herois. Fico pensando será que eu faria o mesmo? Gostaria de pensar que sim mas aí fico pensando que talvez por ler bastante sobre essas coisas minha primeira reação ápos sair do prédio seria de pensar e medir as opções "A qualquer segundo isso pode explodir, tenho que me afastar daqui" provavelmente teria sido meu primeiro pensamento. Mas acho que se estou ali, não tem como simplesmente virar as costas e se mandar. Espero nunca ter que ter que tomar uma decisão dessas.

* Recomendo a leitura pra quem manja Inglês. Os primeiros 3 capitulos dão uma introdução a história do Bar que existia a decadas e tambem como os eventuais donos acabaram comprando ela em 2000 e toda a picaretagem que eles fizeram desde o inicio.