sexta-feira, março 30, 2012

Imaginando

30/03
Quando perguntado sobre as baixas no time para o jogo do aniversário do clube, Dorival se mostrou tranquilo e confiante em seu time. "Confio plenamente nesse time. A torcida pode dormir tranquila. Quando falo em "22 titulares" não é apenas da boca pra fora. Ou você tem um grupo ou não tem. E nós temos. Este clube tem um plantel excelente e não tenho dúvidas de que quem entrar vai dar conta do recado. Todos treinam duro todos os dias e estão prontos para este desafio. Dátolo vem em excelente momento e certamente está ansioso para o jogo de quarta. João Paulo é um jovem e tenho certeza que pouco a pouco vai assumir uma condição de destaque. Nesse jogo, tenho certeza que veremos seu talento. Elton e Tinga formarão uma excelente dupla, com já fizerem noutros jogos. Nosso ataque, nem preciso comentar. No conjunto, é o melhor ataque do Brasil, sem dúvida. E Damião caminha para ser o atacante 9 da Copa. Enfim, vamos com tudo para este jogo.

31/03
Repórter - Dorival, como vocês estão lidando com o fato de que este jogo decisivo será no dia do aniversário do clube?
Dorival - Com absoluta seriedade e compromisso. Não vou fazer um discurso demagogo de que será um dia normal, como outro qualquer. Não é. Quarta é talvez o dia mais importante do semestre pra gente. É um dia especial para todo colorado e para o clube e é um dia em que mostraremos que estamos no páreo pra valer. Com todo respeito ao Santos, que é um ótimo time, não cogitamos outra postura, exceto a de lutar 90 minutos pela vitória.

01/04
No jogo de hoje, Dorival Júnior vai dar ritmo à formação com Elton, Tinga, João Paulo e Dátolo. Os jogadores tem treinado com muita disposição nos últimos dias, cientes da responsabilidade e da chance de mostrar seu potencial para titularidade da equipe. "Estamos confiantes. Essa formação tem tudo para dar certo e jogar tão bem quanto as outras", afirma Dátolo. "Oscar e Dalessandro são insubstituíveis e nós também queremos mostrar que podemos ser", continua. Até mesmo o jovem João Paulo parece estar no mesmo "espírito" do argentino, "Sei que ainda não mostrei todo o meu futebol, mas não vejo a hora de ter mais oportunidades para mostrar meu valor". Para Tinga, o Inter tem que entrar como favorito: "Jogamos completamente fora de nossa realidade, no primeiro jogo com o Santos. Agora será diferente, pois vamos com tudo na quarta. Respeitamos o Santos, mas aqui é Inter", diz o veterano.

02/04
Após uma exibição de gala na tarde de domingo, quando venceu o Canoas por incríveis 6 x 1, o Internacional se volta agora para a "final" contra o Santos. Os jogadores do clube decidiram inclusive não ter folga na segunda, para analisar e discutir as características do time do Santos. "Não queremos ser surpreendidos novamente", afirmou Damião. Os jogadores tiveram apenas a manhã livre e a tarde se reunirão no clube para o trabalho. "Queremos recuperar a confiança do torcedor. Sei que gerei desconfianças no torcedor, mas eu e o time vamos mostrar que foi apenas um mal-entendido. Na quarta, todos verão um outro time", comentou Dorival.

03/04
Dia de intensos trabalhos técnicos e táticos no Beira Rio. Os jogadores trabalharam bastante a saída de bola, com jogadas ensaiadas para cobrança de lateral e faltas próximas da área adversária. Além disso, fizeram trabalhos intensos de marcação forte sobre o time titular, que tinha apenas a metade do campo para conseguir se livrar dela. "Sabemos que o Santos tenta pressionar a marcação e que nos últimos jogos vem tentando manter a posse de bola. Mas não vamos deixar. Aqui no Beira Rio, quem controla o jogo é o Inter", explicou Dagoberto, num dos intervalos. Dorival confessa que o time terá sim uma preocupação especial com Neymar e Ganso, "É claro [que sim]. São jogadores diferenciados, assim como Dátolo, Damião ou Dagoberto. Não tenha dúvidas de que o Santos vai se preocupar com eles, tanto quanto nós com os dois", afirma.

04/04
Excepcionalmente, o Inter surpreendeu. Nesta quarta, dia especial para o clube, os jogadores foram liberados para almoçar com suas famílias, seguindo para o Beira Rio a tarde. "Trabalhamos bastante até aqui e hoje o que os jogadores precisam é ter a cabeça tranquila. Não há mais o que fazer. Quero que cada um saia de sua casa, querendo a vitória para sua família e como presente para o aniversário do clube", diz Dorival. "A torcida pode ir tranquila para o estádio e fazer sua parte. Vocês verão um Inter ainda melhor, podem ter certeza. Hoje é decisão, é o tipo de jogo que o Inter gosta. Vai entrar em campo hoje o último time brasileiro campeão do mundo e se o Santos quiser um resultado positivo, terá que suar sangue", termina o treinador. A direção, por sua vez, adota um discurso afinado, "Hoje é decisão e o todos verão a força desse clube", diz Luigi. Mas a direção tem um recado para a torcida: "Hoje o Beira Rio está preparado para uma festa dos colorados. Cobrimos toda a parte demolida com bandeirões e faixas, para que a visão seja magnífica tanto do campo, quanto da arquibancada. O estádio estará lindo", conta Fernandão.  

---

Entendem o que eu digo? A diferença? Muda tudo, principalmente se praticado por muito tempo e constantemente. Esse tipo de atitude e pensamento tem que ir do faxineiro ao presidente do clube. A torcida deve sim lotar o estádio, fazer ruas de fogo, pedir raça desde o primeiro minuto de jogo, pondo pilha nos jogadores. Esse é o papel dela e ela vai fazer. A diretoria podia mesmo cobrir a parte demolida, usando grandes bandeirões e faixas. Mas o que muda mesmo, é a atitude do treinador e dos jogadores.

NÃO TENHO NENHUM MEDO DO SANTOS. Esse time foi humilhado pelo Barcelona, QUE NÓS VENCEMOS.

Temos que entrar no jogo como homens. Até quando seremos esses moleques medrosos?