segunda-feira, agosto 27, 2012

Curtas de futebol (curto)

Não li comentários, nem resenhas muito menos a seção de esportes de jornais e blogs.

Decididamente estava sem paciência pra isso.

Afim de evitar resmungar, reclamar e vociferar contra os mesmos problemas de sempre, esse tópico vai ser de curtas, de pensamentos desconexos e sem muita articulação, tal qual o futebol da equipe colorada no Grenal.

  • O gol sofrido, na minha visão, não é fruto de falta de entrosamento, mas sim de comunicação. Goleiro, quando vai na bola, tem que gritar “minhaaaa” e sair socando bola, cabeça e tudo mais que tiver a frente. Se não gritou, falha de Muriel. Se gritou, e mesmo assim Juan foi na bola, falha do zagueiro. E de qualquer forma, zagueiro que afasta bola pra entrada da área vai estar sempre sujeito a criar chance de gol pro adversário. É da cartilha do futebol… 
  • Até os quero-queros do BR sabiam que a escalação de Kléber como armador ia ser infrutífera. Assim como a escalação com três volantes. É um esquema que não tem equilíbrio, sacrifica as peças ofensivas em detrimento de resguardar um sistema defensivo onde o lateral-direito é uma nulidade e um dos zagueiros inconfiável quando exposto. Invenções raramente são melhores que as escalações mais simples. 
  • Forlán tem sido a grande decepção colorada até então. É lógico que o mesmo não está na plenitude física, está em processo de readaptação e tem tudo pra dar um bom retorno, mas um jogador de seu gabarito, quando em condições claras de marcar, tem que estufar as redes. Simples assim. 
  • Os últimos 25 minutos de jogo foram constrangedores. Com apenas 2 jogadores no meio e um punhado de atacantes isolados, sem receber bolas em boas condições, o Inter simplesmente não conseguiu agredir, viu o Grémio manter a posse de bola e conseguiu a proeza de nem mesmo exercer uma tímida pressão. Culpa direta de nosso treinador e sua maçaroca tática. 
  • Nei é o único jogador que não oscila e nem desaponta. Ele sempre é ruim. Em quase 3 anos de titularidade, seu número de assistências e gols é inferior ao de Fabrício, com nem metade de suas atuações. E o contrato é de mais 4 anos… 
  • Fred foi um dos poucos jogadores que se salvaram, mostrando indignação, correndo, lutando… Se num time de medalhões, cabe ao jovem de nem 20 anos chamar a responsabilidade, é porque algo realmente está errado. Acho experiência importante, mas parece-me claramente que há alguma acomodação em algumas peças do grupo. É preciso reformular e dar oportunidades a quem realmente está afim de mostrar serviço. 
  • 12 pontos de distância do líder; qualquer projeção de título passa por muito, mas muito otimismo pro meu gosto. Será que vamos nos conformar em investir pesado e todo ano só lutar pelo g4? 
  • Pra fechar com chave de ouro, quem assistiu o jogo viu a forma “roliça” que o lateral esquerdo do coirmão se encontrava. Não sei vocês, mas eu senti uma baita vergonha em perder jogo em casa pra time que escala um ex-atleta em campo

Para finalizar… Corinthians campeão da Libertadores, Brasil 6ª maior economia do mundo, e agora, provavelmente o Atlético-Mg de Jô campeão brasileiro… É, os maias estavam certos, o mundo realmente acaba em 2012…