quarta-feira, janeiro 30, 2013

Idolos de verdade

Ainda tenho perguntas e duvidas sobre o desastre em Santa Maria.

Acabo de assitir esse clip do programa 60 Minutes de 2003 onde falam sobre o desastre de Rhode Island onde morreram 100 pessoas. No clip, eles mencionam que 3 dias antes, num outro estado americano (e eles mostram imagens) teve um incêndio num Bar que não virou manchete. A razão é porque o fogo que começou tambem com fogos de uma banda não espalhou porque o Sprinkler System (po como se diz isso em portugues?) ligou a a agua apagou o incendio em segundos. Ninguem morreu. O Bar em Rhode Island legalmente não precisava ter esse sistema porque foi construído antes da lei tomar vigor nos anos 70. Se o dono tivesse instalado isso independentemente provavelmente ninguem teria morrido.

O que me faz perguntar a vocês, isso não é algo exigido para boates e bares de certo tamanho no Brasil? Pensando bem nem vi ninguem mencionar isso até agora em tudo que ando lendo. Muita gente falou sobre saídas de emergências mas e como falam nesse video, Sprinkler system é tecnologia inventada em 1850...porque essa boate não tinha isso? Ninguem teria morrido.
EDIT: Li agora na ZH de hoje que Sprinklers (Chuveiros Automaticos) não são previstos na Legislação Gaúcho. BAITA FALHA! Isso tem que mudar. É uma das grandes causas por todas essas mortes!

Outra coisa, continuo lendo estimativas de 1500 pessoas na boate na hora do incêndio. Depois de mais um dia lendo o que testemunhas tinha a dizer eu estou convencido que esse numero é altamente exagerado (leia meu post de ontem pra mais detalhes sobre isso). Se tivessem 1500 pessoas lá dentro eu acredito que o numero de mortes iria beirar os 1000. Eu acredito que na hora do incêndio a boate continha 700-800 pessoas. 400 vitimas entre mortos e feridos e 300-400 que conseguiram sair sem ferimentos. Lembrando que provavelmente tu teria que sair da boate nos primeiros 2 ou 3 minutos pra se salvar e não tem como 1000 pessoas terem saído por ali ilesos.O numero aproximado de pessoas na Boate pode ser calculado com certa facilidade, basta saber por quantos minutos a saida tinha acesso facil pra sair. Com boa vontade pode se estimar que 100 pessoas por minuto passariam pela unica porta da boate. Normalmente a janela de tempo pra sair antes da fumaça espalhar e CAOS tomar conta é menos de 2 minutos. Sobreviventes contam que a fumaça já saia pela porta da boate em aproximadamente 2-3 minutos.

Esse é o video do programa 60 Minutes:

Esse video mostra a diferença que faz um Sprinkler num ambiente fechado. Com sprinkler o fogo é controlado rapidamente, sem sprinkler em 90 segundos não se vê mais nada.
Incêndio casa noturna - Comparação com ou sem... by mbl1967

Nesse video o vocalista do Great White fala sobre o incêndio numa entrevista recente. Até hoje ele nega responsabilidade da banda e culpa as autoridades que permitiram material inflamável no bar. Ele não queria falar no assunto mas a reporter insistiu. http://youtu.be/5sHdKLplFW0?t=3m

Pra finalizar a unica coisa positiva disso tudo foi ver como pessoas na hora H querem ajudar outros. Aquela gurizada que tentou salvar outros merecem medalhas. Alguns até morreram tentando ajudar. Muita gente teria ficado ali parado olhando. Esse pessoal não, eles meteram a mão pra salvar outros. Esses sim são herois, idolos.

O tragico de tudo isso é que esse desastre é praticamente igual ao de Rhode Island e de varios outros (Até em Rhode Island falaram que os Seguranças barraram pessoas de sair pela saída dos fundos, não por causa da Comanda, mas porque ali era area privada da Banda). Não precisava ter acontecido. ALGUEM nessa linha toda de gente que vai lá de cima do Prefeito, passando por bombeiros, donos do bar, membros da banda, segurança...uma dessas pessoas tinha que ter se tocado. Não é possivel que no mundo atual de internet e informação rapida ninguem nunca se tocou que fogos dentro de barzinho mata repetidamente.