sexta-feira, agosto 17, 2012

Coeficiente "V"

Nos comentário o Thiago Alexi mencionou a NFL e o intensivo (horas por dia) trabalho dos tecnicos e jogadores estudando filmes de jogo e treino pra corrigir erros e falhas ofensivas e defensivas. Claro NFL é um esporte diferente mas tudo indica que no futebol essa arma é pouco usada. No esporte qualquer vantagem tá valendo e é uma pena que nosso clube não se aproveita mais disso. É uma horinha de treino com a bola e hora de pegar o Audi e ir pra casa fazer filhos.

Eu vou alem de estudar videos de jogos e treinos....

Alguém DENTRO do Clube deveria ser encarregado a analisar a Vontade e Motivação ATUAL do Atleta. Que pra mim é 50% de tudo.

Se o cara chegou no INTER é porque DEVE saber jogar bola....vamos aceitar isso como mais ou menos fato (claro existem alguns casos misteriosos de jogadores que jogam nada mas tem contrato assinado, mas vamos deixar isso pro lado). Pra chegar num clube de futebol como o Inter é de se esperar um certo nivel de qualidade. Mas dito isso só futebol hoje em dia não basta. O cara tem que ter MOTIVAÇÃO. O cara tem que ter a cabeça no lugar certo na hora de entrar em campo. E isso vai além de um animado discurso antes do jogo. Jogadores deveriam ser analisados (e escalados ou sacados) baseado em parte nisso. Porque num dia qualquer Jogador A vai tá bem mais motivado que em outro dia. Em alguns jogadores essa variação de vontade e motivação pode ser menor que outros, mas sabemos que certos jogadores depois de um tempo entram em campo em piloto automático.

No meu time não existiria titular absoluto. Chamar alguem de titular absoluto só é munição para desmotivar um jogador. Pior ainda é encher o ego do cara com nomes como "General" ou "Líder" e coisas desse tipo.

Comigo seria diferente. Não existiria titular, não existiria líder. Teríamos 20 e tantos jogadores lutando pra ser escalado de rodada a rodada. No mínimo isso seria o que eu iria pregar diariamente no clube (mesmo que eu internamente tivesse alguns titulares absolutos).

Nos meus anos de trabalho, antes de trabalhar como fotografo independente já fui chefe de grupos de pessoa. Sei como pessoas podem facilmente perder motivação. O cara tem que saber elogiar quando merecem mas sem exagerar na dose. Mesma coisa com a critica...tem que ter um balanço.

Pega um Bolivar. Na fase atual essa do seu retorno, tá todo mundo dizendo "Mas ele vem bem, merece ser titular". Mas aí é que tá. É de se esperar que ele esteja bem. Ele foi altamente criticado e foi pra reserva. Obvio que agora ele vai jogar direitinho e se cuidar pra fazer tudo certinho. Mas esse efeito assim como o efeito "novo técnico" vai diminuindo com tempo. Ontem mesmo no gol tomado pelo Inter contra o Corínthians onde estava o Bolivar na hora da cabeçada do Zagueiro do Corínthians? Parado assistindo a jogada.

Se eu tivesse esse cargo no Inter eu já estaria aconselhando o tecnico que o efeito que levantou Bolivar está passando, ele está se acomodando (ainda mais com a puxação de saco que se vê por ai ..general..líder do vestiário..bi da Libertadores...etc..). Quem deve estar com uma vontade danada nesse momento? Moledo. Juan. Dois jogadores com algo a provar. Já o Indio por exemplo parece sempre ter motivação e vontade. Quando Indio encontra problemas é mais no lado do cansaço e idade mesmo.

E isso é só a defesa. Poderíamos e de posição em posição e analisar. Claro em certos casos como no gol, não adianta o Renan ter toda vontade do Mundo quando ele simplesmente é um péssimo goleiro. Então nem vamos cogitar isso.

Em resumo, pra mim o futebol vai alem de "Quem é bom de bola". Claro isso é importante. Mas o fator motivação ATUAL é muito importante de jogo a jogo. Há varios fatores que se somam pra determinar a performance de um time de jogo a jogo. Deveríamos ter até um coeficiente para isso. Um calculo matematico de algum tipo para ao menos se aproximar a um numero para se ter uma ideia da cabaça atual de um jogador. Não seria cientifico mas poderia servir pra se ter uma ideia.

Em parte é por isso que essas escalações babas do Inter nesse Brasileirão conseguiram nos manter perto do topo. Varios reservas e garotos entram com 1000 motivações e conseguem fazer um papel razoável para bom.

Eu ainda acredito que o clube de futebol que começar a usar tecnologia a seu favor e também o fatores como o mencionado no texto pode se diferenciar do resto.

Pra mim não basta treinar uma horinha por dia e "escutá o professor" e deu. Os jogadores e comissão tecnica com seus salarios Milionários deveriam estar fazendo muito mas muito mais.

PS: Jogadores em especial que provavelmente teriamos que cuidar de perto o Coeficiente V seriam jogadores tipo: Bolivar, Kleber, Elton, Dale, Oscar (enquanto jogava aqui), Damião....só para mencionar alguns. Mas todos deveriam ser analisados, até os Indios e Guinazus que na superficie sempre jogam até morrer.