quinta-feira, janeiro 24, 2013

PREJUÍZO

Acompanhando o jogo do nosso COLORADO pelas redes sociais pude notar que o principal assunto durante o jogo era o terceiro uniforme que lançamos na noite de ontem. Eu não acho nada que tenha o símbolo do INTER feio, mas confesso que não gostei do 3º uniforme. Devido a enorme repercussão resolvi fazer esse posto sobre a relação do INTER com a Nike

O CONTRATO

O INTER fez um contrato com a Nike com um valor que, em primeiro momento pareceu elevado. Segundo eu pude apurar algo como R$ 6 milhões por ano, mais R$ 7,5 milhões de luvas (pagos quando da assinatura do contrato).

Esse contrato serviu para mascarar resultados negativos do nosso marketing, uma vez que, somado ao contrato com uma empresa chamada SPR (que terceirizou nosso licenciamento) acabou dando a falsa impressão de crescimento nas receitas no ano de 2012.

O Orçamento de 2013, aprovado dia 27/12 pelo Conselho Deliberativo, acabou mostrando o que já se comentava nos corredores do Beira-Rio, as receitas do marketing foram reduzidas significativamente, muito pelos adiantamentos recebido nestes contratos assinados em 2012, na contramão do que vem acontecendo com outros grandes clubes brasileiros.

Vejam o exemplo dos clubes de São Paulo que aumentaram exponencialmente suas receitas com material esportivo, enquanto o INTER patinou nesse quesito, mas esse comparativo é muito complexo para eu tratar assim em poucas linhas e vou deixar para um post mais completo, por enquanto vejamos apenas as informações dos valores brutos.

A COMISSÃO

Esse contrato com a Nike tem uma situação supreendente, mesmo o INTER tendo funcionários muito bem remunerados para representar o clube nestas questões, estranhamente pagamos comissão a uma empresa para nos representar neste negócio (o Reche já havia tratado deste tema AQUI).

Então vejam vocês, somente em 2012 foram mais de R$ 1 milhão só em comissões para os funcionários do marketing, e na hora de negociar com a empresa que fara nosso material esportivo temos que pagar um terceiro?

Parece incrível mas foi isso que aconteceu. O INTER pagou R$ 1,9 milhões para a empresa World of Football Assessoria Esportiva cujo representante legal é o Sr. Gilmar Veloz (AQUI). Como Conselheiro pedi algumas informações sobre esse contrato e ainda não obtive qualquer resposta ,embora tenha recebido confirmação informal de um membro do Conselho Fiscal.

Agora vejam vocês pagamos essa fortuna, para um conhecido empresário de futebol, para negociar com uma empresa que nos procurou para ser nossa patrocinadora, isso não parece estranho?? 

Pelo que pude apurar os funcionários do Marketing ganham comissão sobre o faturamento da nossa marca, ou seja, por esse lógica receberam a comissão sobre  aumento no faturamento, que foi incrementado pela receita do contrato negociado pela empresa do Veloz, ou seja, estaríamos pagando duas vezes a comissão desse contrato (sempre valores milionários), em nome da transparência eu gostaria de saber se foi isso que aconteceu. Essa foi a informação que pedi e até agora não obtive resposta, vou aguardar mais uns dias e conto para vocês quando a resposta chegar.

O 3º UNIFORME

Para que serve o 3º fardamento? Pelo que entendo ele serve para dar aos torcedores uma oportunidade de ter uma camisa diferente daquela que o clube usa eventualmente. Então além de oportunizar aos torcedores usarem uma camisa diferente ela propicia um incremento da arrecadação. Por essa razão a 3ª camisa deve ser atraente aos torcedores, para que ela possa estar lá nas coleções dos apaixonados COLORADOS.

Essa camisa lançada ontem é uma cópia fiel de outras duas lançadas pela Reebok, nos anos de 2008 e 2010, ou seja, em 5 anos lançamos o mesmo modelo de camisa 3 vezes (veja imagem abaixo), não entendo qual a razão de tão pouca criatividade. Contra a camisa da Nike pesa ainda o fato de o símbolo da empresa estar em preto, um luto inexplicável, uma cor que NUNCA esteve em nosso uniforme, eu não entendi e não gostei.



Alguns menos informados, alguns deles do próprio departamento de Marketing do INTER,  dizem que não é possível lançar uniforme que não sejam nas cores vermelho e branca, uma mentira que as fotos abaixo demonstram sem deixar dúvida que já tivemos uniformes dourado e cinza.




Ao pessoal do Marketing lembro que o estatuto do clube (art. 2º, par. úni.) diz o seguinte sobre o escudo "O distintivo do Clube é representado por um círculo de cor vermelha, tendo ao centro desenhadas em branco, entrelaçadas, as letras -S-, -C-, -I-, correspondentes às iniciais de - SPORT CLUB INTERNACIONAL"

Veja que o estatuto não fala nada sobre estrelas, sobre disco em volta com o nome do clube, e nada disso impediu o nosso Marketing de alterar a forma do escudo, como lembro nas imagens abaixo. Não sou contra essas mudanças, sou contrário a que o estatuto seja usado como desculpa para a falta de criatividade, ou seja, se o estatuto não impediu de mudar o desenho do escudo não pode impedir de lançar uma 3ª Camisa alternativa.



A vontade do torcedor de ter camisas diferentes é tão grande, que foi percebida pelas empresas que fazem nosso material esportivo, mesmo com nossos goleiros atravessando fases tão inconstantes, há diversos modelos de camisa manga curta de goleiros, nas mais diversas cores.

Nos últimos anos, desde a saída do Clemer, nossos goleiros não são propriamente ídolos. Também chama a atenção o fato de que eles jogam de mangas compridas e as camisas vendidas são de manga curta. Ou seja, os torcedores querem camisas diferentes e como o Marketing não se digna a lançar modelos que não sejam repetidos, nós acabamos comprando camisas de goleiro como se fossem camisa de jogo.


O INTER tem uma participação na venda das camisas feitas pela nike (5% de royalties pelo que fui informado), ou seja, uma camisa não tão bonita vende pouco, se vende pouco o INTER fatura menos e isso é um prejuízo pro clube. 

Não é de hoje que eu falo que o Marketing COLORADO tem problemas, que não tem capacidade para fazer nossa marca render (financeiramente) tudo aquilo que ele pode. Essa falta de habilidade do Marketing acaba fazendo com que a receita seja menor que a esperada, e isso é um prejuízo ao clube. 

Eu já falei em outro post sobre o prejuízo do (AQUI), e já estou com as cópias do processo em que o INTER foi condenado por plágio, em uma ação do nosso Marketing (um dos meus próximos posts será sobre esse assunto), ou seja muita coisa precisa ser melhor explicada aos sócios e torcedores sobre o que vem acontecendo nesta Vice-Presidência. Se o Marketing faturasse mais talvez não fosse necessário vender tantos jovens promissores.

FUTEBOL

Ontem o INTER venceu o modesto cerâmica, mais uma vez o Loss estragou o time no intervalo e jogamos pior no segundo tempo e, para piorar, ainda conseguimos perder um penalti. Ainda bem que teve a LDU para alegrar minha noite futebolistica.

André Flores
@ojogodointer