sexta-feira, setembro 03, 2010

19 MAIOR QUE FALCÃO?

Depois de 2006 muita gente andou por aí dizendo que Fernandão agora era se não Melhor que Falcão ... Maior que Falcão ... Maior Idolo que Falcão. Cada um tinha sua versão.

Lembro de pensado e escrito "Vamos com Calma gente, não é bem assim!" Quando comecei a fazer o Hall da Fama do BV uma das regras basicas da votação era de que o Atleta pra entrar no Hall da Fama tinha que já estar aposentado. A razão disso eu expliquei na epoca era porque as vezes a gente não vê as coisas claramente enquanto elas estão acontecendo e só depois (de um bom tempo) é que a gente pode e deve refletir sobre o assunto para aí então colocar devidamente seus parametros históricos.

Fernandão continua sendo um idolo Colorado, mas acredito que hoje já dá pra separar as coisas melhor.

Mas porque Falcão é o Maior jogador da História do Inter se ele não tem os maiores titulos? Simples. Porque Falcão foi o maior craque a vestir a camisa Colorada. Alem de jogar no Inter por um longo tempo e mostrar ser um gênio no Gramado ano apos ano o Falcão tambem é um raro caso de jogador Colorado que tambem arrasou na Seleção. Muitos de vocês não viram mas ouviram falar na Seleção de 82, a melhor de todos os tempos a não ganhar uma copa. Zico, Socrates, Falcão, Junior, Eder, Oscar, Cerezo...pois é nessa seleção de Monstros do Futebol, que foi derrotada em 82, foi o Falcão que foi eleito o segundo melhor da Copa atras só do Campeão Paulo Rossi. E o Brasil nem chegou perto da Final!

Com todo respeito ao IDOLO Fernandão, mas é outro nivel o Falcão. E se não bastasse o Inter e a Seleção o Falcão repetiu tudo isso no Roma. Veja o Post anterior pra ver como o legado do Falcão continua forte até alem das fronteiras Brasileiras.

Por isso nessa epoca de Ouro e de grandes conquistas vamos pensar bem antes de fazer declarações exageradas. Sei que muitos não viram Falcão jogar...eu vi só por 9 meses com a camisa do Inter, mas felizmente existe material filmado para ao menos dar um gostinho do que era Falcão em campo. Falando nisso bem que o FALCÃO merecia um documentario feito pelo Inter, não acham?

Então o que que um jogador tem que fazer pra ultrapassar Falcão no quesito Maior Jogador da História do Inter? Na minha opinião, tem que ser Craque...genio da bola. Tem que ter tido conquistas grandes no Inter mas tambem tem que ter provado isso na Seleção e ser reconhecido Internacionalmente como um grande jogador.

No momento não há candidato que chegue perto.

Alexandre Pato por exemplo pode chegar a todos os quesitos acima mas pra ele por enquanto falta uma coisa...tempo jogado no Inter. Pato tem um Mundial e Recopa mas sua passagem como profissional não chegou a 1 ano no Inter. Breve demais. Falta identificação.

Qual sua opinião no assunto?

PS: Parece que o Inter tá lançando hoje o filme "Absoluto" sobre a conquista do Bi. Não sei se é já o filme ou só a noticia do futuro lançamento do filme.

PSS: To vendo fotos da demolição do anel inferior do Maracana...mas vem cá...eles não acabaram de reformar o Anel inferior do maracana não faz 5 ou 6 anos?

19 Comentários:

Anônimo disse...

Falcão fez muito mais pelo clube que Fernandão. Tecnicamente, nem dá para comparar, então. E o "Bola-Bola" jamais deu nenhuma declaração sequer contra o Inter.

Unknown disse...

Salve Bodinho, dom Elias e também o FALCÃO!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

O Falcão foi o melhor jogador do Brasil por mais de cinco anos. Era completo. E os títulos brasileiros e 75, 76 e 79 eram, na época, o que é a Libertadores hoje.

Comparar qualquer jogador do Inter com o Falcão não dá.

Todo grande clube tem um jogador símbolo. Alguém que fica para a história como uma marca do time. O nosso é o Falcão.

E sobre o Maracanã, Louis, é por isso que eu questiono se os benefícios de uma Copa e de uma Olimpíada no Brasil vão realmente ser maiores do que os prejuízos.

O Maracanã passou por uma reforma geral em 1993, em função daquela tragédia dos torcedores despencando da arquibancada na final do Brasileiro de 1992. Foram milhões investidos.

Depois disso passou por outras duas grandes reformas. Uma delas foi essa para o Pan de 2007. Novamente milhões foram jogados ali.

E agora, para a Copa, serão mais R$ 700 milhões para outra reforma. Não se surpreenda se eles fizerem outra reforma para a Olimpíada.

m.rodrigo.oliveira disse...

E analisando o cenário do nosso futebol hoje em dia, acho pouco provável que algum dia tenhamos alguém para rivalizar com o Falcão pelo posto de grande ídolo da nossa história.

A primeira condição pra acontecer isso é ter um talento gigante como o Falcão tinha. Essa já é difícil de acontecer.

Mas é na segunda condição que eu vejo o maior obstáculo: TEMPO DE CASA.

O Falcão ficou no Inter, como grande do futebol Brasileiro, de 74 a 80. Foram seis anos como Top de Linha.

Vocês acham que o D'Ale (nosso jogador de maior talento e mais consagrado), por exemplo, tem alguma chance de ficar por aqui até 2014?

cjr-sp disse...

Acho que o DALE pode ficar mais uns anos sim e se consagrar como o segundo da história se o clube levantar mais taças.

A vida no ORIENTE nao seduz os argentinos e bastaria o Inter dar um salario condizente com o tamanho do seu futebol e dá para termos o DALE por mais uns 3 anos.

************************

OFF. E O NEYMAR HEIN ????

Esse nao vai longe...deu um chapeu com o jogo parado ontem num jogador sentado no campo. E depois chamou outros de pobre em campo.

Acho que qq hora dessas alguem vai quebrar o abusado neymar em campo.

Agora justiça seja feita...vcs viram a jogada do primeiro gol do Santos ???? coisa dos tempos do Pelé...

Achei que o Ganso faria falta...mas desconfio que tem menino bom de bola lá para dar e vender. Enquanto os nossos ROGGIA e JOAO PAULO ficam uma eternidade para serem lançados...

Se bobearem o SANTOS leva o caneco esse ano do BR.

cjr-sp disse...

Ah..para fechar...

O JOAO PAULO vai ser uma especie de VERON no INTER. Vai dominar a meia cancha e ditar o ritmo do jogo.

E o ROGGIA é da estirpe do PATO. Espero que ponham as maiores multas para que depois nao venham com aquela desculpinha igual ao do PATO...."nao pudemos fazer nada, fomos comprados, depositaram o valor da multa".

E o dinheiro do Pato que era para ser para o projeto Gigante acabou é no emaranhado das contas coloradas.

***********************

Depois dessa fui.

SDS COLORADAS.

Marco disse...

Falcão foi o maior jogadores brasileiro da década de 1970, pois Pelé praticamente parou após a Copa.

De resto, concordo com Rodrigo, nos tempos atuais, qualquer projeto de craque é logo vendido, então ninguém chegará perto de Falcão.

---

CJR

O Rodrigo Possobom, aquele que o Manchester roubou do Inter, foi contratado pelo Santos por 4 anos.

---

Sobre o Maracanã, já está avisado que será reformado, novamente, após a Copa, para suportar as Olimpíadas. Vergonha!

Ivan disse...

Só demente cegado pela paixão do título inédito pra achar Fernandão maior que Falcão.

Nunca foi.
Nunca será.

GC-Inter Sempre disse...

O Fernandão nunca será um Falcão, isso é fato, mas dos anos 80' para cá acho que Fernandão é sim nosso maio idolo.

Ele ficou no Inter por quase 4 anos (2004-2008) e ditou nossos maiores triunfos depois dos gloriosos anos 70.

CJR,

O joão Paulo, e o Roggia, infelizmente o Inter para fazer contrato com eles teve de repassar 50% de seuas passes para os empresários deles... que naba isso, eles queriam ir para a Itália.

O Pato quando foi embora, disse que tinha um jogador que seria muito bom no futuro "Filipinho" esse já esta com quase 18 anos nos juniores, tomara que seja uma promessa.

Cleber_Tapes/RS disse...

Pra mim

nem Falcão ... nem Fernandão

os dois sujaram os dedos com o Inter

o Falcão que não ta nem ai pro Inter e raramente fala no clube e também boto uma LA fora porque ja tava negociado

e o Fernandão que falo demais e foi pro SP tentar tirar o nosso BI

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Fernandão, é/foi/sempre será maior do que Falcão.

Provo:

Fernandão: 1,90m
Falcão: 1,83m

Fonte: Wikipédia.

Passar bem, senhores.

Marco disse...

Cleber

Falcão ainda hoje é grande torcedor do Inter, só que quando está comentando, tenta não passar isto nos comentários.

Bem diferente de Neto, Casagrande, Caio e outros, que sempre criticamos por não comentar com isenção.

Sempre vejo o Galvão Bueno comentando que "o Falcão está uma pilha de nervos, aqui do meu lado", em jogos importantes do Inter.

Também acho que Fernandão é nosso maior ídolo desde Falcão, o que não é pouco.

Discordo que algum deles tenha sujado o dedo com o Inter.

Unknown disse...

Falcão está p jogador assim como king Carvalho está p dirigente.

alepauperio disse...

Depois do Beira-Rio e da TV, ninguém vestiu a camisa do Inter com mais categoria, futebol e bola do que o ?Falcão. Não dá para comparar com qualquer outro jogador. O Inter será eternamente lembrado pela passagem do Falcão. Fernandão foi um jogador diferenciado recente e um grande líder das últimas façanhas.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Eu escutei, ninguem me falou, Pelé afirmando em 1980 que Falcão foi o MAIOR JOGADOR BRASILEIRO abaixo dele.

E eu ví 90% dos jogos do Falcão em loco... mas em se tratando de Paulo Roberto Falcão, mesmo as narrações radiofõnicas permitiam "VER" Falcão estraçalhando em 99% dos jogos que participava.

E desculpe Marco, mas o gênio era veloz sim Sr, tanto para chegar para carcar gol como pela presença defensiva.

Ele era o MEIA-DIREITA, mas funcionava como 4o-zagueiro, centromédio, volante e ponta-de-lança... EM TODO E CADA JOGO !!!

E alem dessas multiplas FUNÇÕES, OS ATRIBUTOS TÉCNICOS que usava em todas as funções eram todos NOTA 10.
E ELE NUNCA OLHAVA PARA A BOLA !!!

FINALMENTE, O HOMEM ERA TÃO RAÇUDO COMO GUIÑAZU, MAIS ARTICULADO QUE ROGÉRIO CENI, MAS ELEGANTE QUE ZIDANE, MUITO MAIS LIDER QUE FERNADÃO E GOLEADOR !!! MAS SÓ QUANDO NECESSÁRIO...

AOS FUTEBOLISTAS GAÚCHOS (COLORADOS E GREMISTAS) COM MAIS DE 45 ANOS É MUITO TRANQUILO E SERÁ MUITO IMPRESSIONANTE AOS MAIS JOVENS SE PERGUNTAREM QUEM FOI O MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO RS... SEM LEVAR EM CONTA O 'CARIMBO' DE UM TÍTULO APENAS... 99% (REPITO, COLORADOS OU GREMISTAS COM MAIS DE 40-45 ANOS) REPONDERÁ QUE FOI FALCÃO.

Jonatammm disse...

Uns tem Falcao, Fernandao, Figueroa, Valdomiro, Carpegiani, Tinga, Dalessandro, Gamarra, Taffarel, Winck, Rubem Paz, Sobis, Bolivar, Indio, Kleber, Nilmar, Pato, Alex, Dunga, etc. etc.,

Outros tem Renato Carioca, Dinho, Paulo Nunes, Jardel, Arilson, Casemiro, Baltazar, Goiano, Danrlei e, claro, Bilica e Capone.

Se em titulos a diferenca nao é tão grande (a nosso favor, é claro), em futebol, na bola, na qualidade, estamos muito a frente do outrora rival.

Jonatammm disse...

Falcao era um Beckembauer melhorado.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Aliás tenho compilações de melhores jogadores da história do futebol mundial DE TODOS OS TEMPOS que Sempre citam Falcão... numa brasileira ele aparecem como 21o em cem...

Outra inglesa que o aponta sim com o MELHOR jogador da Copa de 82 (Plattini, Rossi, Maradona, Boniek e Rumenigge jogaram essa Copa).

Como disse o Marco, mesmo Zaggalo levando um time de zaga velha em 74 [Leão, Zé Maria, Luis Pereira, Marinho Perez e Marinho Chagas; Dudu (Clodoaldo), P.C.Carpegianni e Rivelino; Valdomiro, Jairzinho e Dirceu] Falcão (centromédio excepcional de 73 a 75) colocaria o Sel. Brasileira no nível da Holanda de Cruyiff e da Alemanha de Beckembauer...

E se ele vai à Copa de 78... porra, o Brasil ganhava certo e Tetra na Argentina. Pura e simplesmente pela bola de Falcão, aí já jogando o FUTEBOL TOTAL. Ele disse em uma entrevista na época do CENTENÁRIO a rspeito da Copa de 78 que (pasmem!!!) tinha ESTUDADO o jogo da Holanda, da Argentina, da Italia e da Alenha antes da Copa e tinha mapeado o time e em especial o Meio-Campo de cada uma dessas Seleções... E Coutinho não levou o cara !!!

E FINALMENTE. O INTER FOI O MAIOR TIME DA DÉCADA DE 70, ANO DA TRANFORMAÇÃO DO FUTEBOL... E FOI UM DOS 5 MAIORES TIMES DO FUTEBOL BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS... E ERA UM DOS 3 A 5 MAIORES DO MUNDO NA ÉPOCA E SÓ NÃO FOI CAMPEÃO DA L.A. E MUNDIAL POIS O CRUZEIRO ERA OUTROS DOS 3-5 MAIORES (MAIS O BAYERN, O AJAX, O RIVER PLATE E UM OU OUTRO INGLÊS)

E TUDO GRAÇAS A FALCÃO (MECÂNICA DE TIME, ESTRATÉGIA E SUA LIDERANÇA MORAL E TÉCNICA QUE FAZIAM A DIFERENÇA REAL)

ENFIM... O MAIOR JOGADOR COLORADO E ENTRE OS 5 MAIS COMPLETOS DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS... INDEPENDENTE DE TER ESCAPADO SEU MUNDIAL...

José K. disse...

Fernandão já entrou pra história, mas Falcão com certeza é o maior de todos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]