segunda-feira, janeiro 07, 2013

Beatas e Corneteiros

Aparentemente tem certos Posts que talvez devem ser repostados de vez em quando para expressar uma opinião que não tem data de vencimento.

A Opinião é: Você não é mais Colorado que outros porque tu critica menos ou mais o clube. Ou seja só porque tu só fala bem dos que mandam no clube ou jogam no clube não te faz mais colorado que alguem que critica (ou vice versa).

Aqui nos EUA tem um fenomeno interessante que acontece quando alguem critica o governo do País, ou uma guerra, ou militares, ou absurdos na constituição (como todo mundo tem direito a ter armas). O outro lado te chama de Anti-Americano ou de não ser patriota. Isso normalmente acontece entre Republicanos da extrema direita que não perdem um segundo quando é conveniente pra dizer que tu não é patriota se tu não concorda com o governo deles (Bush, Reagan etc..). Nos EUA nada pior do que ser chamado de Anti-Americano ou não patriota.

O Cineasta Michael Moore por exemplo é pintado pela midia da direita (Fox News) como um Anti Americano por causa dos seus filmes criticos a guerras e corporações que fazem de tudo pra tirar o maximo proveito do povo e ambiente. Essa mesma semana MM escreveu um texto dizendo que ele "Não apoia os soldados" algo visto como criminal nos EUA (pois aqui muita gente acha que colocar um sticker no carro que diz I support the troops seja apoio de verdade). Mas a Fox News e o resto da Direita simplemente mudou o sentido do que ele escreveu. O texto dele ironizava a metade Americana que acha que apoiar os soldados significa colocar um Bumper Sticker no carro  ou uma fitinha amarela numa arvore e tá feito o apoio (essa foto mostra bem a ironia do MM onde alguem tem um Sticker no carro que diz "Abrace um soldado"...mas ao lado outro Sticker apoiando o Presidente Bush o mesmo que mandou esses soldados para morrer e matar numa guerra inventada). A Fox e outros aproveitaram pra distorcer seu texto e dizer "Viu o Michael Moore odeia os EUA" e claro as pessoas que leiam apenas essas fontes acabam acreditando. Perguente a qualquer Republicano nos EUA e ele te diz que MM é um "Socialista que odeia os EUA" (algo que não poderia ser mais longe da verdade). /Ah e só um esclarecimento por favor não confunde a Direita dos EUA com a Direita do Brasil. A Direita do Brasil tá bem mais pra Esquerda dos EUA do que pra Direita./

Então quando alguem chama o Blog de corneteiro ou "um dia tu era mais colorado" (como meu primo escreveu nos comentarios do post anterior) eu sou lembrado (não que eu tenha esquecido pois diariamente vivo isso nos EUA) do caso do Michael Moore e muitos outros. Essas pessoas não conseguem entender que CRITICA não significa que tu Odeia, não gosta ou seja menos Colorado (ou Americano) que qualquer outro.

Por isso reposto agora meu texto de 2011 chamado Micro e Macro que explica direitinho porque acho errado se achar mais ou menos colorado só porque a opinião de alguem não bate com a sua.

9 de Novembro de 2011

Macro e Micro

Acho que falta uma visão e um entendimento mais amplo dos Colorados, seja Corneteiros, seja Beatas, ou algo no meio, sobre o Inter atual ou melhor o Inter dos últimos anos. Acho que no passado distante já tinha tocado nesse assunto mas vou repetir.

O Conflito, atrito entre torcedores com suas opiniões opostas sobre o Inter ocorre pelo simples fato de que alguns olham o Inter e sua historia no sentido Macro-Histórico ("beatas") e outros no sentido Micro-Histórico ("corneteiros"). Com isso quero dizer, alguns veem o negocio com uma visão mais amplo de tempo (anos, décadas) onde outros concentram suas analises em períodos menores (dias..semanas...meses..).

Por exemplo hoje falamos do Inter dos anos 70 como um período magico onde o Inter flutuava em campo, onde tudo dava certo. Assim como daqui a 10 ou 20 anos Colorados olharão para essa ultima década como uma década de gloria Máxima.

Em 2030 ninguem vai lembrar do Wilson Mathias ou do Jô assim como ninguem lembra do Pedro Verdum ou do Ico. Ninguem vai lembrar em 2040 das derrotas no Beira Rio para o Fluminense no Brasileirão de 2011...ou o empate de 3 a 3 com o Santos. Assim como quando se fala dos anos 70, ninguem fala na crise de 1979 quando em Setembro daquele ano o Inter terminou o Gaúchão em terceiro atras do Esportivo de Bento Gonçalves (algo que não aconteceia na epoca, ou tu era Campeão ou Vice). Três meses depois dessa crise o Inter se sagrava Tri-Invicto do Brasileirão.

O tempo passa e a gente faz com que o passado pareça perfeito. Como se todo mundo se dava bem e trabalahava por musica nos anos 70. Ou nos anos 40 do rolo.

Não. Não era assim, nem é assim agora. Não existe perfeição.

Podem ter certeza, Fernando Carvalho e os jogadores da geração 2006 tem seus lugares garantidos na historia do Inter lá em cima (a não ser que FC um dia presida sobre um Inter que acaba rebaixado). Ninguem vai lembrar daqui a 30 anos que Sobis e Iarley fizeram gols no Inter, assim como a maioria hoje não lembra ou não reclama que o goleiro Manga em 79 vestiu a camisa do Grêmio em GreNal.

Meu ponto é que você torcedor, antes de sair xingando outro torcedor por ser Corneteiro ou Beata, tem que entender que algumas pessoas tem uma visão Macro Historica do Inter enquanto outros tem uma visão Micro Historica. NENHUM ESTÁ ERRADO. Os dois tão certos.

O Beata está certo de que um dia olharemos essa fase como uma fase de Ouro (assim como fazemos com outras decadas), todos os pequenos detalhes que hoje parecem ser o fim do mundo, um dia será completamente esquecido e apagado da história do clube.

Mas o Corneteiro tambem está certo. Ele quer o melhor para o clube HOJE para que AMANHÃ as coisas continuem a melhorar e para que a "decada de ouro" se extenda. Sem essa preocupação e pressão diaria vinda dos "corneteiros" provavelmente não teriamos tido todas as alegrias que tivemos.

É como na natureza. Abelhas são chatos pra caralho não? Pois bem, mata todas as abelhas do Mundo e é bem provável que o sistema ecologico do planeta desabe, assim como nos eventualmente.

Um precisa do outro.

Entendem bem isso antes de ficarem revoltados e fazerem Jihad com as opiniões dos outros.