domingo, janeiro 27, 2013

Luto

(Escrito por Pablo)
Achei uma boa ideia do Cíffero colocar uma mensagem de luto no blog. Espero que o Louis não se importe de eu ter tomado a iniciativa. É uma tragédia lamentável, tanto mais por ser culpa exclusiva nossa. Que Deus abençoe as vítimas e suas famílias e que saibamos aprender com essa tragédia. Particularmente, fica minha torcida para que nossos colegas aqui do blog que forem de Santa Maria, especialmente o Saulo, estejam bem.
___________________________________
(Escrito por Schroder)
Acordei a pouco pra essa horrivel noticia. É um assunto da qual sempe me preocupei, na verdade desde 2003 (10 anos em Fevereiro) quando aconteceu esse incendio ( https://www.youtube.com/watch?v=eADRdBCn2tU ) no show da banda Great White e moreram 99. Desde lá eu e minha esposa primeira coisa que fazemos quando chegamos num barzinho é  ver onde são as saídas de emergência. Sempre. Inclusive faz apenas algumas semanas que tava lendo sobre o assunto aqui.

Normalmente num incidente desses a maioria das pessoas morrerem perto da saída onde não conseguem sair porque as pessoas caem e acabam bloqueado a saída. É importante SEMPRE saber as saídas de emergência que não seja a porta de entrada. É pra lá que todo mundo vai. Muitas vezes as saídas alternativas acabam sem ser usado ou pouco usado. Se for um lugar super lotado e sem mais de uma saída o negocio é nem frequentar. No show do Great White o incendio começou porque a banda usou efeitos de fogo no palco durante a primeira musica. Espalhou rapidamente. O guitarrista da banda foi uma das 99 vitimas. O incidente foi filmado porque tinha uma emisorra de TV lá especificamente fazendo uma reportagem sobre segurança em boates quando o incidente ocorreu. Não se pode ter pyrotechnics em show em barzinho/boate! E parece que em Santa Maria foi isso mesmo.

Alguns já estão culpando os seguranças mas historicamente mesmo sem seguranças nas portas boa parte não consegue escapar por causa do tal "bottleneck effect". É muita gente, panico e muita gente está a 1 metro da rua e nao congeuem sair porque a entrada fica trancada de gente. Os culpados são bem outros que permitem uma boate com 1 saida só e a pessoa que decidiu usar fogos dentro do local. Uma banda deveria ter mais conhecimento dessas coisas, afinal aconteceu com uma banda famosa como se ve no video acima. Os seguranças SE barraram alguem, imagino que foi reação inicial (pois é o trabalho deles) mas duvido que tenha sido por mais de alguns segundos. E duvido mais ainda que eles sabendo que é fogo iam pedir pra irem pagar a conta. Isso não existe! Naquele momento é panico total e duvudo que eles iam segurar pessoas desesperadas vindo a toda. Vamos com calma nessa de culpar os seguranças. Acho isso uma irresponsabilidade. Historicamente está provado que as mortes teriam acontecido até mesmo com portas maiores e sem segurança na porta. Como falei antes é um assunto que "estudei" bastante nos ultimos anos e acredito que as açoes dos seguranças provavelmente não fizeram diferença alguma.

Os numeros de vitimas em Santa Maria são tragicos, espero que não sejam tão altos quanto tão estimando. Lamentável demais.

PS: Meu Avo (Pai do meu Pai) nasceu em Santa Maria então o desastre bate bem perto de casa.