terça-feira, novembro 29, 2011

16 É bom ter medo

“Corajoso não é quem não tem medo, corajoso é quem segue em frente apesar do medo. O medo é um alarme fundamental em nossa vida, mas não pode disparar a todo instante e por questões que não coloquem verdadeiramente em risco nossa segurança. O medo deve ser um sinal de atenção e cuidado, nunca de desistência. Somos seres simples que, de tão simples, nos tornamos complexos. Complexos demais. Todos os outros animais na natureza reagem com base em seus instintos, mas nós, seres humanos, podemos refletir sobre nossos instintos. Nós possuímos a capacidade de pensar até sobre nossos pensamentos e sobre a maneira como pensamos.

Isso que aparentemente é nossa maior vantagem torna-se também nosso maior obstáculo, porque o papel da imaginação em nossas vidas modifica totalmente a realidade.

Há diversas situações com as quais todos nós temos que lidar no cotidiano, disciplinas essenciais na universidade da vida. E uma das matérias mais difíceis é ‘como lidar com o medo’.

A primeira lição fundamental é: não devemos nos culpar por sentir medo!

Se você começa a se culpar por estar sentindo medo só agravará o problema, porque além do medo estará incluindo o peso do sentimento de culpa, que é altamente destrutivo, muito mais que o próprio medo.

Não se culpe por sentir medo, todos os seres humanos sentem medo, inclusive aqueles que demonstram ser destemidos. Lembre-se sempre desta verdade essencial: corajoso não é quem não tem medo, corajoso é quem segue em frente apesar do medo.

A coragem não é a ausência do medo, mas a disposição de não permitir que ele impeça você de caminhar.

A segunda lição fundamental é: sentir medo é bom e importante.

O medo nos conduz a uma atitude de respeito e atenção diante dos desafios da vida. Na ausência do medo, nossos antepassados não teriam fugido dos predadores e a humanidade poderia estar extinta. O medo é um sentimento que busca nos preservar e nos conduzir a uma posição mais segura. O medo deve ser um sinal de atenção e cuidado, nunca de desistência. Desistir é entregar-se passivamente, sem direito à luta!" (Carlos Hilsdorf)

Transcrevo esse texto motivado por uma postagem no twitter do meu amigo Andreas Müller, na qual ele afirma que tem saudade de sentir medo do Grêmio. Pois isso me fez refletir a respeito.

Sun Tzu, em “A Arte da Guerra”, diz que a diferença entre coragem e medo é uma questão de configuração estratégica do poder. Perfeito!

O Grêmio se borra de medo de nos ver na Libertadores. Se borra de medo de tomar gol do Índio, do D’Alessandro e do Damião. O Vítor, coitado, nem se fala! Mas eles podem usar isso a seu favor. E nós, tememos o adversário?

Faço essa provocação porque nosso orgulho frente ao rival pode fazer com que não admitamos eventual temor. Temor bom, necessário até! Me preocupa uma postura soberba de quem nada teme, tudo ganha e só perde para si mesmo. Subestimar o adversário é o primeiro passo para a derrota. E preparar-se para minimizá-la pode antecipar sua consumação. Ora, não é o que queremos.

É preciso humildade para reconhecer as potencialidades do oponente. É preciso estudá-lo, valorizá-lo. É necessário entender que nosso adversário é aquele contra o qual jogaremos domingo, não os vizinhos de tabela. Estes jogarão seus jogos e não teremos qualquer poder sobre seus resultados.

Nosso adversário é o Grêmio, só ele! É a ele que devemos temer. Eles nos temem e virão ansiosos para nos bater. Vejam que interessante, aquela máxima de que o greNAL é um campeonato à parte nunca se aplicou tão bem. Para o Grêmio, tudo o que restou é nos vencer, nos afastar do nosso objetivo. Eles vêm institucionalmente focados nisso. Pois nós devemos esquecer de todo o contexto do campeonato. Nosso grande desafio é focar 100% no adversário direto, só!

Quem acha que o ano já foi nosso e isso basta, não deve ter medo de um resultado adverso no domingo. Quem acha que porque temos melhores jogadores, patrimônio próprio, maior número de sócios e tal e coisa, talvez nem dê bola para o jogo. Ou talvez apenas esteja buscando nesses argumentos desculpas para sequer encararem o desafio. Mas eu acho que é justamente pela nossa grandeza, bem como pela folha salarial do grupo de jogadores, que classificar para a Libertadores é um dever, uma obrigação. E portanto, tenho medo de não chegar lá.

Não tenho dúvidas de que esse medo nos é salutar. É preciso reconhecê-lo e dominá-lo, fazendo dele uma grande ferramenta de motivação. Quem aqui já não teve medo do São Paulo, do Boca, do Estudiantes, do Barcelona, do Milan, do Inter de Milão? Pois é, mas também é preciso temer os menores, pra acabar com essa sina de entregar pontos para times como o Ceará.

E aí, tu tá com medo?

16 Comentários:

Fabio - Arena Vermelha disse...

"Pois é, mas também é preciso temer os menores, pra acabar com essa sina de entregar pontos para times como o Ceará."

ahiauhiauhiahiahiahaiuhauhaihaiuahiuaih


espetacular

João Gabriel disse...

Genial o texto, meus parabéns, Chiodeli.

"Me preocupa uma postura soberba de quem nada teme, tudo ganha e só perde para si mesmo.".

Tu sabe que eu vejo isso em campo as vezes. E na arquibancada tenho visto muito disso. Muito mesmo. Nós somos os novos ricos.

Eu tenho fé que tudo vai dar certo no final.

Se eu tenho medo do Grêmio? Pode ser, mas não nos resta outra alternativa do que enfrentar e vencer eles. E eles vão correr domingo o que não correram o campeonato inteiro. Nós temos que correr ainda mais.

Pablo Faria disse...

Daniel,

Vejo esse "medo" que você fala como respeito, como consciência de não somos infalíveis, por melhores que possamos ser. Daí, sempre estarmos atentos e preparados para situações adversas, ou seja, no caso do futebol, para adversários capazes de nos impôr muitas dificuldades. Não devemos nunca subestimar um adversário.

Se eu estiver te lendo corretamente, penso que a linha que separa este respeito (um "medo bom", digamos) da covardia é muito tênue. O Inter tem alternado entre a falta de respeito (vide Mazembe e outros times pequenos) e a covardia (vide MSI, Santos, Flamengo, Fluminense, etc.). O entramos de salto alto, ou entramos com tanto medo de perder, que perdemos mesmo ao abrir mão do controle dos jogos.

Seu texto é muito pertinente, mas pra mim o principal problema do Inter nem é tanto a falta de respeito, mas a falta de atitude e vontade. Todos dizem e os jogadores se sentem como um dos melhores times do país, mas isso não vai para o campo ou, quando vai, vai na forma de falta de respeito.

Porém, temos sido tão inseguros (e preguiçosos) que quando iniciamos com a coragem e o respeito adequados, basta fazermos um gol para que a covardia se apodere de todos e o time simplesmente suma de campo.

O Inter é hoje como a raposa da estória com a tartaruga: tem o talento, mas é preguiçoso e ao primeiro sinal de que perdeu o controle da situação, se desespera e põe tudo a perder.

Por fim, se te li bem, você também concorda que a obrigação desse elenco e do clube é muito maior do que os resultados que tem sido obtidos. Isso não é soberba. Soberba seria querermos resultados acima do nosso investimento, o que não é o caso, nem de longe.

kla.jk disse...

Inter no jonal nacional, mais uma do capitao MAZEMBE...

kkkk

KE VERGONHA.

Fora diretoria MAZEMBICA

Foi excelente assinar o contrato com a plin plin

kkkk

Sócio envergonhado.

Ubirajara disse...

Parabens Chiodeli pelo texto.

Estado introspectivo para esse jogo.

A ultima missao do Generáu, pode ser motivacional. E, fazer com que seus subordinados joguem o que jogaram contra o Vasco em casa.

Foi o melhor jogo do Inter no Beira-rio este ano, ao menos pra mim.

Tomara que tudo dê certo. A sorte está lançada.

P.S: azularam ou hora do Blog... pq será mr.Louis ?

Eduardo Colorado disse...

Eu não temo nenhum adversário, eu os respeito.
Eu não temo o gaymio, eu o respeito, por saber que nesse clássico tudo é possível.
Eu tenho medo do Inter, porque gosta de ressuscitar defuntos.

Muito belo teu texto, na verdade um texto fantástico, muito criativo. Parabéns.
Saudações Coloradas

Natanaell Santos disse...

Galera estava vendo os times que vão participa do Mundial 2011 , e achei um bem interessante , é um time da Nova Zelandia que ganho a Liga dos Campeões da Oceania. ai ta a historia dele, achei bem interessante.

O Auckland City FC é um clube de
futebol da Nova Zelândia.
História
Fundado no ano de 2004, tem seu
estádio na Kiwitea St. em Auckland .
Segundo seu site oficial, é um clube
amador no qual seus jogadores tem
outras ocupações na maior parte de
seu tempo . Em sua primeira
participação no Campeonato
Neozelandês de Futebol, na
temporada 2004 -2005 , tornaram-se
campeões, o que os classificou para a
disputa do título continental.
Venceram ainda as temporadas de
2005- 2006, 2006 -2007 , 2008 -2009 . Em
2006, facilitado pela saída da Austrália
da OFC , o clube tornou-se campeão
da Copa dos Campeões da Oceania -
depois rebatizada como Liga dos
Campeões da Oceania - e disputou
em dezembro o torneio Mundial de
Clubes da FIFA 2006 , sendo a primeira
equipe neozelandesa a participar do
campeonato e o único clube amador
na competição. Foi derrotado na
partida de abertura do torneio pelo
Al-Ahly do Egito. Venceu a Liga dos
Campeões da Oceania de 2009 o que
lhe deu o direito de disputar o
Mundial de Clubes da FIFA 2009
quando obteve o 5º lugar, sua melhor
colocação nessa competição até
aqui.A equipe quebrou recordes no
último mundial interclubes da FIFA , a
vitória sobre o (Al -Ahli) do (Emirados
arabes Unidos)foi a primeira do clube
em um mundial interclubes e também
a primeira vez que um time da OFC
venceu uma partida do Mundial de
clubes.A equipe ainda jogou contra
Atlante(México ) e Mazembe (Congo), o
quinto lugar veio numa partida
emocionante e cheia de alternancias
no placar quando o Auckland bateu
de virada o Mazembe do Congo
(3-2 )e fez história para um clube no
qual a maioria de seus jogadores
eram amadores,e possuiam outra
profissões fora do futebol,mas apesar
de amador o clube tem se firmado
como o principal clube de seu
continente onde reina soberano.


E Agora eles ganharam A Liga dos Campeões 2011 e estão no Mundial, eu achei muito interresante isso.


Será que isso da alguma vergonha na cara dos nossos mazembacos? os caras são amadores e estão no Mundial, isso pq eles tem raça e humildade e competencia, bem diferente dos nossos ''Estrelas,''Astros '' esse time nosso que só tem nome e grife.

Henrique Marks disse...

Se eu tivesse certeza absoluta que na ausência do Dalessandro jogaria o JP, eu até cometeria a heresia de dizer que é uma boa.

Heresia porque o Dale fez um bom brasileirão, não se pode negar. Mas que AMARELOU nos dois jogos FUNDAMENTAIS, isto também é verdade: Fluminense e Flamengo.

Eu só espero não ter que assistir, mais uma vez, ANDREZINHO e JO em campo.

A presença de JO faz a torcida lembrar de como era feliz com o ALECSANDRO. Que coisinha lamentável.

Jorge Alberto disse...

Falcão F5 com Mourinho

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/11/falcao-elogia-mourinho-e-afirma-que-kaka-e-grande-esperanca-brasileira.html

Anônimo disse...

Estava eu assistindo a mais um jogo do Colorado, no estádio Beira Rio, quando um torcedor ao meu lado, de nome Paulo, disse: “rapaz, que vergonha, nem do Atlético Goianiense conseguimos vencer aqui”! De pronto, respondi: “concordo, é inadmissível o Internacional não vencer esse jogo. Não só esse, mas também outros jogos que poderíamos ter vencido. Aliás, o Inter tem que entrar em campo pra vencer sempre, independente do adversário ou do local da partida”.
Continuando a conversa, Paulo me diz: “tudo é isso culpa da direção. E do treinador. Ah, e dos jogadores também, claro! Os dirigentes só querem saber de ganhar dinheiro com as comissões de venda de jogadores. Trocam de treinador toda hora, não tem convicção. Contratam jogadores velhos, que já não rendem mais um bom futebol, ou jogadores que nunca demonstraram qualidade por onde passaram. E ainda pagam salários enormes! E os jogadores, bando de sem-vergonhas!! Não estão nem aí pra nós! Depois das derrotas, sempre as mesmas entrevistas protocolares, devem chegar em casa, tomarem um belo vinho, daqueles bem caros, relaxando na banheira, bem queeeentinha, ordinários”!
Respondo: “olha, realmente eu acho que temos problemas sérios, que estão atrapalhando o crescimento do nosso clube, e que devem ser prontamente corrigidos. Mas acho que nem tudo está errado. Temos que ver também os acertos, as coisas boas que essa direção vêm conseguindo, enfim, colocar os erros e acertos numa balança, mantendo sempre um olhar crítico sobre os problemas para evitarmos uma acomodação dos mandatários do clube.”
Levantando o tom de voz, Paulo se aproxima de mim, alterado: “COISAS BOAS? MAS QUE COISAS BOAS? Esses caras são todos uns safados, não estão nem aí pro Inter nem pra nós, como você pode defender essa corja?? No mínimo você deve estar aqui em nome deles, com esse seu papinho furado, fazendo campanha eleitoral pros chefes! Tá ganhando por fora? Ê gentinha hein!! São tudo umas beatas mesmo”!!!
Surpreso, dou prosseguimento ao “diálogo”: “Tenha calma, Paulo. Não há porque se dirigir a mim dessa forma. Se você não concorda com nada do que eu disse, tudo bem, eu respeito, é um direito seu. Mas não há necessidade de me ofender dessa maneira, me agregando rótulos e atacando minha imagem. Esse tipo de atitude me lembra o Nazismo, desqualificando seus inimigos e os perseguindo, sistematicamente.”
Mais calmo, Paulo continua: “sinto muito meu caro, mas não dá pra aceitar. Ou você está com o Inter ou não está. Quem apoia essa direção MAZEMBICA é inimigo do Internacional! Eu só quero o bem do meu Inter, e “torcedores” como você querem destruí-lo. Onde já se viu, defender essa direção, esses jogadores”! Você pode me dizer uma dessas “coisas boas” que você disse??
Respondo: “olha, essa direção e alguns dos jogadores desse grupo nos ajudaram a conquistar, pela primeira vez na história, competições internacionais, Libertadores, mundial, recopa, desde 2006 vencemos uma por ano. A própria libertadores de 2010...”
Voltando a exaltar-se, Paulo interrompe: “LIBERTADORES 2010?? Libertadores 2010 já passou meu caro! E esses jogadores não fazem mais do que a obrigação em nos trazerem esses títulos. São pagos, e muito bem pagos pra isso! Quem vive de passado é museu!! Torcedores como você tem pensamento pequeno, covarde, parece que nunca saíram da década de 90, tem complexo de inferioridade!! Mas beleza, vai lá defender seus padrinhos, esses que nos impuseram uma humilhação mundial, perdendo pra aquele Mazembe!”
Surpreso, pergunto: “Como assim Paulo, você não disse que a libertadores de 2010, “passou, já era”? E a derrota pro Mazembe? Não passou? Vai ficar PRA SEMPRE na sua mente? E eu é que tenho complexo de inferioridade...”
Desorientado, Paulo sentencia: “vou indo, já vi que você não aprende mesmo. Mas pode ter certeza, não permitirei que pessoas da sua laia tomem conta do Internacional. Eu e os colorados DE VERDADE estaremos no poder, e vamos fazer do Inter o maior clube do mundo”!
Dando fim a tão agradável conversa, digo: “Boa sorte. No meu coração, o Internacional já é o maior clube do mundo.”

Anônimo disse...

Concordo plenamente. E olha, eu nunca senti tanto medo na minha vida, como naquele jogo com o São Paulo, no Morumbi, na primeira final da libertadores. Putz!!!
Tava tremendo!! Se eu fosse jogadores, eu seria o famoso AMARELÃO uahuahuahau

Justamente nesse jogo que, pra mim, bah, o maior da história do Internacional. Naquele dia, eu vi um time IMPONENTE. Ninguém, nem o melhor time de futebol de todos os tempos, seja lá qual for, teria sequer empatado com a gente naquele dia. Aquele dia, era O dia do Internacional.

Anônimo disse...

Fabiano vai fazer um jogo de despedida no Beira Rio, com jogadores do time de 1997. Ah, que saudades!! Aquele time era f... o Grêmio era o melhor time do estado na época, não parava de ganhar títulos, e mesmo assim, aquele time de 97 ia lá e estraçalhava eles!! Time histórico!! Tem lugar especial no coração dos colorados!! Mesmo sem ter conquistados títulos importantes.

http://www.youtube.com/watch?v=o5iIgo9UeWE

FABIAAAAAAAAAAAANNNOOOOOOOOOOOOOOO

Thiago Alexi Freitas disse...

http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2011/11/29/com-bolivar-no-time-marca-menos-gols-leva-mais-e-piora-aproveitamento/?topo=13,1,1,,10,2

Com Bolívar no time, Inter marca menos gols, leva mais e piora aproveitamento

TOTAL EM 2011
70J: 31V, 22E, 17D, 119GP, 78GC
54% de aproveitamento,
1,70 gols marcados por jogo
1,11 gols sofridos por jogo
COM BOLÍVAR COMO TITULAR
TOTAL 41J: 17V, 11E, 13D, 66GP, 52GC
50% de aproveitamento
1,60 gols marcado por jogo
1,23 gols sofridos por jogo
SEM BOLIVAR DE TITULAR
TOTAL: 29J: 14V, 11E, 4D, 53GP, 26GC
60% de aproveitamento
1,82 gols marcado por jogo
0,89 gols sofridos por jogo

Schroder-EUA disse...

Daniel

O blog tava com texto em azul e o titulo dos Posts sublinhados,quebrei a cabeça tentando descobrir porque e a razão é que teu texto tava cheio de Codes de algum programa que tu usou pra escrever o texto. Tu nao deve ter escrito ele no editor do BV certo?

Se tu usa Word ou algum outro programa pra teclar o texto tu nao pode copiar e colar o texto que da esses problemas. A solução entao é depois de colar do Word pra ca...tu tem que copiar o texto da propria tela do BV e recolar no editor do BV na parte HTML...assim todos os codes de html desaparecem e fica so o texto.

Entende o que to dizendo?

Valeu.

Igor Morais - [SCI] disse...

Nilmar está em POA ?

Ike disse...

um ataque com Nilmar e Damião seria iniciar o ano com outro clima no beira rio!!!

seria a garantia de nunca mais escalarem um atacante só no time

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]