sexta-feira, agosto 03, 2012

Segurando

Segurar. Esta é a palavra de ordem (ou deveria ser) no Beira Rio. Estamos literalmente esfacelados se compararmos o que o Inter é no momento e o que deveria ser idealmente, tendo os jogadores que tem. Desde a zaga, onde faltam Moledo, Juan e Kleber (Nei não faz falta, mas gostaria que ele uma vez queimasse nossa língua), passando pelo meio-campo, onde faltam Dátolo, Oscar (que não volta), Dale, JP (que só está retornando "agora" de lesão),  e chegando ao ataque onde faltam Dagoberto, Damião, Forlán (que ainda está pegando ritmo) e Otávio (com fissura). Uma tragédia, digamos. Diante disso, o que fazer?

É preciso armar o time e prepará-lo de modo a segurar o rojão. Nesse momento, a maior vitória é não perder pontos demais, é não se distanciar demais dos líderes. O segundo turno ainda virá (29/8) e temos aí 30 dias mais ou menos. A essa altura, Damião já terá retornado (na verdade um pouco antes), Forlán estará com ritmo, Juan, Moledo e Kleber estarão jogando (se F9 não quiser se queimar), Dátolo estará jogando e com ritmo, bem como Dagoberto, JP e Otávio estarão disponíveis. Dale estará muito provavelmente na reta final de retorno aos treinos (levando em conta os 40 dias que pediram e que iniciaram domingo passado).

Portanto, é como aquele corredor que se poupa na primeira metade da prova, sem no entanto perder demais o contato com os líderes, para na segunda parte usar a energia extra e dar um sprint final para uma possível vitória. Por força das circunstâncias, o Inter está obrigado a fazer isso. Temos que segurar, temos que manter uma distância razoável para o líder, digamos, não mais que 10 ou 12 pontos (hoje estamos com 9). Seria ótimo se pudéssemos nos aproximar, mas penso que é difícil. Se isso for verdade, temos então que manter essa distância.

São 6 rodadas até o final do primeiro turno, contra Palmeiras (fora), Náutico (casa), Ponte Preta (casa), MSI (fora), Portuguesa (fora) e Grêmio (casa). Digamos que para chegar ao final do turno com essa mesma distância, teríamos que manter o percentual atual de pontos (o que é certamente otimista e simplificado), que está em 59%. Para mantê-lo, teríamos que vencer 3 jogos e empatar 2 ou vencer 4 jogos. Tendo Náutico e Ponte em casa, teríamos que vencer. A Lusa também, apesar de ser fora. Daí, bastaria mais uma vitória ou dois empates contra os três grandes. É possível, embora difícil. Lembrando ainda que alguns dos lesionados já estarão disponíveis antes do fim do turno.

Espero que F9 consiga mostrar aos jogadores a importância da superação neste momento. Esse infortúnio atual pode ser positivo pra nós ali na frente, mas temos que trabalhar para que isso ocorra. Se conseguirmos uma vitória inesperada amanhã, o caminha já seria facilitado.

Dá-lhe Inter!