quarta-feira, outubro 27, 2010

38 Marmeladas

Não adianta galera. Eu gosto da organização do Brasileirão nos ultimos anos, no sentido de regulamento. Tudo feito com antecipação, pontos corridos etc... Antes era uma aventura cada ano com formatos loucos, viradas de mesa, 80 times na Serie A e coisas assim.

MAS.......

Existe um problema. Um problema que em 2005 eu já havia mencionado em um dos primeiro Posts do então novo Blog Vermelho. O problema da marmelada, da entrega de jogos de um time para outro, para que seu rival não seja campeão.

Até 2009 isso não tinha sido problema porque cada ano o Campeão ganhou com folga ou sem confronto de algum rival contra o segundo colocado.

Mas isso tudo acabou em 2009 quando o Corinthians e Gremio perderam de proposito para o Flamengo para prejudicar seus rivais. Vale lembrar a derrota do Gremio na ultima rodada tirou o Tetra do Inter.

Agora segundo alguns jornalistas esse cenario está prestes a acontecer novamente, dessa vez envolvendo rivais do Fluminense e Corinthians que por tabela prejudicariam o Inter se entregarem jogos para o Flu e o Cruzeiro.

Sergio Xavier da Placar escreveu (valeu Dugaa que postou nos comentarios):

O Fluminense terá em suas últimas três rodadas São Paulo, Palmeiras e Guarani. Como se comportarão São Paulo e Palmeiras nesses jogos? É provável que nenhum deles esteja brigando por nada nessas últimas rodadas. Os dois times tentarão vencer com todas as forças o Fluminense e ajudarão o co-irmão Corinthians?

O Cruzeiro pega nas três últimas rodadas Vasco, Flamengo e Palmeiras. Os três devem estar livres do rebaixamento e, provavelmente, longe de Libertadores. Será que se esforçarão para derrotar o Cruzeiro? Assim, Vasco e Flamengo ajudariam o rival Fluminense, enquanto o Palmeiras daria uma mãozinha ao Corinthians.


Esse é um serio problema. Em 2009 o Campeão provavelmente teria sido o Inter sem esse fator. Agora algo assim pode acontecer novamente.

Precisamos de uma nova solução. Uma delas é confronto direto em classicos nas ultimas rodadas, isso eliminaria um pouco mas não por completo essa possibilide. Outra é fazer pontos corridos mas com os 4 Melhores fazendo umas Semi Finais e Final. Tambem não eliminaria por completo mas iria ajudar bastante alem de trazer de volta uma grande Final.

Por mais "correto" e "Europeu" que seja os Pontos Corridos uma Final faz falta. E numa final quem decide o Campeão é os dois times em campo (sim e as vezes o Juiz) e não o rival deles.

PS:
(Em resposta a um comentario)

TODO TIME perde pontos bobos...mas só o Inter sofreu pela derrota PROPOSITAL DO GREMIO e Corinthians ano passado.

Entao por favor nao me digam que se tivessimos ganho do Botafogo seriamos campeao em 2009 etc...pois todo time perdeu pontos idiotas e podem dizer a mesma coisa...isso é normal. O Que NÃO é normal é um rival entregar um jogo pra tu se ralar...isso so acontece nas ultimas rodadas de um campeonato com uma grande FALHA!

38 Comentários:

Guilherme CB disse...

Paranóia.

Perdemos o titulo ano passado pq não mereciamos. Perdemos pontos importantes durante o campeonato todo, tentar terceirizar a culpa é não enxergar a realidade.

Já está pra lá de comprovado que os pontos corridos é a melhor formula para o campeonato brasileiro. Mata Mata é a copa do Brasil.

Eric Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eric Menezes disse...

Ano passado se o Inter tivesse ganhado EM CASA do quase rebaixado Botafogo, ou ganhado fora do Atlético PR (que tomou um banho de futebol do Inter), o Grêmio poderia ter aberto as pernas o quanto quisesse que o Inter levava o título.

E se perdemos esse ano, será por jogos contra o Vasco (aquele 2x0 que virou 2x3), contra os times de Goias em casa, ou até mesmo aquele 0x1 contra o Ceará fora.

Mas concordo que deveriam ter clássicos nas últimas rodadas, diminuiria bastante este problema. Mas ter finais seria um retrocesso.

TenisVermelho disse...

Pior que dizer que perdemos pontos e não mereciamos é não aceitar a marmelada


PERDEMOS SIM PELA ENTREGA DO GREMIO PORQUE O JOGO FOI PATETICO

PODEMOS TER DEIXADO PARA TRAS PONTOS IMPORTANTES,mas nada justifica um time entregar o jogo propositalemnte e se achar que este fato é irrelevante então fecha-se o blog e tudo mais

Guilherme CB disse...

Eu acho isso e não sou o dono do blog, portanto tua sugestão não poderá ser levada adiante.

Que coisa não?

Adriano disse...

se um clube é organizado simplesmente ele pega a tabela e analiza as probabilidades no inicio do campeonato.

nosso problema é não dar o foco necessario ao campeonato...copa do brasil, libertadores qdo são disputados paralelamente com o brasileiro são postos como prioridade.

dai é um monte de jogo com time misto, rezerva e sem o FOCO necessario.

bom...chega fim do ano e o caneco fica com outro time que consegue uns tres pontinhos a mais.

pq o grelixo fez boa campanha em 2008? pq caiu fora da copa do brasil ja na segunda faze...teve mais de mes pra treinar antes de comessar o brasileiro...arrancou na frente só perdendo força no final do campeonato por causa do time fraco que tinha...mas mesmo assim ficou em segundo.

sem falar na mania do inter de ressucitar morto!

isso que dói na alma!!!

Schroder-EUA disse...

ATENÇÃO como diria lauro Quadros...

TODO TIME perde pontos bobos...mas só o Inter sofreu pela derrota PROPOSITAL DO GREMIO e Corinthians ano passado.

Entao por favor nao me digam que se tivessimos ganho do Botafogo seriamos campeao em 2009 etc...pois todo time perdeu pontos idiotas que podem dizer a mesma coisa...isso é normal. O Que NÃO é normal é um rival entregar um jogo pra tu se fuder...isso so acontece nas ultimas rodadas de um campeonato com uma grande FALHA!

João Gabriel disse...

Eu acho que o Campeão Brasileiro perdeu Status depois da ausência de final.

Simples assim.

Até hoje fica marcado InterxCruzeiro de 75, InterxCorinthians 76, InterxVasco 79, InterxFluminense 92, InterxSão Paulo 06, InterxBarcelona 06, InterxPachuca07, InterxEstudiantes08, InterxChivas10.


Finais são mais emocionantes.

Um exemplo é o CB06. O Inter foi Vice-Campeão, 312 pontos atrás do São Paulo. A disputa foi para decidir o 2º Lugar - foi mais legal ficar na frente do Grêmio depois deles perderem para o Fortaleza.

No CB06 o São Paulo não pode dizer que foi campeão em cima do Inter - não houve nenhuma disputa.

No CB10 também não. Inter e Flamengo foram tão pobres ao longo do campeonato que foi um acaso o Flamengo ser campeão.

Se fosso um jogo final Inter e Flamengo ficaria muito mais emocionante.

E tenho dito. Acho um saco não ter final.

João Gabriel disse...

Dois jogos hoje entre Cruzeiro e Fluminense parariam o Brasil.

Em 2000 Vasco e São Caetano foi uma loucura.

Lembram do Adhemar, tinha um canhão.

Ah, e quanto à Copa do Brasil: Deveriam extirpar esse campeonato do calendário. Ou fazer valer vaga na Sulamericana. Premiam os piores.

Schroder-EUA disse...

Imagina a NFL sem Superbowl....bom só quem assiste entenderia.

Mas eu era a favor de pontos corridos mas sinceramente uma Final faz falta sim..e ate umas semis.

E a Copa do Brasil nao tem nada a ver com isso. Não precisa ser exclusivo a Copa do Brasil.

COLORADO_CAPIXABA disse...

Concordo em número, gênero e grau com teu post Louis.

O brasileirão é uma marmelada só, seja dentro ou fora de campo. A prova maior disso é que o INTER, sendo o melhor das américas nos últimos quatro anos, não conseguiu nenhum título de expressão dentro do Brasil messe mesmo período.

PS: Vi muitas reclamações sobre o Alecsandro aqui nos comentário ultimamente, inclusive com apelidos de mau gosto como cone, como alguns insistem em chamá-lo.

Deixo claro que não sou fã incondicional dele, pelo contrário, o vejo como um centroavante mediano.

Peço então que meus amigos colorados reflitam, qual centroanvante joga muito mais que o alecsandro hoje no Brasil ??? Obina (inconstante), Kléber (nem sei se é centroavante, e muito temperamental), Washington (08 jogos sem marcar), Diego Tardelli (sempre machucado), Ricanrdo Oliveira (lembram dele na final da libertadores, pois é, nem eu), Val Baiano (sem comentários), Jonas (Gazela de momento, cavalo paraguaio), etc ... etc ... etc ...

Só mais uma coisa, aos que reclamam que ele só faz gols de Penalty, lembrem-se que o Neimar, desperdiçou 06 pontos em cobranças de Penalty desastrosas, com os quais o Santos estaria na liderança.

Bater Penaltys em momentos decisivos, e convertê-los, é sim, uma grande qualidade.

Saudações coloradas.

TenisVermelho disse...

todos centroavantes do brasil são melhoreS que o CONE
O CONE É O PIOR DELES
O ROBERTO DO AVAI DA DE DEZ NO CONE
O CENTROAVANTE DA LDU DA DE MIL NO CONE
O JONAS DA DE MILHÃO NO CONE

cjr-sp disse...

ATE JOGAR COM 10 É MELHOR DO QUE COM O CONE EM CAMPO.

******************************

QUANTO AO BR...LEIAM NO COSME RIMOLE O QUE ELE ACHA DA MARMELADA...

E SOBRE PONTOS CORRIDOS...É SIMPLESMENTE SEM GRAÇA, SEM TAÇA, SEM FOTO, E PROPICIO A ROUBOS NO CONTA GOTA.

E NO BLOG DO PERRONE TEM UMA PESQUISA NO AR INTERESSANTE...

E OS RESULTADOS LÁ QUE É BLOG DO EIXO SAO ASSIM:

Mata-mata (52%)
Pontos corridos (40%)
Outro formato (8%)

***********************

PONTOS CORRIDOS ALEM DE TUDO PROPICIA A UMA CONCENTRAÇAO DE PODER. POIS SOMENTE ELENCOS FORTES PODEM ASPIRAR. SE ELES GANHAM, FORMAM UM CIRCULO VICIOSO QUE PODE INCLUSIVE ACABAR COM O CAMPEONATO NO LONGO PRAZO.

**********************

A FORMULA BOA...É O QUE EU JÁ DIGO AQUI A 5 ANOS....

PEGA-SE OS 4 MELHORES AO FINAL DOS PONTOS CORRIDOS E FAZ 1X4 E 2X3 COM VANTAGENS DE DOIS EMPATES PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO OU SOMENTE VANTAGEM DO MANDO DE CAMPO.

ESSA É A FORMULA MENOS PROPICIA AO EXTRA-CAMPO.

Douglas 'dugaa' disse...

De nada, estamos aí pra participar.
Sobre o assunto está claro que não fomos campeões do BR09 pq entregaram o título pro Flamengo.. só não vê isso quem não quer.

Quem assistiu o jogo sabe, nos dois últimos jogos (contra Corinthians e gremio) o Flamengo não jogou NADA, não se via aquela GANA pra ser campeão.. aquela pressão. A impressão que dava é quem em qualquer momento que fosse, a vitória viria... e veio.

jdawginc disse...

Para mim e' simples.

Nao quer depender dos outros, nao se coloque nessa posicao de depender de resultados para ser campeao. O Campeonato nao foi somente as 2 ultimas rodadas.

O Sao Paulo foi campeao 3 vezes seguidas, e nao houve esse problema com os outros times porque ninguem chegaria, mesma coisa com o Cruzeiro em 2003.

Quer ser campeao? Entao nao deixe para tentar virar lider nas ultimas 3 rodadas para depois nao chorar.

Flávio - em Brasília disse...

É isso aí, Schroder.

Foi o que eu quis dizer no comentário do tópico anterior.

Não só perdemos pontos bobos de novo, como novamente podemos ser vítimas de entregadas dos rivais aos postulantes a campeão.

E ano passado perdemos, sim, pelas entregadas do curinga e gremio. Não fossem aqueles seis pontos entregues ao mengo (ou mesmo que fossem dois empates), teríamos sido campeões com folga até.

Claro que ano passado mosqueamos, mas todos os líderes também patinaram.

Agora, se não tirarmos a desvantagem em no máximo quatro rodadas (o que é possível), sofreremos de novo com as marmeladas.

jdawginc disse...

E agora com o Inter nao ganhando o Brasileiro em uma eternidade comecam a questionar o sistema de pontos corridos? O sistema mais justo.

Valeu lembrar que antes dos pontos corridos o campeonato teve milhares de formatos, todos com final e mesmo assim nao papamos.

Ta certo que uma final entre 2 times tem uma certa emocao, mas nada que se compare a emocao conjunta das ultimas rodadas em que quase time envolvido tem seu papel. Ou brigam para nao cair, ou brigam pela Sula, Libertadores, ou entao fazem um papel no destino dos outros.

Flávio - em Brasília disse...

A única coisa legal daquele último jogo foi ver a torcida do inteira do Flamengo no Maracanã lotado se borrando de medo do time júnior do gremio!
E olha que eles quase conseguiram ficar sem a taça!

Flávio - em Brasília disse...

"Ou brigam para nao cair, ou brigam pela Sula, Libertadores, ou entao fazem um papel no destino dos outros...",

ou brigam pra entregar jogos e prejudicar seus rivais! hehehehe

Eu acho que fórmula mais justa seria um misto dos dois modelos: pontos corridos em dois turnos em que os vencedores de cada turno se enfrentariam numa grande final.

É como se o vencedor do apertura enfrentasse o vencedor do clausura para decidir quem seria o campeão argentino daquele ano, por exemplo.

Flávio - em Brasília disse...

Nem sempre um time consegue ter um desempenho tão superior aos demais pra conseguir ser campeão por antecipação.
Ainda mais se estiver muito envolvido com outras competições importantes, como foi o caso do INTER em 2008 (Sul-Americana), 2009 (final da Copa do Brasil) e 2010 (Libertadores).
São Paulo foi tricampeão não só por sua eficiência, mas também porque, exceto 2006, havia sido eliminado precocemente das libertadores que disputava.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Bom eu acho q deveria haver um confronto entre os 4 primeiros.....

Mata-mata é muito mais emoção....veja LA e a Champions League....

Uma vez ouvi alguma coisa q a prórpia globo queria mudar o campeonato por causa da audiencia!!!

Quanto ao ano passado o gremio cagão entreou msmo o jogo...assim como o cúrinthians q estampou com orgulho a doce derrota!!!!

Schroder-EUA disse...

jdaw mas os campeonatos anteriores tinham 1000 formatos por incompetencia! O campeonato por exemplo da NFL nao é pontos corridos e tem o mesmo formato a 40 anos. No Baseball e Basquete tambem. O problema não era o formato com final e sim a constante troca de formato pela CBF que nao tinha aminima ideia do que fazia...ou melhor, tinha...mas so ficava ajustando o formato para favorecer quem eles queriam.

Schroder-EUA disse...

Briga pra nao cair...pela Sula...pela Libertadores VAI SEMPRE TER mesmo em campeonato com final...so não sera durante a final e sim durante a ultima rodada da fase de classificação. Então da no mesmo...tu ainda vai ter as disputas pra não cair e libertadores na ultima rodada.

Ramon Dongo disse...

"Imagina a NFL sem o Superbowl".

Exatamente, acho que a gente podia explorar melhor o campeonato brasileiro com o formulismo, fazer o Brasil parar na grande final. Acho que seria até um atrativo a mais pra vender o Brasileirão no exterior.

Não vou discutir a justiça dos pontos corridos, pois ganha quem fizer mais pontos (Ok, desconsidera as marmeladas), mas em termos de emoção, não tenho dúvidas que era mais legal antigamente. Mesmo os torcedores que não tem time na final acompanhavam os jogos. Inevitalvemente o torcedor acabaria "simpatizando" (não virando torcedor) com algum dos times da final...

Talvez deveria ser reduzido os classificados para as finais apenas os 4 melhores, pois é muito fácil o cara sair da zona de rebaixamento e ficar em 8°, quase todo ano tem um time que faz isso (Gremio, esse ano, por exemplo). Seria legal, porque, de início, todos os finalistas já teriam vaga assegurada na Libertadores (Se a Comenbol não mudar nada), ou seja, nas finais, o que importa é o título e mais nada.

Mas se fosse assim esse ano, eu estaria preocupado, pois o Inter, salvo engano, ganhou apenas do Corinthians se formos considerar o "G-4".

A Europa tem competições muito bem organizadas, mas isso não significa que devemos apenas copiar o modelo deles. Tenho medo que o Brasil se torne um país com apenas 3 ou 4 grandes que sempre disputam tudo e os outros times só se f#dem, com raras exceções. O campeonato espanhol é uma chatice, Barça e Real goleando todo mundo e os demais brigando para ser a terceira força. Não quero isso por aqui.

Schroder-EUA disse...

Bah não sei como um Colorado pode falar que PONTOS CORRIDOS é o mais JUSTO quando sabemos com certeza que 2 dos campeonatos de pontos corridos foram roubados de nos!

INTER JÁ É PENTA!

75,76,79,05,09

Julio.Colorado em Sampa disse...

Eita povo esquecido...

Campeonato com mata-mata na década de 90...grêmio X Goiás no Olímpico.

3 X 0 para o Goiás e o avião sobrevoando POA com os dizeres

"ELES ESTÃO FORA"

Flávio - em Brasília disse...

Pode crer!

Se o Flamengo é hexa, nóis é penta!

Flávio - em Brasília disse...

Que campeonato dos anos 90 foi esse?

Ramon Dongo disse...

Louis

Mas um dos maiores argumentos pra tornar o Brasileirão uma disputa de pontos corridos foi a justiça desse critério, pois assim, se evitaria, como em 96, que o 8º classificado ganhasse o título...

Qualquer formula tem seus defeitos, não existe uma perfeita, ainda menos quando certas entidades entram em jogo predispostas a avacalhar. Aí não há regra que seja justa.

Schroder-EUA disse...

Mas o Oitavo não foi campeão...o Campeão foi Campeão! Quem terminou em primeiro na fase de classificação sabia que o campeonato não terminava ali.

O que vale é o regulamento e todos sabiam que dentre o 1 e oitavo saia o Campeao..se não nem presisavam jogar as finais e dar a ta';ca ao 1 da fase de classificação.

Ramon Dongo disse...

Louis

Como eu disse antes, prefiro o formulismo com uma grande final. Esse argumento da justiça não é meu, todo mundo, imprensa, dirigentes, cartolas usaram esse discurso de "fórmula mais justa", no sentido de que, quem marcou mais pontos é o campeão e pronto.

Mas mesmo com formulismo poderia ocorrer resultados paralelos que colocariam determinado time fora da disputa.

Em 2005 e 2009 o problema não foi a regra imposta, ou ainda, a fórmula estabelecida. O problema é que fizeram vistas grossas pra quem desrespeitou essas regras.

E olha os confrontos que faltam pra Cruzeiro, Flu e Corinthians. Todos eles tem que passar pelo São Paulo. O tricolor paulista pode até perder algum desses confrontos, mas estou certo que estão loucos pra ganhar. Do Corinthians pela rivalidade local e o do Cruzeiro e Flu por ter sido os times que os tiraram das últimas Libertadores.

TenisVermelho disse...

fora os pontos corridos a unica coisa justa seria então O GANHADOR DE CADA TURNO SE ENFRENTANDO , se fosse o mesmo seria campeão direto e com vantagens no caso de final do time melhor classificado na geral

jdawginc disse...

Schroder disse:
Bah não sei como um Colorado pode falar que PONTOS CORRIDOS é o mais JUSTO quando sabemos com certeza que 2 dos campeonatos de pontos corridos foram roubados de nos!

INTER JÁ É PENTA!

75,76,79,05,09

Bah, quanta choradeira Louis hehehe, ta certo que 2005 foi uma roubalheira, mas 2009 nao tem o que discutir. O Inter teve o campeonato todo para se colocar numa posicao que nao iria depender dos rivais e fez o que? Nao da para culpar a formula pela propria incompetencia.

E' preciso saber separar o fanatismo um pouco para a analisar a forma mais justa. Nao acho que so porque nao conseguimos ganhar, temos que mudar.

Acho que no ultimo ano antes dos pontos corridos, o Santos foi Campeao se classificando como 8o colocado e conseguindo a classificacao somente na ultima rodada, com uma campanha bem irregular. Isso e' justo? O ponto corrido premia quem estiver mais pontos no final, sem deixar muito espacao para outros tipos de fatores ou questoes de merecimento.

Claro que essa e' minha mera opinao, acho nunca sera unanimidade.

Colorado disse...

Colocar os clássicos na última rodada é jogar dinheiro fora. Um GRE-NAL na última rodada desse Brasileirão seria jogado com estádio vazio, porque provavelmente Inter e Grêmio não disputarão mais nada na última rodada, enquanto o GRE-NAL de domingo passado foi disputado em estádio lotada e teve ótima renda. Sem falar na questão da violência, imaginem a reação de uma torcida rebaixada na última rodada justamente frente ao seu rival. Um exemplo prático: aquela confusão em Coritiba seria uma tragédia inominável se ao invés do Fluminense, o jogo tivesse sido contra o Atlético-PR. Os pontos da primeira rodada valem o mesmo que os da última, nenhum time perde o campeonato "apenas" na última rodada, perde em todas as rodadas que deixou escapar pontos importantes.

jdawginc disse...

Certissimo Colorado!

Parece que os comentarios sao mais "O que alterar para o Inter ser campeao" e nao "O que alterar para ficar mais emocionante".

Todo time comeca cada campeonado zerado e com chances identicas de ser campeao.

claudio disse...

Eu sou a favor da formula dos 4 melhores decidirem no fim do campeonato com mata matas.

A ideia de pegar o campeão do primeiro turno contra o campeão do segundo, causa um desequilíbrio tecnico, uma vez que o campeao do primeiro nao teria grandes motivaçoes para ganhar o segundo e ficaria vagando na tabela do segundo turno sujeito inclusive a marmeladas no final tambem, pois poderia perder para quem sabe escolher o campeao do segundo turno. Por isso a idéia dos 4 melhores decidirem no fim com mata-matas é a melhor na minha opinião.

Sem falar que animicamente o pontos corridos perdeu a emoção como disseram aí.

jdawginc disse...

Flavio,

Em 2006 o Inter foi campeao da Libertadores justamente em cima do Sao Paulo. Entao a equipe paulista nao foi eliminada precocemente e por isso foi campeao brasileiro como voce diz .

Poderiamos mudar o assunto para, como mudar um campeonato para sermos campeoes. Nao acho uma formula injusta so porque nao ganhamos ou porque roubaram 1 anos contra nos.

Flávio - em Brasília disse...

jdawginc,

se olhares atentamente o meu comentário, verás que eu escrevi: "São Paulo foi tricampeão não só por sua eficiência, mas também porque, EXCETO 2006, havia sido eliminado precocemente das libertadores que disputava."

Em 2006 inclusive o Muricy estava muito ameaçado de ser demitido, pois não só havia perdido a Libertadores pra gente como também a Recopa pro Boca (sem falar a partida do 1º turno pro INTER no Beira-Rio). A torcida deles estava fazendo muito pressão contra ele. Aposto que se também tivesse perdido pra gente a partida do 2º turno, no Morumbi, teria sido mandado embora. A grande falha estratégica do Abel, naquele momento, foi não ter percebido isso e não ter feito de tudo pra ter vencido aquele partida. Aquele foi o jogo do campeonato, que infelizmente perdemos e o resto é história...

Não só por questão de justiça, mas também de emoção, acho que o Brasileirão deveria ser no formato misto que mencionei, onde o vencedor do 1º turno, caso vencesse o 2º turno também, seria o campeão nacional e por isso não se acomodaria.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]