segunda-feira, janeiro 28, 2013

Um dos Problemas

Acho preocupante a possibilidade da estimativa de 1500 pessoas no Kiss ser exagerada. Explico.

Uma das causas do desastre que pouco se fala e que continuará sendo talvez o maior problema de todos nesses casos é a Super Lotação ou até mesmo a atualmente aceitável capacidade desses bares, boates, clubes.

Historicamente tá bem registrado que o numero de pessoas dentro de um local relativamente pequeno chega a ser um problema MUITO maior que o numero de saidas de emergência. Obvio que quanto mais saídas melhor, mas só isso não basta. 

Usamos o exemplo de Rhode Island em 2003 no show da banda Great White. Morreram 100 pessoas onde tinha 462 pessoas dentro (a capacidade era 400). O bar tinha 4 saídas de emergência (veja o grafico) e ainda tinha varias janelas que poderiam servir de escape. O predio em si era "free standing" ou seja não tinha nada ao redor alem de estacionamento. A banda usou fogos que nem foram usados no show em Santa Maria começando o incêndio.

Com todas essas saídas de emergência, com todas essas janelas e com "apenas" 462 pessoas dentro mesmo assim morreram 100, quase a metade de Santa Maria. Se tu não tivesse saído em menos de 2 minutos tu não conseguia mais (a maioria automaticamente foi pra saída principal e deu o efeito "garrafa")


Em Santa Maria dizem que tinham entre 1500-2000 pessoas dentro da Boate. Eu tenho dificuldade em acreditar nesse numero. Normalmente dados revelados immediatamente apos incidentes assim não são 100% certos. Eu tenho dificuldade em acreditar em tal numero porque como se vê no caso de Rhode Island com apenas 462 no clube e 4 Saidas de emergencia (ou seja uma pra cada 100 pessoas) morreram quase 25% dos que estavam lá dentro. E aí como acreditar que numa boate onde tinha Uma saída para 1500 pessoas, 1300 iriam escapar? Faz pouco sentido, já que se a pessoa não tivesse saído nos primeiros 2 ou 3 minutos ia ter dificuldade em sair. Alguem acha que 1000 e tantos iriam conseguir sair por uma porta em 2 minutos (a estimativa da Globo é que na Porta da Kiss só 60-80 pessoas iriam conseguir sair por minuto!)? Ou seja acredito que estão estimando alto demais o numero de pessoas lá dentro o que faz parecer que se tivesse bem menos o problema estaria parcialmente resolvido. NÃO ESTARIA.

Pessoas sempre exageram numeros. Por exemplo quando falam em  pessoas que foram ao aeroporto pra receber jogador tipo "Tinha 1000 pessoas lá!" Enquanto na real talvez era 200. Numeros são sempre exagerados. Como que o bombeiro me fala durante o resgaste que ele estima que tinha 1500 pessoas lá dentro? Como que ele teria como saber?

O ponto que tô tentando fazer é que o problema não aconteceu em parte porque tinha 1500-2000 pessoas lá dentro...mas aconteceu em parte porque tinha provavelmente entre 800 e 1000 pessoas lá dentro, talvez até bem menos. O que já é demais! Estão entendendo o que tô dizendo?

Eu acredito que se tivesse 1000, 1500, 2000 pessoas lá dentro os numeros de morte seriam muito maiores ainda. E é perigoso agora aceitar que "Ah se tivesse a capacidade de 1000 ai poucos teriam morrido". Eu acredito que tinha até menos que 1000 lá dentro. Basta pensar no histórico desses eventos e na logistica do local de Santa Maria pra se dar conta que o numero de 1500 dentro do clube parece ser altamente exagerado.

Então isso é um aspecto que tem que ser estudado, a capacidade aceitável de hoje em dia já é alto demais. Vocês sabem, já sairam a noite e sabem a dificuldade de se mover numa boate ou bar lotado. Ter mais 2 ou 3 portinhas pra escapar obvio que é bom, mas é uma falsa segurança, alguns escapariam mais não o suficiente. O importante mesmo seria diminuir o numeros de pessoas dentro das boates e isso não é problema exclusivo do Brasil. Aqui mesmo nos EUA as boates continuam lotadas mesmo com a capacidade legal sendo respeitado.

Uma regra que eu tenho há anos é que quando alguem me fala um numero eu divido pela metade (ou multiplico por 2). Se alguem me diz que tem 10 Mil no bolso a verdade provavelmente é que tenha 5 mil. Se alguem me diz que vai chegar daqui a 5 minutos é porque vai chegar daqui a 10. Vai ser interesante ver se vão realmente determinar quantas pessoas tinha lá dentro ou se vão ficar no achismo e estimativas que sempre são exageradas. Eu não ficaria surpreso se o numero real fosse 900 ou menos. Seguindo minha propria regra, acredito que as "capacidades maximas" permitadas em boates tambem são exageradas. Se dissem que dá pra ter 1000 pessoas dentro de um local, um seguro mesmo provavelmente tá mais pra 500. Mas será que vão mudar isso? Duvido. Bares e boates continuarão lotados ao pontos de nem poder se mover direito.

PS: No caso de Rhode Island o Stage manager da banda que acendeu os fogos adimitiu culpa. Falou que queria acabar logo com o sofrimento das familias. Não queria extender mais. Assim o caso nem foi a Juri. O Juiz deu 15 anos de prisão e ele serviu 2. Quando saiu cedo, as familias das vitimas quase em maioria concordaram e apoiaram sua liberação em grande parte porque ele foi o unico a assumir culpa total e pedir desculpas. Os 2 donos da Boate tambem acabaram na cadeia por uns anos. Ironicamente um dos donos era reporter de TV e por isso um video que estava sendo feito para uma reportagem dele sobre segurança em Bares.
 
PPS: Quem nunca viu o video do incendio no The Station esse video mostra exatamente a velocidade do problema. 1 minuto e 20 segundos depois de começar o Incendio a saída principal ja estava barrado por causa de pessoas empilhadas na saída. Por isso vejo muita bobagem sendo dito, como "Seguranças fecharam a porta por MINUTOS" ou tinha "2000 pessoas la dentro", não teria tempo de 1700 escaparem em questão de segundo. https://www.youtube.com/watch?v=SIetpe_KAJU