quinta-feira, outubro 04, 2012

ELEIÇÕES

 Festa da democracia COLORADA

Já que o nosso INTER não embala no campeonato nem empolga as arquibancadas resolvi falar um pouco de como vão as coisas na política do clube. Penso que o Fernandão deveria estar fazendo uma espécie de pré-temporada para o clássico da última rodada,pois é fundamental vencer lá no nosso salão de festas da primeira a última partida, mas isso é outro assunto.

Que o nosso COLORADO é o clube com maior número de sócios e um exemplod e democracia para todo o Brasil não é novidade para ninguem, mas as eleições do INTER nese ano vão ter algumas novidade, umas muito interessantes e ouras nem tanto.

Na última segunda-feira houve reunião com os coordenadores de movimenos políticos para debater a data das eleições. Desde que o quadro social cresceu acima dos 40 mil sócios  que o INTER realiza suas eleições no primeiro final de semana depois da última rodada do campeonato Brasileiro, foi assim em 2006, 2008 e 2010. 

A eleição se realizar no final de semana facilita que um maior número de sócios participem da votação no próprio BEIRA-RIO, dando cores de vermelho e branco a democracia COLORADA, é quando os COLORADO vão a sua casa escolher quem vai dirigir o clube, ouvir propostas, debater soluções. Tudo isso depois do término do campeoato para que não haja nenhum prejuízo ao vestiário nas partidas decisivasdo final do campeonato.

Pois agora os grupos ligados a situação querem  que as eleições sejam realizadas ou no dia 1º de dezembro, véspera do clássico que encerra o campeonato, ou em uma quinta-feira dia 06. As alegações para escolha destas datas são, ao meu ver, estapafúrdias.

Alegam coisas como o "as eleições acontecendo no dia 09 dividiria a atenção da mídia com o a inauguração de outros estádio", ou que "o presidente eleitono dia 1º, ao invés do dia 09, teria mais tempo para preparar o time para 2013' ou a mais incrível de todas "O show da Madona pode atrapalhar a eleição", parece piada mais isso foi dito na reunião.

Nada disso se sustenta, basta uma rápida análise para ver que o ideal é realizar as eleições na data em que vinham sendo realizadas, no primeiro final de semana depois do último jogo,e que as datas sugeridas dificultam a participação do associado bem como podem tirar o foco do debate político.

Acho que seria legal que os sócios mandassem sua opinião sobre o assunto (a melhor data de votação) para o e-mail da ouvidoria@internacional.com.br que eles encaminham para a comissão eleitoral, pois tenho certeza que eles gostarão de ouvir a opinião dos associados, sem vínculos com os grupos políticos.

Mas há também boas novidades para a próxima eleição. Já vinha sendo debatido a muito tempo, e foi consenso entre todos os grupos (de situação e oposição) que o sitema de votação por correspondência deveria ser substituío pelo sistema de votação pela internet. Agora todo e qualquer sócio (desde que se cadastre antecipadamente) poderá votar pela internet.

A votação pela internet deverá passar por um auditoria independente o que dará mais segurança ao pleito, e fazendo com que os sócios possam, mesmo de longe, participar da vida do clube. A votação pela internet será no mesmo dia e hora da votação presencial no Beira-Rio.

André Flores
@ojogodointer

ps.: Andei um pouco afastado pois estava gozando merecidas férias.