terça-feira, setembro 28, 2010

22 De Volta

Nada como retornar ao Beira-Rio com um jogaço, grande público e um baita resultado! Mais que os 3 x 2, bater o Corinthians com gol do Tinga e vitória aos 48 do segundo tempo, com bola desviada na barreira e na trave é pra castigar devidamente o torcedor corinthiano (além de outros menos cotados).

Se não pude ver as vitórias contra o São Paulo e o Vasco, pude dar uma espiada na Inter de Milão na Itália, além de conversar com alguns torcedores italianos. E, para minha surpresa, encontrei com certa facilidade quem conhecesse o nosso Inter e soubesse da disputa da Copa do Mundo de Clubes.

Para começo de conversa, assisti a vários chamadas de TV da MediaSet Premium, uma espécie de PFC italiana, fazendo propaganda do pacote de TV por assinatura para assistir ao Campeonato Italiano, à Champions League e à FIFA Club World Cup. As imagens da peça publicitária, quando se referia ao mundial, eram apenas da Inter de Milão.

Mas conversando com italianos, encontrei num trem, de Roma para Milão, pai e filho torcedores do Milan. O pai devia ter na faixa de 40 anos e o filho aparentava uns 15. Ambos conhecem o Inter e sabiam que somos os atuais campeões da América do Sul. O guri achava que quem disputaria a “Intercontinentale” (assim eles continuam se referindo ao Mundial), era o Atlético de Madrid, que bateu a Inter na Supercopa da Europa, a Recopa deles. O pai dele sabia que o título era entre o campeão da Champions e os demais campeões continentais.

Os dois são fãs incondicionais do Pato, que segundo acreditam, será o maior atacante de todos os tempos, pois ainda é muito jovem e tem muito o que amadurecer. Inegavelmente, seu potencial é imenso e conhecido por todos nós. Admiram demais os jogadores brasileiros, pois o Milan, historicamente, os tem muitos em seus quadros.

Mas um verdadeiro torcedor interista eu conheci em Veneza. Um gondoleiro, para ser mais exato. Andrea é um fanático que estava ansioso pela estréia do seu time na Champions deste ano. Empataram em 2 x 2 com o Twente, fora de casa. Andrea conhece o nosso Inter e me disse que temos um grande craque: D’Alessandro. Disse não saber porque não obteve sucesso na Europa, talvez por problemas de adaptação.

Segundo Andrea, a Inter de Milão é imbatível quando seus jogadores estão todos focados. Ele é fã dos brasileiros Júlio César, Lúcio (que ele não sabia que tinha começado carreira no colorado) e Maicon. Mas o melhor jogador de todos ele considera ser Diego Milito, homem-gol nas finais da Copa da Itália e da Champions League. Claro que pra eles, a Champions vale mais, mas ele dá valor ao mundial e reclamou que não havia informações sobre como conseguir ingressos para os jogos em Abu Dhabi.

Essa figuraça tirava onda de um amigo torcedor da Juventus. Mostrava pra ele a minha camisa do Inter e dizia que os dois estariam no Mundial, que a Juventus nem sonha em chegar. Me disse que os torcedores da Juventus são “tutti ladri”. Então eu lhe disse que a Juventus brasileira se chama Corinthians.

Mas afora os contatos com torcedores que encontrei pelas ruas, pude notar a imprensa italiana preocupada com a queda defensiva do time de Rafa Benítez em relação à equipe de Mourinho. A Inter vem sofrendo gols em praticamente todos os jogos e quem tem salvo o time, na frente, tem sido Eto’o. Esse sim, tá jogando muito! De qualquer modo, reforcei a impressão que eu já tinha: a Inter é poderosíssima, mas não imbatível.

Enfim, de volta, posso afirmar que viajar é um dos melhores investimentos que conheço, mas não há nada com voltar pra casa. Ainda mais com casa cheia e com gol no último minuto!

22 Comentários:

Anônimo disse...

O piazito italiano achava que o Atletico de Madrid disputaria a "Intercontinentale"! De certo modo, ele não está errado em se referir ao mundial deste jeito, pois sabemos que, tirando os campeões da Conmebol e da UEFA, os representantes de outras confederações estão ali por mera "necessidade política" da fofa da Fifa!

Coitados do pai e filho rossoneros! Realmente ainda acham que o Pato será o maior jogador de todos os tempos, tsc tsc...

Roberto disse...

Internazionale é uma grande equipe, mas concordo: Longe de ser imbatível. Se focados são impossíveis de se vencer, considero o mesmo do MEU inter. Em 2006 provamos que focados, somos imbatíveis. Aquele jogo contra o Barcelona poderia ter durado HORAS que a bola não entraria no gol de Clemer.

Se estivermos focados da mesma maneira, que se preparem. Indio e Bolivar em cima de Etto e Milito, Guina em cima de Sneijder... e o cone tentando se desmarcar do Lucio. Fortes emoções.

Eu estarei lá. Ao vivo e a cores. De perto. Se não infartar, com certeza contarei sobre uma vitória épica aos netos.

cjr-sp disse...

o Cone TENTANDO se desmarcar do Lucio...eu acho foda viu...e o bolivar e o indio com o Eto e o Milito eu acho bem foda...com o perdao da palavra...kkkk.

A esperança tá em GUINA e DALE amarrando o meio e comandando a posse de bola e o ultimo dar uma metida para o talisma giulano marcar na corrida nas costas do Samuel ou Lucio.

1x0 gol do talisma GIULANO que seria vendido logo após o mundial pela módica quantia de 39 milhoes de euros.....hehehehe.

Esse é o cenario ideal.

Com o DALE recebendo o trofeu de melhor do mundial e o milito chorando pelos cantos...hehehe..

Carlos - Porto Alegre disse...

Che bella storia, Daniel!

É muito bom quando viajamos e vemos o reconhecimento do Inter lá fora, ainda que seja algo modesto.

Quanto à Inter, nenhum time é imbatível, e o raio pode sim cair 2 vezes no mesmo lugar!!

cjr-sp disse...

O meu maior sonho agora seria ver o Inter tocar uns 4 a 0 na Inter-It, com amplo dominio de posse de bola.

Seria a gloria total. Seria o EMUDECIMENTO de todas as torcidas rivais no país. Seria uma catarse coletiva. Seria um motivo nosso de gozaçao contra os outros para o resto da vida.

Ver a cara do PVC da ESPN, mais o NETO, mais alguns do LANCE nao teria preço.

Alguem acha possível tocarmos 4 a 0nos caras ???

Luciano Klein disse...

Sei lá, Cjr.

Torço pra que isso aconteça, mas no Playstation, já fiz!

kkkkkkkkkkkkk

cjr-sp disse...

Bom...já é bom prenuncio....kkkk.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

tinha q ter avisado eles que o D'ale vai ferrar com a vidinha deles na final!

Interista...D'ale ti ucciderà!!!

Marco disse...

CJR

Se tocarmos meio a zero, com gol de mão e impedido, do Alecone, aos 48' do 2°... tá valendo!

Na boa, será bem mais difícil que contra o Barça, mas nosso time parece estar melhor que o do Mundial de 2006.

Marco disse...

A grande cena da partida será o D'Alessandro cercado pelo Lúcio, faz a La Boba e sai com a bola.

E o Lúcio lá, atrás, com as canetonas fincadas no chão, tentando entender o que aconteceu...

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Agora me surgiu uma dúvida...não sei se atualmente torço pra eles perderem seguido(chega na final com a moral baixa) ou torço pra eles ganharem todas(e chegar na final de salto alto pra jogar contra o inter,vide barça).

Sinceramente, não sei mesmo.

João Gabriel disse...

Na boa: vai ser uma guerra. Vai ser uma peleia como nunca antes disputamos.

Lembra da Guerra que foi em Dubai a dois anos? Era um torneio amistoso (e uma boa grana) e foi peleado do início ao fim.

Imagina agora para a disputa do Mundial de Clubes by FIFA!!!

Eles lembram de 2008, pode ter certeza. O Milan já ganhou o Mundial.

Eles vem com tudo.

Meio a zero, gol do zagueiro Rodrigo aos 40 do segundo (a gazelada morre).

claudio disse...

Concordo com voces.

Meio a zero ta bom.

Agora uma la boba em cima do Lucio seria interessante de ver.

Mas antes provavelmente teremos que passar pelo Pachuca. nao é tao molezinha assim.

Marco disse...

Vocês sabiam que a anta do Everton saiu do Inter?

Parece que foi para o Bahia...

Schroder-EUA disse...

Bela historia Daniel valeu! Quando a gente volta de viagens sempre volta um pouco diferente não?

Daniel Chiodelli disse...

Com certeza, Louis! Com certeza!

jdawginc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jdawginc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jdawginc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jdawginc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jdawginc disse...

Daniel, nada contra seu post ou voce, mas:

Eu realmente nao entendo essa necessidade de brasileiro de ser reconhecido e lembrado no exterior.

Isso e' complexo de inferioridade?

Parece que isso e' a combustivel que alimenta nossas auto-estimas.

Morei por muitos anos e fiz faculdade no exterior e conheco gente de muitos paises e culturas diferentes mas nunca vi algum outro povo com tanta "alegria e satisfacao" em ser mencionado e reconhecido pelos outros.

Eu somente nao sei ate quanto isso acrescenta em alguma

geoband disse...

Nada como um trabalho de campo. Excelente texto Chiodelli.

Geoabraço

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]