quarta-feira, novembro 28, 2012

Os Mano...

É Guardiola na Seleção e Dunga no INTER. Sem mais.

Mas, agora, já está definido (pelo menos na seleção): é tudo com Felipe Scolari e seu bigodão.

Porém, era engraçado ouvir dos "colonos" que não pode ter um estrangeiro como técnico da Seleção Brasileira... Por quê? Se ha anos quem dá as cartas no futebol mundial são os europeus (financeiramente) e tecnicamente nossos treinadores estão em evidente obsolescência. Sempre acham tão lindo o que vem de fora, mas na hora de contratar mão de obra qualificada preferem se esconder atrás do bairrismo. Já tivemos até técnico argentino no comando da seleção.

É só filmar o Pepe tomando caipirinha e dizendo "eu amo muito o Brasil" que o caso é encerrado. Não fazem isso com todas as celebridades, os colonos?

A diferença dos colonos para os colonizadores é que os colonizadores pegam a melhor mão de obra e usam como sendo sua, sem distinção. O que realmente tem valor é a virtude antes de onde se nasceu. Além disso, onde escolhe trabalhar é respeitado e até admirado (vide USA). Já os colonos, bairristas por natureza, morrem por sua limitação e vivem os anos mirando viver como os colonizadores... mas com mente de colono não dá.

Já, quanto ao INTER, quero DISTÂNCIA desse cidadão conhecido como Mano Menezes. Não vou entrar em discussão sobre qualidade ou capacidade. Experiência, muitas vezes, não vale muito quando se tem no curriculum dois títulos de segunda divisão (o primeiro por um milagre e o segundo com um time que era como uma Red Bull Racing - chupa RGT! - frente aos demais que pareciam Karts).

Pode-se passar a vida toda fazendo a mesma coisa, fazendo o mesmo trabalho dá muita experiência. Mas, se é sempre feito do mesmo jeito pode-se passar a vida toda fazendo a coisa do jeito errado.

Uma comissão técnica que tenha Taffarel e Dunga, pra mim, é GRANDE. Taffarel é um dos principais motivadores para ser colorado. Tanto que, na inocência da minha infância, pensei, enquanto via a reportagem de seu embarque para a Itália: "e agora? vou ter de começar a torcer pro Parma...", pois, eu perdia uma referência. Já Dunga, seu recente histórico é autoexplicativo.

Por outro lado, é inevitável falar em greNAL essa semana, mas do jeito que andamos um empate é vitória, para um time que passou o mês de novembro TODO e fez ZERO pontos. Prefiro esperar pelo que o destino e o trabalho dos jogadores nos reserva. Apenas uma flauta cautelosa (in memorian a filosofia futebolística de Fernando Carvalho)

Amigos, só uma ressalva: toda vitória e grande momento deve ser vivido e apreciado com todo o prazer. Porém, o que não podemos admitir é que qualquer jogador se sustente no time por mais uma temporada por apenas um jogo. Jogadores que passaram um ano tão fraco não podem ser "salvos" por uma boa atuação no greNAL.

Pra mim greNAL é SÓ entre INTER e grêmio. Vale como um campeonato. Vale tudo (no sentido de comparar com títulos). É guerra. Mas é só dentro do campo, com lealdade e honestidade.

Isso tudo acima, repito, APENAS DENTRO DO CAMPO. Acho uma falta de inteligência sem tamanho aqueles que ficam que nem dois vizinhos querendo um pegar a mulher do outro pra mostrar que é o bonzão. Se é futebol, é só dentro do campo, começa e termina com o apito do juiz. É um jogo que vale tudo! Mas é só um jogo de futebol. Dito isso... Vamos a Guerra! Não admito menos que isso!

Pra mim essa é, até hoje, a vitória mais significativa.
(seguida de perto pela do "CINCO muito!" =)