segunda-feira, outubro 08, 2012

Problema, causa e solução

Problema: O clube entra em outubro sem repetir escalação e sem um modelo de time e peças/nomes definidos.
Causa: Lesões em elevado número de atletas, muitas reincidentes. Desfalques por convocações, suspensões, indisciplinas, limite de estrangeiros e opções técnicas.
Solução: pré-temporada de 1 mês, com atletas da equipe B nos jogos iniciais. Contratação de uma equipe multidisciplinar qualificada (preparador, fisiologista, nutricionista...) atrelada ao clube, independente de treinador. Naturalizar Guiñazu.

P: Folha mensal de 9 milhões para elenco cuja qualidade não condiz com o investimento
C: Renovações com atletas em fim de carreira com salários elevados por gratidão, contratação emergencial de jogadores pagando muito acima de seu real valor de mercado, negociatas com empresários (Fransérgio, Marcos Aurélio, Kléber...)
S: Dispensar medalhões, investir nas categorias de base e voltar a contratar jogadores cujo perfil é emergente, e não vencedores acomodados.

P: Futebol pobre, resultados abaixo do inesperado e um final de ano que insinua chegar em outubro
C: Treinadores insuficientes, amadorismo e falta de convicção no comando do departamento de futebol.
S: Acabar com as experiências no setor mais importante do clube.  Transparência e contratação de profissionais rodados, desde treinador a um diretor técnico nos moldes de Rodrigo Caetano no Vasco e agora Fluminense. Cobrança por resultados.

P: O Internacional é o clube que mais empatou no campeonato. O clube não venceu nenhum dos primeiros 7 colocados na tabela.
C: Além das três premissas anteriores, o Inter hoje é um clube covarde, medroso. Quando não joga com três volantes, joga sem triangulações, sem ambição e passivo com os resultados adversos, sempre somando UM ponto, mas nunca saindo do lugar. Sem mencionar que o lado direito entrega um gol por jogo, e quando não o faz, nunca contribui com o setor ofensivo.
S:  Baixar um decreto que impeça de escalar três volantes pelas bandas do Beira-Rio e rezar fervorosamente para algum gênio do futebol europeu leve o craque-capitão Nei embora.

P: O Inter de 2012 é o mesmo de 2011, e este o mesmo da metade de 2010.
C: A renovação pós-mazembe não ocorreu, seja no plantel de jogadores, na direção ou na política de futebol.
S: A solução é uma só: planejar 2013 desde já, não repetindo os mesmos erros recentes, finalmente fazendo as devidas correções de rumo, tão necessárias desde o final de 2010.

"Se me fosse dada a tarefa de cortar uma árvore gigantesca em 8 horas, e minha vida dependesse disso, certamente eu passaria 6 horas afiando o meu machado" -
Abraham Lincoln