terça-feira, dezembro 06, 2011

0 Vontade, Qualidade e Tecnico

TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER PARA MONTAR UM ELENCO CAMPEÃO

O Post do Pablo abaixo onde ele menciona Tite "Campeão Brasileiro" me fez lembrar aquilo de que eu mais escrevo nesses 6 anos de Blog Vermelho de que Tecnico é importante mas a Vontade e Ambição dos jogadores no grupo É MUITO mais importante. Por isso nem critico tecnico muito. Eles erram sim, fazem cagadas que podem custar um jogo e até campeonatos. Mas Jesus Cristo pode ser tecnico que se o time não tiver vontade, olho de tigre não vai adiantar em nada.

Nessa ultima rodada do Brasileiro temos 2 perfeitos exemplos disso. Primeiro o Atletico Mineiro que levou 6 do rival Cruzeiro. Culpa do Tecnico? Não! Culpa da total falta de vontade, desejo, fome, respeito e ambição dos jogadores do Galo. Nem Mourinho teria ganho do Cruzeiro com aqueles jogadores daquele jeito.

Outro exemplo perfeito do Brasileirão é o Vasco. O Vasco perdeu o tecnico, literalmente! Ricardo Gomes foi internado e ficaram sem tecnico, com um interino que ninguem aqui nunca ouviu falar. Mesmo assim o Vasco continuou bem. Chegou perto da Final da SulAmericana e não foi Campeão Brasileiro por detalhe. Tudo isso porque o time do Vasco estava focado e com fome de bola. Vontade de ganhar!

Não vamos esquecer o Fluminense de 2 anos atras. Praticamente rebaixado, precisava vencer 7 partidas seguidas, algo praticamente impossivel para um time na zona do Rebaixamento...e o que acontece? Ganham 7 seguidas e escapam a Serie B? Porque? Porque o Tecnico derepente aprendeu a escalar? NÃO! Porque os jogadores finalmente tomaram vergonha na cara e começaram a jogar futebol com vontade! Deixaram de ser vagabundos. E o fator qualidade tambem ajudou com o retorno de lesão do Fred.

Isso é quase tudo no futebol! Um time com vontade e ambição, somados com qualidade individual e um bom tecnico (organizador, profissional, motivador, tatico) é receita para TITULOS! Já o melhor tecnico do mundo com um time sem vontade e ambição dá em nada.

Qual era a melhor seleção em campo a de 1994 ou a de 2006? Em 94 um time medio sem muitas estrelas ganharam o Mundial. Em 2006 um time cheio de estrelinha fez fiasco na Copa. A diferença foi a fome de titulo. Ahh e um detalhe importante ... era o mesmo tecnico em ambas as Copas!

Mas o que nos interessa é o Inter e por mais "medio" que seja o Dorival Jr. ele parece ter o suficiente para fazer o papel dele (Ora Tite foi Campeão Brasileiro certo! Abelão Campeão do Mundo! Renato Gaúcho Vice da Libertadores com o Fluminense!). Aceitando isso, falta ver se o time tem o fator qualidade e o fator vontade.

Qualidade é o ponto mais debatido no BV. Temos uma certa qualidade mas muitas vezes pecamos em usar nabas. 2012 temos que eliminar essas nabas da qual todos nos sabemos quem são e ao mesmo tempo trazer alguns outros de qualidade.

E aí temos o fator mais importante que acredito a maioria de vocês e da midia ignoram..VONTADE e AMBIÇÃO. O elenco alem de ser selecionado pra ter qualidade tem que ser selecionado e montado para ter vontade e ambição. Não adianta só fazer um time de nomes se faltará ambição (vide seleção de 2006) o Luiggi e Dorival tem que analisar um a um e perguntar "O QUE ESSE JOGADOR TRAZ A MESA EM QUESTÃO DE AMBIÇÃO?". Se a resposta for mais sobre seu passado do que sobre seu futuro ESSE NÃO SERVE MAIS!

O Time nosso de 2006 olhando hoje a escalação, chega a ser meio assustador....tinhamos frequentemente em campo Michels, Gabirus, Rubens Cardozos e Perdigões da vida mas esses caras jogavam a vida em campo! Nossa estrela na epoca o Fernandão veio ao Inter como um desconhecido, tinha ambição e muito a provar a si mesmo. VONTADE E AMBIÇÃO foi nosso diferencial em 2006! (Nosso meio campo na Final era Edinho, Fabinho, Tinga e Alex (pre grande fase) pelo amor de deus!!)

Isso não parece ser um grande mistério pra mim. Espero que o Inter se liga nisso em 2012. Pra ser quinto no Brasileirão dá pra se desligar a cada duas rodadas...mas pra ser Campeão de qualquer coisa o elenco tem que tá ligado quase sempre.

Pra isso acontecer Luiggi tem que finalmente tomar umas decisões serias e eliminar do Beira Rio os jogadores que não tem mais vontade e ambição nas suas carreiras. Esses jogadores que já estão acomodados e pensando em outras coisas ACABAM com qualquer sonho de titulo.

A formula para os que não entenderam é essa: Vontade/Ambição é 50%, Qualidade é 40% e Tecnico é 10%. O problema é que o primeiro fator é quase sempre ignorado na hora de montar um elenco.

0 Comentários:

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]