terça-feira, janeiro 01, 2013

2013

Bem vindo a mais um ano.

Como no filme Groundhog Day (em Português 'Feitiço do tempo') começamos tudo de novo em mais uma tentativa de fazer tudo da maneira melhor. No filme, o protagonista Bill Murray (o mesmo que quase pegou a Scarlett Johannsen 10 anos depois em Lost In Translation) fica acordando dia apos dia para exatamente o mesmo dia. A mesma musica toca na radio, a mesma neve acaba de cair, ele encontra as mesmas pessoas na rua. Tudo se repete exatamente como no dia "anterior". Um dejavu inacabavel.

Não é muito diferente na nossas vidas. Afinal, repetimos tudo a cada 24 horas. A cada 7 dias. A cada mês, enfim a cada ano. Comemoramos as mesas datas, aniversários, feriados. Todo dia 25 de Dezembro comemoramos Natal (a maioria de nós aqui no BV ao menos) e no dia 31 desejamos aos outros que "o proximo ciclo seja melhor". E aí começa tudo de novo.

No filme o Bill Murray aos poucos descobre porque ele está trancado nesse mesmo maldito dia. Ele tem que ao menos tentar fazer tudo de uma maneira correta e decente pois até então tudo que ele fazia era com  desinteresse e até maldade. Não era nem perfeição que ele precisava, mas sim mostrar vontade de acertar, de fazer as coisas de uma maneira digna.

É assim que vejo o Inter. Como torcedor eu não procuro perfeição. Perfeição é raro. Só o meu Miami Dolphins de 1972 foram perfeitos com 17 vitórias e zero derrotas e depois o Inter em 1979, Invictos. Não procuro perfeição...procuro um grupo de pessoas, neles incluídos jogadores, dirigentes e comissão tecnica que ao menos façam as coisas de uma maneira sensata. Dirigentes tem que dirigir com a torcida em mente. Tecnico tem que treinar com inteligência e sem 'ovelhinhas'. Jogadores tem que ter vontade pois atleta sem vontade não é atleta. Faltou tudo isso e mais nos últimos 2 anos.

Não espero e nem precisamos ganhar todos os títulos. Mas eu espero sempre que esse grupo de pessoas  trate com o respeito que merecem a camisa e a torcida do Inter. Já seria um grande passo pra frente.

Então vamos lá...começar tudo de novo!

PS: E essa coluna no GE vai confirmando aquilo que escrevi aqui. De que aos poucos os pequenos detalhes vão sendo esquecidos e o que sobra é a visão Macro da história. Nesse caso, Inter e São Paulo como grandes vitoriosos nos ultimos 10 anos. Felizmente ou infelizmente os problemas, dramas e erros de uma era são esquecidos se as conquistas tiverem mais força.


PPS: Recomendo esse filme se vocês nunca assistiram. Um dos melhores dos anos 90 na minha opinião.