quarta-feira, julho 04, 2012

Quanto vale os 10%?

Antes que alguém pense bobagem, NÃO estou revelando o preço sobre as taxas que alguns dirigentes do futebol levam a fama de cobrar para negociarem jogadores. O tema de hoje não é finanças, mas preparo físico. Vai ser um texto um pouco diferente, uma vez que envolve uma conversa informal.

Gabrielle Andersen-Scheiss
Olimpíadas de LA-1984
Sempre tive a curiosidade de saber quanto a mais, em números reais, treinam os atletas profissionais: até quase estourar. Eles são cobrados até o limite”. Foi o que me disse o fisioterapeuta enquanto conversava comigo e tratava meu pé com entorse ha uns meses atrás. Daí, então, surgiu em minha mente os 10%, ou seja, eles descansam a 1/10 de ficarem inutilizados para o próximo jogo. Ele, o fisioterapeuta, já trabalhou em clubes profissionais de futebol, então sabe bem o que está falando.


Segundo ele, o treinamento é muito pesado e não tem como fugir disso, pois, a intensidade dos jogos é bem diferente do que imaginamos. Nesse papo informal ainda tive uma revelação interessante: apenas para recuperar o que foi perdido pelo organismo durante a partida um jogador precisaria de 72 horas de repouso. Quando chegam perto dos 30 anos os jogadores estão com seus organismos deteriorados por conta do esforço acima do normal. Mas, como fazer o repouso se tem de jogar no domingo e na quarta? Ganham um dia de repouso e já começa a sessão de treinos. E ainda tem os que esticam com umas baladinhas, cachaça... bem, isso é outro assunto.


Voltando a preparação física, um dado que comprova a diferença que exita entre a “pelada nossa de cada dia” do futebol profissional. Para quem não lembra (ou não sabia) a velocidade do Neymar em um dos gols que tomamos na Vila esse ano pela libertadores (aquele em que o Moledo está até hoje correndo pra alcançar ele), na noite que poderia ser chamada de "Doricídio do INTER": 38 km/h (10,56 m/s); já a velocidade máxima atingida por Usain Bolt para quebrar o recorde mundial dos 100 metros, o mundial da Alemanha, com 9,58 segundos: 44 km/h (12,44 m/s). 

Velocidade do Negão Jamaicano
Beijing vs.Berlin
Se levarmos em consideração que o jamaicano corre só contra o vento e o "terror das musas aposentadas" corre com a bola no pé e contra o time adversário a diferença nos coloca pra pensar: quanto de sobre treino a boleirada tem no lombo? 

Disso acaba surgindo alguns questionamentos:
a) Por que não marcar um calendário mais adequado ao que seria o correto? 
b) É por saberem disso que dirigentes e técnicos defendem seus jogadores quando os "bruxos" fazem corpo mole? 
c) O quanto vale, esportivamente, a pena extrair o esforço dos atletas acima do humanamente aceitável para depois viverem lesionados? O que isso  tudo representa financeiramente?


God Bless nossos garços! (1)


(1) Leve mix entre o 4 de julho e meu post "CATA...KLINSMANN" (aqui), onde comparei os jogadores de futebol a garços, por eles trabalharem para nosso entretenimento e estarem trabalhando enquanto estamos nos divertindo. Futebol nada é mais que isso.... just for fun!