terça-feira, setembro 14, 2010

19 A Torcida Faz Diferença?

Acho que já está bem estabelecido que uma torcida, lotando um estádio, cantando, apoiando e tambem colocando pressão no adversário, ajuda o time de casa. Não garante vitória é claro mas ajuda bastante. As vezes um estadio lotado pode fazer aquela pequena ou grande diferença a mais. Dar aquela motivação extra pra fazer nosso jogador jogar um pouquinho mais, quem sabe correr mais, quem sabe sentir urgência um pouco mais.

Então pergunto: Suponhamos que em vez dos meros 8 mil que estiveram no estádio para ver Inter e Goias tivessimos, 35...40...45 Mil, bom vamos logo ao extremo, imagina que tivessimos 56 Mil no estádio para esse jogo.

A pergunta é a seguinte. Será que esse estádio lotado como no jogo contra o Chivas a torcida não teria feito a diferença e teriamos ganho do Goias?

A torcida não é uma imagem no espelho do time e vice versa? Torcida desmotivada, Time desmotivado? Não seria um ciclo vicioso?

Depois de pensar um pouco sobre isso venho a conclusão que a FALTA DE TORCIDA no Beira Rio é cumplice no empate tanto quanto a falta de capacidade do time fazer um gol contra o lanterna do Campeonato. O time até tentou e a torcida que foi tambem tentou. Mas esses 2 pontos podem ficar na conta dos 20 ou 30 mil Colorados que decidiram não ir lá apoiar.

Torcida que só aparece em fase importante de algum campeonato anda de mãos dadas com time que só aparece em fase importante de campeonato. E Vice versa.

19 Comentários:

intercolorado disse...

É UM PROBLEMA sério isso, os sócios tão querendo somente ir em finais ou jogos importantes. Acredito que todos , inclusive a direção esperava que tendo chegado a 100 mil sócios o INTER iria ter uma media de publico de no minimo 30 mil, mas isso está muito distante.

Talvez com as reformas do estádio isso começe a ser atingido

Mas a cultura brasileira dos dirigentes tambem ajuda.

As mais variadas justificativas são dadas sempre em entrevistas antes e pós jogos, desmotivando muitas vezes o torcedor.

Um time tem de sempre jogar o melhor que pode afinal ganham e bem para isso.

Poupar jogadores e outros subterfugios sempre usadas é coisa cultural daqui e dificilmente mudará

Dindo_Ibiaca/RS disse...

pra enxer o estadio presiza convencer e na verdade a gente ja ta cansado desses brasileiroes e muito dififil e muito desgastante bendita hora q foram fazer essa merda

Ramon Dongo disse...

Sem querer chegar a extremos (corneta que acha que tudo está ruim e jatobá que acha que devemos sempre apoiar, incondicionalmente) eu acho que o que ganha jogo é jogador.

Pode ser que em algum jogo ou outro o jogador fique mais motivado com a torcida, mas isso nunca fará dele um bom jogador, não é isso que garante a regularidade do time.

Concordo que tem muito torcedor de final, que quer conhecer o Beira-Rio na final da Libertadores. Nem é questão de ser mais ou menos colorado, mas querem comer só o filé, deixando a carne de osso pros 15 mil de sempre.

Fui a todos jogos da Libertadores e uns 90% do Gauchão e quase fiquei de fora da decisão contra o Chivas...

O calendário também não ajuda. O Gauchão dura um semestre inteiro e as finais da Libertadores ou Copa do Brasil são no meio da temporada. Se jogassemos apenas Brasileiro e Libertadores, garanto que os estádios estariam mais lotados. A NBA, por exemplo, tem apenas uma competição, o que torna os lugares nos ginásios disputados...

E a direção, as vezes, não ajuda, "desvalorizando" o Brasileirão (parece que repete o erro que fazia com a Libertadores na década de 70/80).

Luciano Klein disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,3039489,Tradutores-aprovam-versao-em-arabe-do-hino-do-Inter.html


Olha, eu sei que lá em, Dubai vcs que irão, aprendam o hino direitinho, kkkk

Ramon Dongo disse...

Novo reforço colorado:http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=12313

GC-Inter Sempre disse...

Acho que torcida faz diferença sim e muito, principalmente "a nossa" em jgs decisivos...

Mas, mesmo sendo sócio, se gasta e muito num jogo, talvez por isso nem o sócio vai em tds as partidas, a maioria que conheço paga a mensalidade todo mês, porém, escolhe o jogo contra um adversário mais importante devido aos custos...

Luciano Klein disse...

mA QUE REFORÇO HEINHO BATISTA!

GC-Inter Sempre disse...

esse cara ai nem vai jogar no principal... nunca vi contratar um jogador por 3 meses... que naba isso. zagueiro nós temos um montão, cade o Dalton???

Unknown disse...

Faziam pouco caso do elenco tricolino e agora contratam um cara que foi dispensado lá. Essa eu não entendi.

m.rodrigo.oliveira disse...

Eu ainda não tinha pensado sob esse ângulo. O Louis levantou um tema interessante.

Se olharmos a maneira como chegamos ao título da Libertadores, dá pra perceber que na maioria das vitórias elas vieram na marra, com gols no final.

E em todos esses jogos tivemos mais de 30 mil pessoas no estádio. E a torcida cantava os jogos inteiros.

Só aquela cena do estádio cantando o Hino ao Rio Grande minutos antes do jogo com o Chivas, já deixa qualquer jogador (mesmo que não seja gaúcho) em outro clima.

E no jogo diante do Goiás não conseguimos fazer aquela pressão que quando acontece quem assiste fica com a certeza de que vai sair um gol.

A minha avaliação era de que não houve essa pressão por falta de fôlego mesmo. Mas pode ser sim falta de entusiasmos, por jogar em um estádio vazio.

Renato Rolim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Rolim disse...

Bolivar fora do inter e Rodrigo entra... Que bela troca... PQP!!!

claudio disse...

Para encher o estadio sao necessarios entrada e saída em 15 minutos. Cadeira confortavel, estacioanamento sem ter que se preocupar com o carro e pavimentado. Alem disso a competiçao nao pode ser viciada. Fora isso, alimentaçao boa e um time capacitado. Isso é o basico, mas nada que alguem já nao tenha falado.

Agora vejam, o Inter começa pela cobertura que nao é item básico. Nao irá aumentar o nºde expectadores por causa da cobertura.

Já quando mexerem na arquibancada inferior aí sim, estarão fazendo algo realmente importante. Nunca vi ninguem falar nas rampas de acesso no BR que sao ridiculamente estreitas. Os acessos sim deveriam ser aumentados(alargados) e as bocas de entrada tambem. Mas nisso nao pensam. Ao menos nao vejo tocarem no assunto rampas de acesso e bocas de entrada ns arquibancadas.

Henrique Marks disse...

Muito bom o post, parabéns.

É claro que torcida ganha jogo. É só ver quantos jogos um time ganha em casa e quantos ganha fora, por campeonato. Claro que o raciocínio é simplista, mas são fatos que não podem ser discutidos (porque são fatos).

Eu creio que o ingresso também está caro. Pra quem não é sócio, 50 reais na superior. Sabe quanto da isso em dólar ? U$ 35,00. Fora estacionamento, comida, refri, vai para 80 reais. É muito caro. Se estiver chovendo e frio, coisa que no RS acontece durante metade do campeonato, a pessoa pensa no gasto, pensa no frio e na chuva, e não vai.

Qual é o único jeito disto mudar ? Vende o produto Brasileirão adiantado, com débito em conta, por preço promocional, no início do campeonato. Porque aí a pessoa vai, visto que já pagou mesmo.

Outra coisa é mudar o calendário. A melhor época do ano, pra nós gaúchos, é de setembro até abril. Porque o RS NÃO É TROPICAL. O calendário tropical é bom pros outros, pra nós não. Pra nós o bom seria de Agosto até Inicio de Junho, com parada no Natal e retorno só na segunda metade de janeiro (que é quando os estaduais começam, atualmente).

Mas aí vem um dirigente paulista e diz que eles querem mais datas pros Estaduais deles, enquanto nós ficamos quase 4 meses jogando contra nabas absolutas, perdendo dinheiro.

mutano disse...

Li a maior parte das respostas ao tópico do Schroder e notei que a maioria foca em vendas... eu já escrevi em outras oportunidades e gostaria de repetir, acho que o foco está errado. Acho sim que o Inter tem que fazer ações de marketing e pacotes, mas isso não seria o fundamental. O Inter tem mais de 106.000 sócios, mesmo que eles não vão aos jogos, estão fazendo sua parte. São estes que normalmente comprariam os pacotes, mas qual pacote melhor do que contribuir mensalmente com o clube?

Então vem a segunda parte da questão: na minha opinião o Inter tem que começar a focar no torcedor que não é sócio também! São milhões, alguns que só não são sócios por falta de dinheiro. Teria que fazer promoções com esses torcedores! Cadastro de torcedores e sorteio de ingressos grátis, mas muitos, pelo menos uns 5.000. Para os sócios campeões do mundo não ficarem com impressão de estar sendo injustiçados, sorteiem outros 5.000 para esta modalidade. Já seriam 10.000 torcedores a mais em jogos que ninguém comparece.

Enfim diversas ações poderiam ser feitas neste sentido. TEM QUE RESGATAR O CLUBE DO POVO! Do jeito que a coisa vai, focando só nos sócios o INTER vai perder a sua identidade, identidade que fez a maioria virar COLORADO.

mutano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mutano disse...

Apenas para complementar: o que eu escrevi acima se refere ao problema dos estádios vazios. Lógico que o Inter tem que continuar a aumentar o quadro social e investir em outras fontes de recursos também.

Schroder-EUA disse...

é o negocio é complexo, não criei o topico para mais um "O que que a diretoria tem que fazer"...sabemos que HOJE o Beira Rio enquanto é bom pra nivel Brasil é 10% do que um estadio deveria ser.

MAS eu acho que mesmo com estadio moderno o publico vai continuar sendo em media, baixo. Então o problema é mais o exesso de jogos.

A NFL tem media de 60 Mil por jogo e uma das razoes é que cada time so jogo 16 vezes por ano..sem comntar playoffs e final. Já no futebol sao no minimo umas 50 ou 60 partidas e ainda tem 2 campeonatos ao mesmo tempo.

Mas o Post foi para dizer que seja de quem for a culpa pelo publico pequeno...isso é uma das razoes para esses 0 a 0's...falta de motivaçao da torcida resulta em falta de motivação do time.

Como falei...com 56 mil no estadio alguem duvida que teriamos ganho do Goias?

Fernando Moraes disse...

Eu também acho que a culpa do estádio vazio é acima de tudo o PREÇO do ingresso. Domingo de chuva, partida contra o lanterna as 18:30 (quem foi ao jogo e mora perto do estádio chegou em casa as 21 horas ou mais). A SUPERIOR 50 PILA pra ficar na chuva. Mais: o carro no barro no estacionamento a 10 PILA. Se não gastar mais nada é 60 conto por jogo (4 ou 5 por mês) dá no mínimo 200 reais (40% do salário mínimo). Mesmo sendo sócio, estes gastos vão reduzir um pouco, mas ainda é muito caro. E se acham que o futebol é para elite, deem condições para a elite ir ao jogo. Quem tem 50 pila pra ir num jogo e ficar na chuva, prefere pagar 50 reais pra ver todos os jogos no conforto da sua casa (PPV). Me parece óbvio que o estádio vai ficar vazio sempre e a torcida vai continuar indo apenas nos jogos importantes (aí vale o "sacrifício" de ir ao jogo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]