segunda-feira, novembro 12, 2012

ANOS 90




Luiz Carlos do Raça Negra também está ligadinho no BV

Como eu já havia comentado em outro post estou participando da Chapa que era liderada pelo Luiz Antonio Lopes. Na última quinta-feira a noite tinha dois compromissos, fui ao Beira-Rio acompanhar as eleições do nosso COLORADO, esperando que houvesse segundo turno e naquela noite fui com minha esposa assistir a um show do Raça Negra.

Essa foi uma semana digna dos anos 90, começou com o nosso INTER perdendo de goleada para o náutico (com direito a gritos de “olé” da torcia do adversário). No meio da semana, mesmo com enorme rejeição dos sócios, os Conselheiros em sua absoluta maioria re-elegeram o presidente Luigi, e ontem essa derrota para a modesta ponte preta (do Baraka e do Roger) e no meio de tudo isso o show do Raça Negra.

Os mais novos podem não acreditar mas nos anos 90 o INTER perdia para times modestos, perdia partidas “imperdíveis” em casa (lembro aquela contra o náutico com 2 gols do cafezinho), contratava jogadores de qualidade diminuta, era o "time do quase", ou seja namorava a zona de classificação do Brasileirão, mas perdia nos detalhes, deixando de classificar-se por um gol, um ponto uma vitória, etc..., perdemos jogos decisivos em casa para times como América-MG e Paraná Clube, tivemos a pior campanha da primeira fase da Libertadores em 93 e por ai vai. 

Tudo era muito diferente naquela época, imaginem que o COLORADO contratou jogadores como Tico e Ratinho (isso mesmo Ratinho!!), jogadores de qualidade duvidosa como o Anderson Papoula ou Clayton além de titulares eram o capitão do time e se negavam a sentar no banco de reservas (imaginem o absurdo um jogador destes exigir ser titular).

Nos anos 90 contratamos jogadores que foram destaques em Copa do Mundo como o lateral Josimar e o goleiro argentino Goycochea (carinhosamente apelidado de "Bate-e-volta) e eles fracassaram. Ídolos como Falcão e Figueroa foram queimados pela direção após insucessos como treinadores.

Presidentes absolutamente impopulares eram eleitos por ampla maioria no Conselho Deliberativo, sem que houvesse a participação dos sócios, dirigentes como Asmuz, Zachia, Amoreti e Jarbas Limas foram eleitos pela maioria dos Conselheiros, embora essa não fosse essa a vontade da torcida. Como vocês podem ver muita coisa mudou desde aquela época, menos capacidade de contagiar dos sucessos do Raça Negra.

Nos anos 90 o Raça Negra fazia muito sucesso com seus hits "Poderosa", "Cigana" e uma que tinha refrão "Dididiêêê" (cujo nome não lembro), essa era a parte boa daquela época. Já o COLORADO era protagonista das tragédias mais incríveis e por isso tenho calafrios com essa  coincidências dos anos 90 com a gestão Luigi.

A volta dos anos 90 é o meu maior pesadelo, mesmo que tenhamos ganhado uma Copa do Brasil nesse período, onde o INTER foi muito menor do que ele merece e o nosso adversário ganhou muitos títulos importantes (e foi rebaixado pela primeira vez é bom lembrar).

Eu, assim como o Pablo Farias, o Davi, o Louis, e alguns milhões de COLORADOS estamos decepcionados com o time nesse ano, mas eu,que nasci em 79, sobrevivi  aos anos 90 e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que não voltemos àquele nível. Torço para que o sócio do INTER possa voltar a influir o quanto antes nos destinos do nosso clube, então, mesmo desiludido, eu vou continuar pagando minha mensalidade para poder votar em dezembro, pois só a torcida pode evitar que o INTER volte para os anos 90


André Flores
@ojogodointer

ps.: Eu penso que a torcida em geral, e o sócio em particular é o mais indicado para decidir o futuro do INTER. O Sócio não faz conchavo, não troca seu voto por carteira de diretor, ou ainda o sócio não vota baseado na sua colocação, ou dos seus correligionários, na chapa do Conselho Deliberativo.


Se os 164 Conselheiros que deram mais dois anos de mandato ao Presidente Luigi pensam que isso era o melhor para o INTER, eles são todos COLORADOS e duvido que queiram o pior para o INTER, mas acho que seria muito mais correto o sócio decidir, até mesmo porque todas as pesquisas indicam que a torcida não queria mais 2 anos com o atual Presidente.