segunda-feira, julho 05, 2010

8 Lições


É estranha a relação que temos com a derrota. Repetimos frases de efeito pra consciência, de frente pra parede do quarto ou do espelho, caminhando reflexivos ou escutando som do carro, solitários ou expansivos, aparentemente lúcidos. Todo mundo analisa que existe, a princípio, 50% de chance de vencer e a outra metade, de perder. Mesmo assim, é absolutamente certo que diante do fracasso a gente sempre repensa “se eu tivesse feito ou não feito isso ou aquilo”. E, mais certo ainda, é que no êxito simplesmente não conseguimos atingir a mesma autocrítica.

Ou seja, somos tão doentes pelo triunfo, quanto dependentes da sua falta. Pois é na ausência da conquista que aprendemos o caminho dela.

A lição da Copa de 2006 para a seleção brasileira foi uma única: comprometimento. Aquele grupo “distraído” nos deixou carentes de responsabilidade com a amarelinha. Talvez o efeito não tenha atingido a nação colorada como o restante do país, diga-se de passagem, pelo inversamente proporcional que vivenciamos com a camisa vermelha. Mas a verdade é que o principal objetivo imposto, logo após a eliminação contra a França, há quatro anos atrás foi o de constituir um grupo que realmente se empenhasse para defender as cores da bandeira nacional.

E, de fato, não há dúvidas da entrega dos jogadores de Dunga ao sonho da nação. Contudo, envolvimento representa uma parte do time campeão. Talvez a maior, não sei, difícil medir. Vontade pode não superar técnica, mas também não pode faltar. Por sua vez, técnica desequilibra - quanto mais, melhor, vontade em excesso pode atrapalhar.

Acho que a seleção de Dunga aprendeu a lição de 2006, mostrando aplicação, união, respeito aos que representa. Mas o grupo terá que se esforçar ainda um pouco mais na compreensão da lição de 2010: garra não pode sobrepor ao controle.

De qualquer maneira, Kaká, Elano e Cia estão de parabéns. Há de se lembrar que em 94 e 98 eliminamos a Holanda, uma hora eles ganhariam da gente.

Por isso eu digo, depois de toda minha reflexão filosófica e psicológica, que Inter vai eliminar São Paulo mais uma vez e então, na próxima, eles serão eliminados por alguém antes, por favor.

:)

bjs e boa semana a todos.


8 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Pois é Diana.

Em 2006 faltou amor a patria.
Em 2010 faltou tecnica.

Em 2002 ainda tinhamos uma combinação das duas. Havia alguns morididos por causa de 1998 e voltando de lesão com algo a provar. Em 2006 vinhamos de um titulo, jogadores ricos, fartos e até gordos.

Acho que a Seleção de 2010 perdeu no detalhe...a de 2006 perdeu por falta de vergonha mesmo.

Mas o que eu quero saber mesmo Diana...se der Espahna x Uruguay na final...vai torcer pelo nosso simpatico Vizinho ou pela Espanha um País que tu recentemente até morou? :/

Alexandre R. disse...

Grande texto Diana.

Obs. Uruguai sempre.

col disse...

Acho que nos, "entendedores" do ludopedio, ficamos mais chateados com a maneira estupida dessa derrota do que com a derrota em si.

Acho tambem que o sexto titulo em 2010 traria uma arrogancia demasiada ao futebol tupiniquim. Agora eh hora de investir nos jovens e no melhor tecnico que o mercado tenha a oferecer.

col disse...

O ideal mesmo seria reformular primeiramente a CBF/Nike, mas isso eh algo bem improvavel.

Schroder-EUA disse...

COL

10 de Agosto...Brasil x USA no novo Giants Stadium....tu vai ir...to come;cando a ver ingressos. Meu pai taqui e vai ir junto.

col disse...

Louis, nao vou estar por perto nesse final de semana do jogo. Uma pena, queria berrar umas m* pro Felipe Melo. auhaau

Mas a gente tem que combinar algo sim.

Anônimo disse...

A "Seleção Brasileira" pertence à CBF, que é uma entidade de direito privado. Sem mais!

olanda vai ganhar este mundial!

Adriano disse...

pra mim todos tiveram sua parcela de culpa nessa eliminação.

dunga poderia ter levado pelo menos o ganso no lugar do julio baptista que a pressão em cima dele seria bem menor.

julio cesar o melhor goleiro em atividade falhou feio num jogo onde errar é fatal.

deveriam ter tentado matar o jogo ao invés de ficar cadenciando jogo no primeiro tempo.

mtos cartões bobos levaram tb, ramirez poderia ser mto util nesse jogo e teve que ficar de fora pq levou um cartão ridiculo, coisa de burro destemperado mesmo.

no mais éra dificil mesmo ter ezito com tanta gente gorando e criticando.

com o tpo a gente vai criando uma experiencia pra ver certas coisas.

a midia esportiva brasileira é PODRE e sem vergonha, os caras não tem criatividade nenhuma! só sabem malhar os profissionais e o povo vai atras.

se aproveitam do esporte mais IMPREVISIVEL do mundo pra fazer analises estapafurdias depois que tudo ja acontesseu e dizem:EU FALEI QUE ISSO IA ACONTESSER E BLA...

qta cara de pau!!!

com o tpo a gente vai perdendo o encanto com o esporte futebol,nota-se claramente que as coisas não são decididas somente dentro das quatro linhas, tem mta interferencia de fora e as mudanças nescessarias nunca são implantadas pela fifa.

a seleção nunca foi dos brasileiros, ela é dos patrocinadores, nunca serão os melhores do momento e sim os escolhidos do momento no elenco, preferem levar um kaka machucado do que levar um que esteja bem no seu clube e em boa forma. preferem levar os "peixes de confiança".

panela,panela,panela...qdo ganha beleza!

mas qdo perde a culpa é do dunga!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]