terça-feira, julho 26, 2011

21 Auto-estima

Hoje é dia de amistoso, importante, mas apenas um amistoso. Estou numa semana corrida, de muito trabalho e problemas pessoais, então passo aqui rapidamente apenas para deixar uma discussão no ar, sobre a questão da auto-estima. Vendo as reações aos fatos de ontem, em que referiram-se ao Inter como "Porto Alegre", além de mostrarem desconhecimento do clube, fiquei pensando em quanto nossa auto-estima parece baixa.

Pode ser uma mera impressão pessoal, mas há muito que sinto um complexo de inferioridade desnecessário em nosso clube e torcida. Que acham? Digo isso, pois noto uma necessidade de auto-afirmação seja através do "marketing" do clube ("O campeão de tudo" e coisas do gênero), seja da torcida, por ir na onda, por querer ser a "maior torcida do sul", etc. Minha pergunta é: já pararam pra refletir sobre isso e se perguntar por quê desse complexo? E é complexo sim, pois quem sabe de seu valor não precisa gritar, afirmar, espernear. Quem sabe de seu valor não se vangloria, mas mostra isso a cada dia, nas atitudes diárias.

Já ouvi inúmeras vezes (e ainda ouço, é claro) provocações do tipo "Inter é regional", "torcida menor que a do Grêmio" e, agora, "Ninguém conhece o 'Porto Alegre'". Me rio bastante dessas provocações, pois elas não me afetam em nada. Já disse no último texto aqui e repito o que respondo às provocações: torço para o clube, para o Inter, não para "maior torcida", "mais conhecido", etc. "Tá, ok, somos o que você quiser, mas as taças tão lá no nosso armário", respondo. Portanto, não ligo a mínima se chamam o Inter de 'Porto Alegre' (mas o "marketing" deveria tomar uma catracada). Os caras devem conhecer (e temer) é o escudo, a camisa. Pra isso, o Inter tem que agir como campeão e não ficar bradando "respeitem o campeão de tudo". Vai lá, vence e vai embora.

Já ouvi várias vezes o nosso "General" falar pelos cotovelos que "daria título", que "venceria", etc., pra no final, o time passar vergonha e jogar como covarde. Adianta ser chamado de "SC Internacional" nessas horas? Não. Não me importa se chego num local e me chamam de "Sr. Faria" ou qualquer outra coisa. O que quero é ter orgulho de mim mesmo pelo que faço e sou, coisa que se conquista a duras penas e se mantém com constante esforço.


Enfim, torço para que o 'Porto Alegre' chegue amanhã e  jogue como o clube grande que afirma ser. Eu sei que é. Mas nossos dirigentes e jogadores o sabem? Fica aí a questão para debate.

ps.: Só agora reparei que as letras do escudo praticamente formam a palavra SaCI. Alguém tinha reparado nisso?

21 Comentários:

Ivan disse...

Bem observado. Eu não tinha pensado em SCI > SaCI.

Ivan disse...

Aliás, temos o mascote mais incomum entre todos os times brasileiros, o resto é urubu, mosqueteiro, peixe (mesmo sendo mamífero), raposa, galo, velhinho... o nosso é uma figura lendária.

E pensar que a direção anterior queria usar um macaco de mascote...

Schroder-EUA disse...

Ué ta todo mundo com cu na mao hoje, ninguem comentando?

Daniel Colorado disse...

Ja tinha reparado no Saci e tb penso como tu a respeito desta historia de "Porto Alegre". A verdade é que os europeus não nos conhecem e não fazem questão de nos conhecer. QUando fui a Barcelona menos de um ano apos a vitoria do Inter, os funcionarios do clube catalao, nem sabiam do Inter. Mas ai pergunto, nao fazemos o mesmo com o Mazembe, once caldas....não conhecemos, portanto menosprezamos. Acho que temos sim que vencer, pegar a taca e ir embora, que o que importa para nos e brasileiro e libertadores, onde somos conhecidos ( where everybody Knows your name - essa e pro Louis que devia gostar da serie Cheers).
Abraco

Cristiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo_Paraí-rs disse...

Nunca liguei em ter a maior torcida e sim ter orgulho dos torcedores do inter. Vejam o Uruguai 3,5 milhoes e fazem a maior festa, então de que adianta ter a maior e não saber desfrutar disso.
O marketing do inter esta deixando a desejar faz tempo.

Cristiano disse...

Pablo acho que este "complexo" que te referes tem muitoa ver com a flauta que rola entre torcedores, e não acho que deva ser levado tão a sério, mas também devemos sim cobrar melhoras nestes pontos ao invés de apenas aceitar e "dar de ombro".

==========

Se o grande lance deste amistoso é divulgar a marca, então que se faça direito, com bom material publicitário e que as pessoas que representam o Inter lá estejam alinhadas com este objetivo, na postura e na atitude.

Schroder-EUA disse...

A demissão do Falcão 1 semana antes da Copa Audi, foi uma ENORME cagada de Marketing...enorme....gigantesca... alem de claro palhaçada por outras razões.

O Falcão teria sido foco da imprensa na coletiva e em outros momentos. E a direção colorada consegiu fazer com que num torneio onde a unica intenção real e valorosa a instituição colorada é de divulgar a marca...eles conseguiram MATAR isso com a demissão do Falcão. Idiotas.

Cristiano disse...

Com relação ao jogo, vou olhar de sangue doce, pois acho que a festa vai ser legal e não acho que faremos feio. Pelo contrário até.

Estou curioso para ver como o Inter vaiproceder com as alterações e como os jovens vão entrar num jogo destes.

E claro, uma boa cerveja alemã vai cair como uma luva no almoço de hoje.

======

Globo FDP, fosse Flamengo ou Corinthians a jogar hj, seria manchete de capa inteira no portal web deles.

GILSON - PR disse...

Que o SaCI apronte mais uma hoje.

O SaCI deve ser temido e respeitado no mundo todo, não deve ser somente uma lenda brasileira.

Pela situação que anda o colorado no momento, esse título seria uma forma de aumentar a autoestima de toda a torcida.

Daniel Colorado disse...

So mais um esclarecimento

O Saci como todos sabem tornou-se simbolo do inter nos anos 50 porque o povo lia nos jornais a abreviatura SCI referindo-se ao Inter e como já era conhecido pelo apelido pejorativo e jocoso de "clube dos negrinhos", o que para nós é motivo de orgulho, virou Saci, o personagem do folclore brasileiro imortalizado pela obra de Monteiro Lobato

GILSON - PR disse...

Louis,

acho que não teria motivo segurar o Falcão até esse amistoso. FIcaria difícil a direção manter negociação com outro treinador.

rafaelcechin disse...

Vendo as entrevistas, sinti grande menosprezo, desinformação, falta de interesse e pouca preocupação dos tecnicos e jornalistas.Sinceramente eles conhecem o Internacional sim, já ouviram falar pelo menos, mas o que eles não sabem é sobre o futebol brasileiro em geral,não assistem, não acompanham. O Inter o Barça conhece, assim como o Milan que por certo negocio o Pato,viu a Copa Dubai aquele ano com seu rival perdendo,viu o Mundial (infelizmente) ano passado. O Bayer tomou nota do Inter em seu site.Esses tecnicos e jornalistas fazem isso porque são desleixados,despreocupados, e claro que aquela hora se sentiram o maximo pois eram os grandes,num torneio realizado pela Audi. Agora chamar o Inter de Porto Alegre é chacota, o Barça fez isso em 2006. Nosso marketing deveria se esforçar e se basear na marca Internacional,nao em campeão de tudo

Schroder-EUA disse...

O Brasileiro se preocupa em parecer Grãfino (sp?) e a imprensa disse que Loss fez certo em não responder ao "Porto Alegre" e sacudir a poeira.

Errado na minha opinião. Tinha que ter interompido esses ternos europeus e corrigido eles na hora...

Mas a verdade é que o Loss nem deve ter notado pois provavelmente estava nervoso e nem ouvindo o que os caras falaram.

Marco Cappelletti disse...

Cristiano estava observando a mesma coisa. Hoje pela manhã entrei no Globo.com para ver algo sobre o Inter. Sabe o que eu encontrei na capa? NADA!

Brincadeira mesmo, imagina se fosse o CUrinthians ou o FRAmengo.

Louis, como eu disse em outro comentário, também acho que o Inter vai ganhar hoje.

E o Kléber vai jogar a partida da sua vida para tentar ser vendido para a Europa. (O que duvido que aconteça).

O meu medo é levarem o Damião e a gente ficar só com o poderoso JÔ!

Vamos torcer para o Bolívar jogar muito também e ser vendido para algum Sheik.

Marco Cappelletti disse...

Louis viu o vídeo abaixo sobre o Inter na Copa Audi?

Eu só vi agora. Ridículo!!!

Vídeo Copa Audi


Realmente é o que pensam do Brasil.

Schroder-EUA disse...

Marco

Eu achei OTIMO a propganda...so vi agora....ate pensei que nem iam mostrar o Inter e acabou sendo o destaque!

Por que ter vergonha de Samba e mulata? Isso É boa parte do Brasil...nada de achar feio ou coisa de Gringo...é o Brasil...samba...futebol...mulata...

perfeita a propaganda. Ou preferia que colocassem meninos de rua apanhando de policia? kkkkk

Henze Saci disse...

Bá, tem gente que nunca tinha notado o lance SaCI?! Sempre enxerguei isso (como decerto não tenho visto outras obviedades). É mais uma feliz 'coincidência', aliás jamais explorada por nosso márquetin, pra quem o mascote praticamente deixou de ser o Saci: é o mico chupa-manga.
Quanto ao amadorismo nalguns aspectos: p.ex. quando fomos convidados ano passado pra Copa Audi, reforcei uma sugestão anterior, de que disponibilização o site do Inter em alemão, que é o mercado importante e com tradição; pelo visto, nem tomaram conhecimento, ou acharam besteira.
E o Falcão certamente iria mobilizar muitas atenções por lá (todos os grandões o conhecem, e ele conhece a todos), só que isso seria talvez insuportável pra alguns egos.Mas um dos problemas que tivemos em virtude dessa viagem foi a antecipação e acúmulo de jogos...

Marco Cappelletti disse...

Sei lá, Louis, não acho legal definirmos um país por um aspecto só.

Eu pelo menos não acho que na Alemanha só tenha oktober fest. Entende?

Talvez seja também porque você já esta aí a bastante tempo, já tem uma visão meio gringa do Brasil. Rss

Schroder-EUA disse...

Mas é assim que se faz...a propaganda é pro publico europeu e tem um tom comico..nada de errado e no Brasil acontece a mesma coisa...viste as propagandas do Inter rumo a toquio ou arabias...usaram estereotipos tambem...e se fosse nos EUA usariam um Cowboy...

Henze Saci disse...

Bundesliga - Audi Cup: Illustres Kräftemessen
Di 26.Jul. 17:25:00 2011
http://de.eurosport.yahoo.com/26072011/73/bundesliga-audi-cup-illustres-kraeftemessen.html

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]