quarta-feira, outubro 03, 2012

Coisa de Filme

O Baseball na minha opinião é disparado o esporte de mais sucesso no Cinema. São muitos os filmes já feitos onde o tema é direta ou indiretamente o Baseball. Só pra citar alguns classicos que tu nem precisa entender o esporte pra gostar: Field of Dreams com Kevin Costner de 89 é uma história emocionante de Pai e filho. Bull Durham de 88 tambem com Costner é uma Comedia/Drama considerado por muitos o melhor filme de Baseball. Eight Men Out tambem dos anos 80 é sobre um time que se vendeu numa final no inicio do século passado. A lista é grande.....com muita coisa boa.

Aí vi essa história dessa semana e fico imaginando se um dia não vai virar filme.

Em 2005 Adam Greenberg tinha 24 anos e tinha passado varios anos nas divisões de base do Baseball. Como todo jogador o sonho é chegar um dia no "Big Show".

Greenberg batalhou ano apos ano jogando em estadios e cidades pequenas, lutando por uma chance de jogar na MLB. Em 2005 sua chance chegou quando o Chicago Cubs o chamou.

E aí que aconteceu o lamentável.

No seu primeiro jogo, ele sentou no banco quando no meio do jogo foi chamado para seu primeiro 'at bat' na Liga. At bat é quando o cara vai bater na bola, lance Ofensivo do esporte. É o grande momento para um novato.

Isso acontece rotinamente todo ano em todos os clubes. Alguns jogadores ficam na liga, outros voltam pra base depois de alguns jogos pra nunca retornar. Mas eles sempre podem dizer que chegaram no Bigs. Oficialmente entram na enciclopedia oficial do Esporte e lá ficam registrados para sempre.

No entanto ninguem nunca imaginaria o que iria acontecer com Greenberg no seu primeiro at bat. Pior, no primeiro arremesso do Pitcher. O Pitcher do Florida Marlins lançou a bola e indo mais de 120 Kilometros por hora a bola em vez de ir onde ia, acabou acertando o Greenberg na cabeça. A bola bateu com tanta força que Greenberg pensou que sua cabeça tinha explodido. Seus olhos viraram pra dentro. Em outros casos pessoas até já morreram. O pitcher do Marlins pensou immediatamente que isso poderia ocorrer.

Greenburg não morreu mas teve problemas de visão e tontura por meses. O Cubs nunca mais o chamou pra Liga e ficou esquecido nas divisões de base pro resto da carreira. Pior ainda, o At Bat dele não contou como at bat oficial e assim ele fica fora do registro da liga.

Esse foi o lance em 2005:


7 Anos depois, já aposentado o time que ele jogava contra naquele dia atendeu pedidos de uma campanha para dar ao Greenberg um at bat oficial como ele merecia ter. O Marlins deu a ele um contrato de 1 dia e no penultimo dia da temporada Greenberg finalmente teve seu at bat oficial e completo. Estatisticamente foi um fracasso. O primeiro pitch ele olhou e foi um strike. Nos proximos dois ele tentou acertar mais errou. No Baseball 3 strikes e tu tá fora (o pitcher do outro time não deu mole pra ele). Assim acabou o at bat do Greenberg. Mas saiu aplaudido e com sorrisos. Claro, num final de Hollywood eles podem dar a ele um Home Run (o gol do Baseball). Mas o importante foi o cara realizado esse sonho interrompido.

Esse foi o lance dessa semana:


Essa pequena história me deu mais satisfação que o Inter o ano inteiro!

PS: O velinho na arquibancada é o unico outro jogador que teve só 1 at bat na Liga principal que terminou com ele sendo acertado pela bola.