quarta-feira, fevereiro 16, 2011

16 Craques do Passado II - Salvador

Milton Alves da Silva nasceu em Porto Alegre. Começou a jogar futebol na equipe do Colégio Pão dos Pobres, na década de 1940. Recebeu o apelido por considerarem ele parecido com outro aluno da escola, que havia jogado na década de 1930.

Salvador profissionalizou-se no Força e Luz, onde rapidamente chamou a atenção do Internacional, que o contratou, no início de 1950. Sua estréia no Colorado ocorreu em 14.04.1950, em um amistoso contra o poderoso Peñarol, nos Eucaliptos. O time uruguaio contava com jogadores como Máspoli, Ghiggia e Schiaffino, que seriam campeões mundiais pelo Uruguai pouco tempo depois. O Peñarol venceu por 6x4, e Salvador entrou no time durante a partida, substituindo Oreco.

No Internacional, Salvador jogaria entre 1950 e 1955. Centromédio habilidoso, de muita técnica, mas também de raça. Alguns que o viram jogar consideram-no mais técnico que o próprio Falcão.

Mas nem só de habilidade vivia o craque. Quando era necessário, apelava para a imposição física. Foi assim que quebrou a perna de Xisto, um violento defensor gremista que costumava caçar os atacantes colorados em campo.

No Colorado, Salvador acumulou títulos: foi tetracampeão estadual e municipal, entre 1950 e 1953. Também conquistou outros títulos, como o Torneio Extra em 1950, 1952 e 1954, o Torneio Régis Pacheco, em 1953, e o Torneio de Inauguração do Olímpico, em 1954.

Em 1954, defendeu a Seleção Brasileira em 9 de maio, na vitória de 2x0 sobre um combinado colombiano, no Maracanã. Sua convocação para a Copa do Mundo era certa, mas, recém-casado, pediu para não ir à Suíça. Em 1958, gastando a bola no Peñarol, sonharia com a convocação, mas dessa vez não foi lembrado.

Seu futebol de qualidade acabou por chamar a atenção do Peñarol. Em 1953, o craque colorado foi destaque em dois amistosos vencidos pelo Internacional, no Uruguai (2x1) e nos Eucaliptos (4x0). No início de 1955, finalmente os uruguaios conseguiram contratá-lo por 2 milhões de cruzeiros, com a missão de substituir ninguém menos que Obdúlio Varela.

Nos primeiros anos no Uruguai, não conquistou títulos, mas mesmo assim agradou à torcida. Em 1957 o Internacional tentou recontratá-lo, mas o Peñarol pediu 200 mil pesos, inviabilizando o negócio. No ano seguinte, começaria sua fase vitoriosa na Banda Oriental. Foi tricampeão uruguaio em 1958, 1959 e 1960, e campeão da Libertadores, também em 1960. Disputou a 1ª Final Intercontinental, mas foi derrotado pelo Real Madrid.

Em 1961 o River Plate o contratou, para acabar com o jejum de títulos que vinha desde 1957. Seu futebol continuava brilhante, mas o peso da idade e as sequelas de uma fratura na perna, ainda no Uruguai, o impediram de ser campeão argentino (o River só voltaria a ser campeão nacional em 1975).

Depois do River Plate, perambulou por equipes pequenas do futebol brasileiro, até aposentar-se. Faleceu em 1979.

Uma curiosidade une os dois maiores centromédios da história colorada: nasceram no mesmo dia. Salvador, em 16 de outubro de 1931; Falcão, em 16 de outubro de 1953.

16 Comentários:

manticore disse...

Manticore

Venho acompanhando o blog vermelho a 03 anos e é a 1ª vez que posto, gosto daqui pela qualidade e quantidade de opiniões e notícias que surgem.
Gostaria de contribuir na análise que os torcedores fazem,mas de forma bem sucinta a respeito de alguns problemas e soluções que se apresentam para o nosso glorioso INTERNACIONAL.

Fato 01- qualquer jogador em que o técnico insiste em colocar mesmo contrariando a torcida não é burrice é jogo de interesses.
interesse financeiro em venda ou participação.Os envolvidos ficam a critério da imaginação de cada um.

Fato 2- o Inter não é nosso ( quem acredita é um utópico em busca de sonhos passados) pertence a um grupo que inteligentemente se revesa no poder, não associando o poder a um personagem único.Onde a divisão de lucros corresponde, de forma percentual, ao cargo para o qual foi elegido.

Fato 03- A escolha de A ou B, para o time,passa pelo crivo não da qualidade inerente do jogador, mas pelo potencial de retorno imediato financeiro que ele proporciona ao "clube".

Fato 04- Nosso glorioso Internacional, deixou infelizmente de ser um clube do povo e se tornou uma sociedade de poucos, onde a finalidade de uma sociedade é visar lucros e angariar dividendos.A lógica é simples: tenho um produto (jogador), se quero retorno no produto tenho que expô-lo para os possíveis compradores e interessados,para obtenção de lucro futuro.

Fato 05- Celso roth não é burro, é um investidor que aposta suas ações no produto que irá trazer retorno para ele e o grupo que representa de forma mais rápida.Se o Inter ganhar alguma competição com isso valorizo mais, se não ganha meu "jogador" continua exposto para possíveis negócios a longo prazo.

Sou do tempo que torcer para o Inter era um exercício de desesperança inominável.
Era chorar pelos seguidos campeonatos perdidos e se alegrar pelas parcas vitórias.

Tenho orgulho do "nosso" time hoje, mas não acalento mais ilusões de direção, treinadores e jogadores lutando, chorando ou sangrando pelo distintivo que orna e guarnece o manto sagrado.

Podem considerar esta uma visão turva e empresarial.
Mas, infelizmente este é o "nosso" clube hoje.

GILSON - PR disse...

Bonita e vitoriosa a história do Salvador. Morreu jovem ainda, só 48 anos.

Parabéns pela pesquisa Raul.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Engraçado, quando se escreve sobre algum jogador habilidoso do passado, sempre encontra-se tal frase:

"Alguns que o viram jogar consideram-no mais técnico que o próprio __________"

Está cheio de Pelés no passado!!!

Já li que o Tesourinha jogava mais que o Falcão. Mas, como ele ganhou o Prêmio Melhoral (superando Garrincha, confere?), disputando com craques de todo o Brasil, a afirmação tem mais peso.

Se cavar bastante, também encontraremos alguns que acharão Badico o melhor jogador que já passou pelo Sport Club Internacional.

Não adianta, cada torcedor defende os jogadores de sua época. Por isso que não vejo muito sentido em fazer pesquisas sobre os melhores jogadores da história colorada. Tem nego que nasceu 50 depois dos acontecimentos e vota em fulano como se tivesse assistido aos jogos da arquibancada dos Eucaliptos.

Raul Pons, que tu acha de reunir artigos iguais à este e criar verbetes na Wikipédia, para preservar a memória destes jogadores? Me coloco á disposição.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Manticore, curte Emerson, Lake & Palmer?

PEPINO disse...

dai ar 7 , o jogo vai passar certo no canal 132 da sky , para constar eu sou indio e mais 10 , no site do inter o jogo passara na espn,informaçao errada , já pedi para eles corrigirem .por isso só o bv é confiavel he he

Anônimo disse...

O jogo de hoje passa pela bola parada. Prevejo que Índio, Sorondo e Damião terão papel decisivo logo mais à noite.

Schroder-EUA disse...

Coincidentemente o q omanticore escreveu ai eju ouvi ontemde uma fonte segura. Ate em salario d jogador os caras recebem eate jormnalista recebe por isso nenhum jornalista faz perguntqs dificeis

JR disse...

O Inter tem DONOS pessoal, TODOS NÓS SABEMOS ...

Até quem é MUITO BEATA tem noção, só ñ dá o braço a torcer ...

Os DONOS do Inter sabem q tem a torcida na mão após os títulos dos últimos anos ...

O apoio da "beataiada" é a garantia de mais um tempo à frente da instituição, usando o nome do Inter pra ganhar dinheiro ...

SIMPLES ASSIM ....
Ñ tem como ñ perceber isso ...

Unknown disse...

so nao ver quem nao quer, o que o louis fala sempre aqui no blog de profissionalizacao... aos defensores da profissionalizacao (eu sou um deles) qual eh a definicao? eh justamente isso, dinheiro eh a base de tudo, o unico problema eh que se eh pra profissionalizar, profissionalize direito, inclusive a CAIXA PRETA que eh o futebol do inter que nunca ninguem viu ou ouviu falar de nada...

porque o campeonato ingles (tao citado pelo louis) eh uma marca tao forte? justamente porque essa filosofia foi adotada a 10 atras no qual os clubes se transformaram em caca-niqueis e os dirigentes venderam a alma pra alguns milhonarios russos, etc...

ninguem aqui acredita mais em papai noel e tambem que futebol se faz com amor... o amor so serve pra fazre 100 mil idiotas (eu sou um deles) pagarem 55 reais por mes para ver meia duzia de jogo no ano...

pode esperniar, pode reclamar, agora eu sinceramente PREFIRO VER O INTER LEVANTANDO TACAS mesmo que seja enrriquecendo o piffero, carvalho, luiggi e cia do que ver o inter atirado as moscas e enrriquecendo zachia, asmuz e compania

a diferenca eh que agora ninguem mais tem o que reclamar do time "dirigente se beneficia" hoje e sempre se beneficiou, a diferenca eh que agora ganhamos titulos, a partir do momento em que ficarmos 5 anos sem ganhar nem gauchao ai sou a favor da troca

colorado-RN disse...

Perfeito Pedro! Parece que o JR quer trocar de donos, ou alguém acha que isto é um fenômeno recentes??por acaso só acontece no Inter? Na europa nos grandes clubes não acontece?Infelizmente o futebol hoje é assim, aqui e em todos os lugares. Sendo assim, se mudar estremos apenas mudando os "donos", e como disse o Pedro enquanto tiver ganhando eu quero mais é que fiquem os mesmos.

Felipe disse...

Manticore,

Se entendi bem tu tá dizendo que o Roth tem participação no passe dos jogadores?

Ou ele apenas faz o que mandam pra manter o emprego.

No final tá explicado pq manteram ele no cargo...

Unknown disse...

O Manticore está interessado em mamar nesta teta. Se estamos ganhando, me basta. Se sendo sócio participo disto, melhor! Manticore prefere o Inter "vencedor" de tempos atrás como por exemplo: André, César Prates, Tonhão, Gamarra, Arílson, Fernando, Enciso (Luís Gustavo), Marcelo, Murilo, Fabiano (Fabinho), Leandro
Téc.: Nelsinho Baptista. Manticore tá com saudade do Jonilson, ou do serginho messias! Ah, COM TODO O RESPEITO, VAI RACHAR UMA LENHA MANTICORE!

Unknown disse...

TEm gente q ou ñ sabe ler ou se faz de louco ....

Falar q o Inter tem DONOS, e tem mesmo, ñ é degradar a imagem do clube ...

Nada do q falei é mentira, é uma questão de bom senso ...

A direção do Inter aprendeu q títulos garatem algumas tetas pra mamar e apoio da torcida ...

Foi fácil, pegar uma massa falida, levar ela a conquistas, estabelecer um nome, retornando a tradição de outrora e trazer o torcedor pro seu lado ....

AFINAL, QUAL MELHOR FORMA DE TER PASSE LIVRE DO QUE UMA TORCIDA BÊBADA E COM RESSACA DEPOIS DE TANTAS TAÇAS ???

Eu apóio o Inter, pois sou sócio como mtos aqui, isso ñ me impede de criticar o q acho errado e elogiar o q está certo ...

Como falado aí acima, a diferença é q hj ganhamos títulos, diferentemente dos 10 anos de hiato com záchias da vida ....

Como falei no post acima, futebol hj é entreterimento e negócio, NÓS mantemos o show ....
Qdo a paixão dos dirigentes virou cartolagem, o q ocorre no Inter é corriqueiro em TODOS os times do mundo, principalmente aqueles q ganham títulos ....

JR disse...

OPS .... Ñ Ví QUE ESTAVA LOGADO COM A SENHA DA MINHA ESPOSA:

RETIFICANDO O Q POSTEI ACIMA:

TEm gente q ou ñ sabe ler ou se faz de louco ....

Falar q o Inter tem DONOS, e tem mesmo, ñ é degradar a imagem do clube ...

Nada do q falei é mentira, é uma questão de bom senso ...

A direção do Inter aprendeu q títulos garatem algumas tetas pra mamar e apoio da torcida ...

Foi fácil, pegar uma massa falida, levar ela a conquistas, estabelecer um nome, retornando a tradição de outrora e trazer o torcedor pro seu lado ....

AFINAL, QUAL MELHOR FORMA DE TER PASSE LIVRE DO QUE UMA TORCIDA BÊBADA E COM RESSACA DEPOIS DE TANTAS TAÇAS ???

Eu apóio o Inter, pois sou sócio como mtos aqui, isso ñ me impede de criticar o q acho errado e elogiar o q está certo ...

Como falado aí acima, a diferença é q hj ganhamos títulos, diferentemente dos 10 anos de hiato com záchias da vida ....

Como falei no post acima, futebol hj é entreterimento e negócio, NÓS mantemos o show ....
Qdo a paixão dos dirigentes virou cartolagem, o q ocorre no Inter é corriqueiro em TODOS os times do mundo, principalmente aqueles q ganham títulos ....

Felipe disse...

Ih,

apareceu uma Ida Maria pra tomar dores de outros.

Tá ficando cada vez mais popular esse blog. e tenho certeza que devem aparecer cada vez mais fakes notáveis por aqui.

Unknown disse...

ida maria... haha
tche eu respeito demais a opiniao alheia, agora que eh uma contradicao eh... qual o principio de profissionalizacao que TODOS nos (ou quase todos) aqui no blog discutimos e achamos bom para o inter? eh transformar o clube em empresa, como tudo na vida tem seu lado ruim e seu lado bom, eu sinceramente nao me importo ate pq nesse mundo ninguem eh santo e dinheiro eh o que faz o mundo girar (isso inclui o futebol)... ou tu acha que o barcelona vende ingressos a precos populares, o manchester? futebol eh infelizmente/felizmente cada vez mais caca niquel assim como todos os esportes (como diz o louis, torcedor nao eh marginal, eh consumidor)...

sabe o que mais me chamou a atencao no beira rio e o que me fez vibrar de alegria? nao eh obra nao eh time nao eh nada, mas que finalmente foram retirado os arames farpados que separavam o campo da arquibancada, ISSO EH UM MARCO!

querendo ou nao, agora a moda no inter eh profissionalizacao (ate rimou) - diga-se de passagem, finalmente!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]